João Almeida diz estar “muito orgulhoso” por ter terminado em quarto lugar a 111.ª edição da Volta a França. “O foco foi sempre ganharmos o Tour com o Tadej e conseguimo-lo. Assim que tivemos a classificação um pouco mais confirmada e sem haver riscos, a equipa começou a proteger-me um pouco mais. Fizemos todos um trabalho excelente e estou muito orgulhoso”, declarou o português, esta segunda-feira, à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

PUB
Cube Litening Air

O ciclista da UAE Emirates, que se estreou na Grande Boucle, tornou-se no segundo melhor ciclista português de sempre na prova, depois de Joaquim Agostinho, que foi terceiro em 1978 e 1979.

João Almeida, de 25 anos, vai ainda participar este ano na Volta a Espanha, que parte de Portugal, e salienta que o objetivo é um lugar no pódio, apesar de não esperar facilidades.

“Gostava de terminar no pódio. Claro que é difícil, mas vou dar o meu melhor e estou confiante”, frisou João Almeida, citado pela Lusa, destacando que o facto de a prova começar em território luso foi decisivo para estar presente na Vuelta.

PUB
Equipamentos GSG

Com o quarto lugar final na classificação geral da Volta à França, João Almeida alcançou a proeza de garantir a presença no ‘top 5’ das três grandes voltas, após ter terminado a Volta à Espanha de 2022 na quinta posição e a edição de 2023 da Volta à Itália no terceiro posto.

Face à experiência angariada, o atleta natural de A-dos-Francos, Caldas da Rainha, sonha um dia vencer uma grande volta.

PUB
Beeq E-Bikes

“Qualquer uma das grandes três, se eu as pudesse ganhar escolheria qualquer uma, não há nenhuma que fosse um mau resultado. Claramente que a Volta a França é a principal, acho que em termos mediáticos está bastante acima de todas as corridas, mas tenho um sentimento especial com o Giro, gosto muito de o fazer e ganhá-lo seria um sonho tornado realidade”, reconheceu.

Por fim, João Almeida pronunciou-se sobre os Jogos Olímpicos Paris2024, garantindo não sentir qualquer frustração pelo facto de não disputar a prova.

“Não, de todo. Acho que até é melhor para mim, não tenho muito tempo. Acabei de correr o Tour e acho que correr para a geral é um bocadinho diferente, todos os dias no limite físico e mental. Então, vou ficar em casa a preparar melhor a Volta a Espanha, acho que é muito melhor”, assumiu.


Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1814387329735233580/photo/2

PUB
KTM Macina Kapoho Master

Também vais gostar destes!