Foi em 2009 que duas verdadeiras “lendas” começaram a ganhar forma. Por um lado, a do grande campeão Nino Schurter; por outro, a “lenda” Scott Scale. E isto porque foi nesse mesmo ano que o corredor helvático venceu a sua primeira Taça do Mundo. Exato: estava aos comandos da mais icónica hardtail de sempre da Scott.

PUB
TrekFest 2024

E chegaram depois muitos outros êxitos para Schurter e para a Scott Scale, até que a “moda” das bicicletas de suspensão total chegou ao BTT e relegou esta rígida para segundo plano na competição ao mais alto nível, por assim dizer. Ainda assim, nas lojas a Scale continou o bom desempenho.

A Scott, olhando para a evolução recente das hardtail, sentiu que tinha de renovar totalmente a sua Scale RC para 2023. Criou um novo quadro em carbono com geometria que se “inspira” nas tendência mais recentes dos modelos de XC. Adicionou-lhe, também, vários avanços nesse sentido. “Pormenores” que fazem a diferença e que mostram o que de melhor conseguem fazer os engenheiros deste fabricante norte-americano.

Scott Scale RC SL 2023

O que procuraram os responsáveis da Scott? “Um design simples e direto, algo que dá à Scott Scale RC um look distintivo e com um aspeto agressivo ao mesmo tempo. Uma bicicleta que mostra com orgulho as suas características”, explica a marca.

Os engenheiros anotaram o feedback dos atletas mais influentes da equipa Scott-Sram Racing (Nino Schurter, Kate Courtney e outros) para apurar a geometria da nova Scale RC e dotá-la de mais versatilidade, a pensar nas provas de XCO que exigem mais reatividade!

PUB
Giant TCR 2024

“A geometria da nova Scale RC é inspirada na geometria da nossa campeã de suspensão total na Taça do Mundo, a Spark RC, mas otimizada para dar origem a uma XC hardtail puro sangue!”, diz a Scott.

Há, contudo, grandes diferenças quanto à Scale RC anterior: a direção agora chega aos 67,9º (face aos 69,5º da geração anterior) e o reach um pouco maior promete mais controlo nas descidas.

PUB
Prototype

O quadro combina várias fibras de carbono em diferentes secções da bicicleta, que no total é composta por apenas três peças que são depois unidas. Com menos uniões deste género, refere a Scott que o peso diminui e a rigidez aumenta.

Este novo design está de momento associado a este modelo RC, sendo que existe um modelo Contessa concebido em exclusivo para senhoras, como é habitual nas gamas da marca. Neste caso, o design exclusivo deste modelo apresenta um tubo superior um pouco mais baixo.

Scott Contessa Scale 910 2023

Por sua vez, a versão topo de gama, a RC SL, está equipada com todo um arsenal de compone “top” que conferem a esta versão um peso bastante reduzido e um comportamento que se espera irrepreensível.

Falamos de transmissão Sram XX1 AXS (com ootenciómetro Quarq integrado) e de uma suspensão Fox 32 SC Factory, além das rodas Syncros Silverton SL-2 em carbono, por exemplo, feita a partir de um molde de peça única…

Também se destaca o kit de travões Trickstuff Piccola com manetes em carbono e o cockpit integrado, entre outros elementos de topo. É por isso que o preço desta versão mas bem equipada, como podemos ver pelo site da Stand Jasma, o distribuidor em Portugal da Scott, chega aos 14. 599 euros.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A gama de 2023 está assim composta:

Distribuição em Portugal:

Mais info:

Também vais querer ler…

Teste GoRide.pt: Scott Spark RC Team Issue AXS 2022 [com vídeo]

Hands-on GoRide: Scott Lumen eRIDE 2023

Nova Scott Lumen eRIDE 2023: e-BTT com apenas 15,5 kg e com base na… Spark! [com vídeos]

Exclusivo GoRide | Scott Genius 2023: a nova ‘rainha’ do trail? [com vídeos]

Também vais gostar destes!