Foi no Sea Otter Europe 2023 do passado fim de semana que tivemos o prazer de ver de perto esta “máquina” de competição. É a Orbea Rallon que a equipa Orbea Fox Enduro utiliza em prova, ou seja, anda nas mãos de atletas como Martin Maes ou Vid Persak.

PUB
Giant TCR 2024

A outra bicicleta que usam é a Wild, uma e-bike que é comandada por ciclistas como Flo Espiñeira e Edgar Carballo, que têm obtido grande sucesso a nível mundial.

Vamos contar-te um segredo: no stand da Bosch do evento tivemos a oportunidade de cumprimentar Edgar Carballo, embaixador desta marca alemã, uma pessoa muito simpática e acessível, o que é sempre apreciado vindo de alguém tão importante no mundo do desporto (e nos media). A bicicleta de Edgar estava inclusive em exposição no stand da Bosch.

Voltando ao tema, eis que esta Orbea Rallon tem algumas temporadas nas “costas”, o que permitiu que fosse desenvolvida quase na sua totalidade em competição, diz a marca. A bicicleta destaca-se pelo reforço assimétrico do quadro, algo que mais tarde foi herdado pela Occam, na tentativa de reforçar a rigidez.

Reforço assimétrico do quadro.

Percebeu-se que há fatores que influenciam mais o desempenho em competição de enduro do que apenas a suspensão, embora na Rallon também se destaquem estes componentes: 170 mm na frente e 160 mm na traseira.

PUB
Riese & Müller Multitinker

A Rallon da equipa é baseada na versão  M-Ltd que podes encontrar nas lojas com rodas de 29″ (existem também bicicletas Rallon com configuração mullet), conjunto de suspensões Fox e transmissão Shimano XTR, entre muitos outros componentes.

Posição de condução com o guiador e avanço de fábrica OC, mas com punhos Race Face Love Handle.

Então, o que as diferencia? Entre outros pontos, um detalhe notório é o pedaleiro, que, embora tanto na versão de série como na de competição seja o modelo Era da Race Face (em carbono), o da equipa tem um medidor de potência Sigeyi Axo Mtb. Está lá também uma guia de corrente MRP SXg.

As suspensões são afinadas pela equipa (não é por acaso que a Fox é o seu principal patrocinador), mas são componentes de série: a suspensão dianteira é uma Fox 38 Factory Grip2 e o amortecedor traseiro é um X2 Factory.

PUB
Cube Stereo ONE

É verdade que este último não é exatamente o que é instalado na Rallon M-Ltd (uma vez que é usado o Fox DHX2 Factory de mola), mas, por exemplo, podes vê-lo na Occam M-Team…

Amortecedor Fox X2 Factory: na Rallon M-Ltd de série está instalado um DHX2 de mola…

Continuando com a Fox, o espigão de selim telescópico é o do modelo de série: um Transfer Factory que na bicicleta da equipa tem um máximo de 200 mm.

Espigão de selim telescópico Fox Transfer Factory de curso longo (200 mm).

As rodas são as novas Oquo MC32 Team em alumínio (embora pareçam de carbono), tendo a particularidade de serem mais largas na roda dianteira (32 mm) do que na traseira (30 mm). Isso é feito para obter mais estabilidade na roda dianteira e menos arrasto na traseira.

Aliás, os corredores preferem-nas em alumínio: pouco aumento de peso (apenas 144 gramas a mais) e boa resistência aos “maus tratos”… E na Rallon M-Ltd de série estão montadas as MC32 LTD de carbono, enquanto na Rallon M-Team acabam por estar as de alumínio.

Rodas Oquo MC32 Team em alumínio: as de série são as MC32 LTD em carbono.

Os pneus, embora pareçam ser de série, são os escolhidos pelas marcas para competir: neste caso são os Maxxis Minion DHR II tanto na dianteira como na traseira. E isto no acabamento TEST, pois são itens fornecidos pela marca para testes pelos corredores em competição. Certamente têm diferenças face ao que normalmente se encontra nas lojas…

PUB
Beeq

Quanto à transmissão, a Shimano é a fornecedora com o conjunto XTR, que é um dos melhores sistemas mecânicos do mercado. Os travões são também XTR, com quatro pistões. Sempre que os testamos ficamos com boas impressões destes travões. Aqui estão emparelhados com discos Galfer Shark de 223 mm na frente e 203 mm na traseira…

Mais info:

Lê também:

Sea Otter Europe 2023 bate recordes no ano mais internacional de sempre

Também vais gostar destes!