Já se sabia desde a última Vuelta que Juan Ayuso iria deixar a UAE Emirates-XRG no final da época. A dúvida que restava era apenas de forma: para onde iria? Agora está confirmado o que os rumores já antecipavam — o espanhol de 23 anos vai vestir a camisola do Lidl-Trek.

PUB
Beeq E-Bikes

A equipa norte-americana quebrou o “suspense” esta quinta-feira de manhã, anunciando um contrato de cinco anos, válido até 2030. Ayuso, que se tornou profissional com a UAE em 2021, rapidamente deu provas do seu talento, ao alcançar o pódio logo no seu primeiro Grand Tour, a Vuelta a España de 2022. Desde então, consolidou-se como um dos melhores ciclistas de etapas, somando conquistas como a Tirreno-Adriático e o Tour do País Basco.

PUB
Garmin

Apesar disso, o jovem catalão acabou por sentir-se limitado dentro da superpoderosa equipa dos Emirados, onde a liderança estava já assegurada por nomes como Tadej Pogacar, João Almeida e, mais recentemente, Isaac Del Toro. As tensões internas foram crescendo ao longo do último ano e o “divórcio” tornou-se inevitável: Ayuso rescindiu o contrato que se estendia até 2028 e parte agora para um novo desafio.

O destino parece encaixar-lhe como uma luva. O Lidl-Trek tem vindo a afirmar-se entre as grandes equipas do pelotão mundial, mas faltava-lhe uma figura de topo capaz de disputar vitórias nos maiores palcos, sobretudo nos Grand Tours. Ao garantir Ayuso, a equipa americana reforça a ambição de desafiar os colossos Visma e UAE, dando um passo firme na sua caminhada para se tornar a melhor formação do WorldTour.

Juan Ayuso falou sobre a nova equipa: “Estou muito entusiasmado. Juntar-me ao Lidl-Trek marca o início de um novo capítulo importante na minha carreira e estou motivado para continuar a crescer como ciclista. A mudança traz sempre uma nova energia e ambição, por isso mal posso esperar para começar. De fora, é possível ver que a equipa construiu uma identidade forte, com muita união e ambição. O projeto a longo prazo que estão a implementar é único e especial. É um lugar onde posso dar o próximo passo no meu desenvolvimento, rodeado por ciclistas e equipa que partilham os mesmos objetivos. Quero continuar a progredir nas maiores corridas; a equipa tem a ambição de se tornar a melhor equipa do mundo, por isso estou realmente ansioso por contribuir para esse sucesso.”

Luca Guercilena, Diretor-Geral do Lidl-Trek, deu as boas vindas ao talento espanhol: “O Juan é um dos jovens talentos mais promissores do ciclismo. Está já entre os melhores escaladores e contrarrelógios do mundo, o que torna este grupo muito promissor. Com apenas 23 anos, ainda tem muito para melhorar, e estamos empenhados em dar-lhe todo o apoio necessário para que possa atingir todo o seu potencial. A chegada do Juan é um passo importante na nossa visão a longo prazo, e estamos ansiosos para ver o que podemos alcançar juntos nos próximos anos.”

Crédito da imagem: UAE Emirates/X

PUB
Mondraker Arid Alloy

Também vais gostar destes!