A neozelandesa Kate McCarthy e o alemão Jason Osborne sagraram-se campeões do mundo de ciclismo UCI eSport 2024 em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, na 4ª edição do UCI Worlds, o primeiro organizado no MyWhoosh.

PUB
Shimano XTR Di2

Já campeão em 2020, terceiro classificado em 2022 e segundo no ano passado, o ex-corredor da Alpecin-Deceuninck (fez as últimas duas temporadas, terminando a carreira de estrada em setembro devido a problemas na anca) confirmou o seu domínio nesta jovem disciplina ao tornar- se no primeiro a ganhar uma segunda camisola arco-íris.

 

Vencedor das duas últimas provas, Osborne venceu com um total de 177 pontos de vantagem sobre o belga Lionel Vujasin (174 pts) e o finlandês Kasper Borremans (164 pts). O detentor do título dinamarquês, Björn Andreasson, está pouco perto do pódio com 154 pontos no relógio.

O campeonato deste ano teve um formato inovador, com três provas no programa: uma volta cronometrada para a “corrida de velocidade”, uma corrida de estratégia em subida e uma final de “corrida total” disputada como critério num circuito de 4 km, tudo na plataforma MyWhoosh.

Os pontos obtidos em cada prova foram determinantes para a classificação geral, um pouco à semelhança do omnium da pista. E tudo perante os olhos de Tadej Pogacar e de outras personalidades do mundo do ciclismo, como Peter Sagan ou Mauro Gianetti.

PUB
Specialized Epic 8

 

Kate McCarthy leva a camiola arco-íris

Além de Osborne, também a neozelandesa Kate McCarthy se sagrou campeã mundial de ciclismo eSport da UCI em 2024, ao vencer o sprint final na corrida final. McCarthy venceu a brasileira Gabriela Guerra por apenas 4 pontos. A suíça Kathrin Fuhrer terminou em terceiro lugar depois de uma corrida empolgante, enquanto as britânicas Maria Holdcroft e Lou Bates terminaram em quarto e quinto.

PUB
Nova Trek Top Fuel

 

McCarthy saiu na frente com um tempo recorde no sprint, mas Guerra venceu a corrida estratégica. Indo para a prova final, Guerra estava na liderança, mas McCarthy garantiu a vitória ao dominar o sprint final. Terminou campeã com 180 pontos, Guerra em segundo com 176 e Fuhrer em terceiro com 165.


Crédito das imagens: UCI – https://x.com/UCI_cycling/status/1850468275773145430

Também vais gostar destes!