Emanuel Pombo foi 10º classificado no Mundial de XCO para bicicletas de assistência elétrica. O madeirense alcançou assim com um top 10 a estreia da seleção nacional no Campeonato do Mundo de BTT, que se está a realizar em Leogang, Áustria. Foi um bom início de muita ação para a Equipa Portugal que até dia 12 estará dividida entre o BTT e a pista.

- - - Pub - - -

Cube Stereo Hybrid HPC 160

Pombo ficou a 6:32 minutos do vencedor, o britânico Thomas Pidcock, atleta que se prepara para começar a apostar mais na estrada, tendo já um contrato assinado com a Ineos Grenadiers para 2021. Houve mais portugueses em prova, com José Borges as ser 12º, a 7:00 do primeiro. Tiago Ladeira fechou a representação nacional, a 8:12s, no 16º lugar. Os três representam a equipa Miranda Factory Team.

Esta quinta-feira, ainda na disciplina de XCO, a Equipa Portugal estará presente nas provas de juniores. Às 12h30 compete Ana Santos (Patocycles/Eyres by Shamir). Depois entram em ação Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis) e João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Às 9h30 de sexta-feira, Gonçalo Bandeira e Nuno Reis, ambos da Miranda Factory Team, participam na qualificação de Downhill (DHI) para juniores. Apenas os 60 mais rápidos na manga de apuramento poderão participar na final, marcada para as 8h25 de domingo. No sábado Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) – que desde que as corridas retomaram não para de ganhar – é a esperança da Equipa Portugal na prova de XCO para sub-23 femininas.

“Exceto nas bicicletas elétricas, temos uma seleção muito jovem, quase toda composta por juniores. Vamos participar de olhos postos no futuro, proporcionando a estes jovens a oportunidade de competirem ao mais alto nível e de se desenvolverem, tendo em visto o percurso futuro como sub-23 e elite. A Raquel Queirós está também em fase de consolidação de capacidades e de experiência, num percurso que, acreditamos, terá um primeiro ponto alto nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.