Um dia depois do “golpe” de Léo Bisiaux (Decathlon AG2R) e na véspera da grande etapa nas Lagunas de Neila, a 4.ª e penúltima jornada da Volta a Burgos foi para os guerreiros da estrada. E que dia para Damiano Caruso! O italiano da Bahrain Victorious meteu-se cedo na fuga e acabou a celebrar sozinho nas ruas de Regumiel de la Sierra, com mais de um minuto de vantagem sobre… dois portugueses: Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Rui Costa (EF Education-EasyPost).

PUB
Titan Almeria 2025

Na geral, Bisiaux nem tremeu e manteve a camisola de líder e Afonso Eulálio terminou no pelotão, mantendo a 18.ª posição da geral.

Logo cedo, um grupo forte de sete ciclistas escapou ao pelotão. Entre eles, lá estava Rui Oliveira, pronto para dar espetáculo. Com 40 km para o fim, a vantagem era de 3’30” e, mesmo com o percurso ondulado até à meta, já se começava a acreditar que a vitória sairia dali. A 25 km do final, a diferença mantinha-se e os sete da frente já afinavam estratégias.

Quem atacaria primeiro? A resposta veio aos 17 km do fim: Damiano Caruso, experiente e astuto, arrancou antes da última subida do dia. Aos 37 anos, mostrou que ainda tem pernas de aço — não olhou para trás e entrou nos últimos 5 km com 1’20” de vantagem. Resultado: vitória incontestável, daquelas que parecem simples mas são fruto de força e inteligência.

Atrás dele, Oliveira, Rui Costa, Ben Zwiehoff e Larry Warbasse discutiram os restantes lugares do pódio. Desta vez, a festa foi dupla para Portugal: Oliveira ficou em 2.º e Rui Costa em 3.º. O pelotão, com todos os favoritos, chegou 3 minutos depois.

Agora, é tudo ou nada na etapa rainha. Quem terá fôlego para destronar Bisiaux nas Lagunas de Neila?

Classificações

PUB
Equipamentos GSG

Crédito da imagem: https://x.com/tuttobiciweb_it/status/1953825178661564466/photo/1

Também vais gostar destes!