“A BTT mais rápida do mundo torna-se… elétrica”. A Scott começa com esta afirmação o vídeo que podes ver acima e que resume tudo o que é esta nova Scott Lumen eRIDE 2023. E olhar para esta elétrica de montanha quase desfaz qualquer dúvida que nos apareça….

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Basicamente, a marca conseguiu “esconder” o pequeno e silencioso motor TQ HPR50 (e a bateria também!) dentro dos tubos do quadro em carbono que serve de base à Scott Spark que conhecemos, modelo 2022 para cá. Tivemos oportunidade de estar na apresentação oficial desta bicicleta, em Itália, e podemos assegurar que à “vista desarmada” quase não se nota diferença entre os dois modelos!

Esta nova Scott Lumen, de acordo com informações oficiais do fabricante, pesa apenas 15,5 kg (isto na configuração topo de gama, mais leve, naturalmente). O objetivo é obter um comportamento que está entre o XC e trail, explica a Scott, aproximando as sensações aquelas que temos com uma BTT normal. Mas sendo esta elétrica, claro.

The Tech behind the ALL-NEW Lumen eRIDE!

Em destaque está o motor TQ HPR50, que equipa esta e várias outras e-BTTs do momento, e que apresenta uma bela relação entre peso e potência: 50 Nm e 1,8 kg. As dimensões são reduzidas graças à tecnologia Harmonic Pin Ring (uma espécie de sistema de engrenagens), que dispensa o uso de correias internas. Menos partes móveis, menos ruído, entre outras características.

PUB
Vai à Transpyr com a Kenda!

Em conjunto, a bateria é interna e tem 360 Wh de capacidade, que pode ser complementada com um Range Extender externo de 160 Wh, que é colocado num dos pontos de fixação de grade de bidão. A bateria principal pode chegar aos 80% de capacidade com apenas duas horas de carga, refere a Scott.

O sistema de assistência à pedalada pode ser controlado através de um comando no guiador, funcionando em equipa com o display integrado no top tube. E a respetiva app móvel para o smartphone permite personalizar a resposta do motor TQ HPR50.

Podemos definir o sistema para uma maior poupança de energia, para potência máxima, para uma resposta mais rápida e efetiva do motor, ou para uma resposta mais progressiva de natural…

Falando do quadro, este é perfeitamente reconhecível: A Scott Lumen herda-o da Spartk, com o famoso sistema de amortecimento traseiro que esconde o amortecedor no interior do quadro. Recorde-se o que a marca refere acerca deste quadro: foi o primeiro a ser desenvolvido em função do amortecedor traseiro, focado em proporcionar mais rígidez, menos movimentos laterais, mais transmissão de potência vinda dos pedais…

PUB
Specialized Turbo Levo

A geometria apresenta uma clara vocação para o trail, como a grande parte das e-BTTs que conhecemos: ângulo de direção a 65,5º, tubo do selim a 77º e reach de 446 mm, por exemplo. Na zona ao fundo do tubo do selim são usados rolamentos muito maiores nos pivots, reforçando este sector.

Ao mesmo tempo, a Scott fala ainda de um centro de gravidade mais baixo, o que pode trazer mais controlo e uma condução mais estável da bicicleta. Da mesma forma o amortecedor fica protegido de detritos e dos elementos metereológicos…

Entre muitos componentes e periféricos que encontramos nas quatro versões de 2023 desta nova Scott Lumen, há um que salta à vista: é o Cockpit Fraser IC DC da Syncros, totalmente integrado, com cabos a passarem por dentro dos tubos, disponível apenas em versões de topo como a Lumen 900 SL ou a 900.

Ainda assim, todas as versões contam com guiadores e avanços preparados para albergarem sistema de montagem para ciclocomputadores, luzes e câmaras, isto tanto na parte de cima como na parte de baixo dos cockpits. Em linha com o que conhecemos das Spark de 2022 para cá.

PUB
Vai à Transpyr com a Kenda!

Pode visitar o site da Scott ou da Stand Jasma, distribuidor oficial da marca em Portugal, para ficares a conhecer as quatro versões da Lumen eRIDE 2023. São estas as versões, aqui ficam algumas imagens e os links:

Scott Lumen eRIDE 900 SL

Scott Lumen eRIDE 900

Scott Lumen eRIDE 910

Scott Contessa Lumen eRIDE 900

Algumas imagens do evento e apresentação da Scott Lumen 2023 eRIDE:

Mais info:

Também vais querer ler…

Exclusivo GoRide | Scott Genius 2023: a nova ‘rainha’ do trail? [com vídeos]

Imagens: Scott / Michal Cerveny

PUB
Specialized Turbo Levo
Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!