A XXVIII Clássica da Primavera, prova de abertura da Taça de Portugal de estrada, disputou-se este domingo na Póvoa de Varzim, com Emanuel Duarte (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) a emergir como o grande vencedor.
Com um percurso de 145 quilómetros, a Clássica da Primavera apresentou um desafio exigente, contando com sete contagens de montanha e sete metas-volante.
Ver esta publicação no Instagram
Durante toda a prova, os ataques e tentativas de fuga marcaram o ritmo da corrida, mas a decisão acabou por acontecer num sprint “intenso” entre Emanuel Duarte e Joaquim Silva, no qual o ciclista o ciclista português da Credibom / LA Alumínios / Marcos Car se impôs ao sprint na reta da meta, derrotando Joaquim Silva (EFAPEL Cycling) num final eletrizante.
O pódio ficou completo com Pedro Pinto (EFAPEL Cycling), que cruzou a meta 18 segundos depois do vencedor. A fechar o top-5 ficaram Tomás Contte (Aviludo – Louletano – Loulé) e Pedro Silva (Anicolor/Tien21), ambos demonstrando um desempenho sólido.
Classificações Secundárias
Para além da vitória na geral, a prova também distinguiu os melhores em diferentes categorias:
- Prémio da Montanha: Joaquim Silva (EFAPEL Cycling)
- Classificação Sprint: Rui Carvalho (GI Group Holding – Simoldes – Udo)
- Juventude: Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista)
No que toca à classificação coletiva, a EFAPEL Cycling foi a equipa mais forte do dia, somando pontos importantes para a Taça de Portugal.
A Taça de Portugal de estrada continua no próximo domingo, 16 de março, com a III Clássica de Santo Thyrso. Vamos seguir e acompanhar aqui, nas páginas do goride.pt.