Ainda há muito pouco tempo era perfeitamente normal (e até estava na moda!) levar sempre mochila no BTT. Em qualquer voltas ou treino, fosse ela de hidratação ou não, a mochila era um acessório imprescíndivel. E tanto no XC como no enduro, por exemplo.

PUB
Mondraker Raze

Hoje, se repararmos bem, é cada vez menos comum vermos pessoal com a mochila às costas nos grupos de praticantes de BTT que encontramos nos trilhos, certo? Mesmo que faça calor e seja preciso mais água, mesmo que transportemos mais ferramentas ou comida, andar de mochila é raro.

Então, em que ficamos? Neste discussão, de que lado estás: levar ou não mochila? Vamos dar-te a nossa opinião sobre as vantagens de levá-la, tal como apresentamos os inconvenientes que identificamos. Mesmo que não nos seja possível fazer com que mudes de opinião, aqui ficam as nossas reflexões…

Vantagens da mochila no BTT

Capacidade de carga

Óbvio: com uma mochila às costas podes levar contigo uma grandes variedade e quantidade de itens que podem ser necessários para hidratação ou alimentação, para arranjar a bicicleta ou para te agasalhares melhor (ou para te livrares do casaco quando fica mais quente).

A favor: “com uma mochila não tens de depender do “faz-tudo” do grupo: tens tudo o que precisas contigo…”

Primeiros socorros

PUB
Orbea Rier Connect

A grande capacidade de armazenamento uma mochila dá-te para tudo isso e muito mais. Podes ainda levar um kit de primeiros socorros, algo que muitos ciclistas não têm em conta. Uma queda com ferimentos pode acontecer a qualquer momento e nunca se sabe se não será bom ter connosco pensos, pequenas ligaduras e algo para desinfetar feridas, por exemplo.

Hidratação

A maior parte das mochilas de BTT contam com um espaço especialmente destinado a levar um saco de água, com a respetiva mangueira que fica ao alcance da nossa boca, para bebermos água facilmente enquanto andamos.

Isto dispensa o uso de bidons, praticamente, e faz com que não seja necessário levar a mão ao quadro para alcançá-los quando em movimento. Mas, aqui, a maior vantagem é mesmo podermos transportar uma maior quantidade de líquidos: a da bolsa da mochila a juntar à dos bidons.

Mais autonomia

Levando mochila ficamos mais autónomos a todos os níveis, o que faz com que possamos percorrer rotas ou percurso maiores sem paragens ou sem termos de encontrar pontos de apoio.

Até quando uma volta se torna mairo do que esperávamos, por esta ou por aquela razão, ter uma mochila com mais coisas pode fazer a diferença até encontrarmos uma fonte de água ou uma loja que nos permite comprar algo, por exemplo.

Proteção

No enduro, por exemplo, ou noutras vertentes do BTT mais “radicais”, existe o perigo de cairmos de costas. Nesse caso, há mochilas que permitem levar no interior uma placa de proteção própria para o efeito.

É o caso da Camelbak Pro Series M.U.L.E. Pro 14, que é compatível com o CamelBak Back Protector, um painel de proteção flexível para colocar dentro da mochila e prevenir eventuais impactos em caso de queda.

Bateria às costas

No caso das e-bikes, levar connosco a bateria suplente para a bicicleta só é possível se levarmos mochila. Também aqui existem modelos específicos que têm um compartimento interior precisamente para transportar a bateria.

Desvantagens da mochila no BTT

Liberdade de movimentos

Sem mochila tens uma liberdade de movimentos maior e que não te prejudica na hora de manobrares e encontrares a postura mais adequada para te concentrares na condução da bike.

Alguma vez visto o Schurter ou o Van der Poel com uma mochila às costas?!

Mais transpiração?

Este é um dos pontos que mais nos incomoda… Geralmente, mesmo que seja Inverno e esteja frio, usar mochila significa que vamos suor mais na zona das costas e acumular por lá mais humidade. Temos depois de ter cuidado nas paragens, quando tiramos a mochila, para não apanharmos um corrente de ar nas costas…

Coisas a mais e que não são precisas…

Como temos bastante espaço extra na mochila, há a tendência para ocupá-lo todo, inclusivamente com coisas que não precisas durante a volta… Ao contrário de quando temos apenas os bolsos do jersey ou do casaco para armazenar itens.

Ou seja, acabamos por levar na mochila coisas que não são precisas e isso só vai a acumular peso. Além disso, se andas sempre de mochila e levas tudo, os teus colegas habituais vão pensar: “aquele gajo leva sempre tudo e mais alguma coisa, por isso não preciso de levar”. Verdade ou mentira?

Também vais querer ler…

Em discussão: usar ou não tubeless? Vantagens e desvantagens


Artigo redigido por José Escotto e editado por Jorge Lopes.

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário próprio.

PUB
BH Ultimate EVO 2022

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Acessórios