Partilha!X Esta Merida One-Forty, também totalmente renovada, é uma trail dos tempos modernos que até aponta ao all mountain. Vejamos o que traz de inovador... Se ainda ontem te apresentámos a nova One-Sixty, eis que também vale a pena espreitar esta Merida One-Forty 2023, desta feita mais apontada ao trail, apesar de mostrar uns laivos de all mountain que até poderiam colocá-la no “campo” da One-Sixty e dos seus trilhos de enduro.PUB Mas as diferenças são vastas, logicamente, são bicicletas muito diferentes, apesar de partilharem vários pontos que são relativamente novos nos modelos da marca alemã. Já lá vamos. Antes disso, refira-se que todas as versões surgem com curso de 150 mm na suspensão frontal e de 143 mm no eixo traseiro. Enquanto a sua “irmã” já referida vem de origem combinação Mullet (permitindo trocar a roda de trás de 27,5” para 29”), esta One-Forty de 2023 faz o contrário: o mesmo sistema flip-chip na extremidade do tirante/escora permite adaptação para Mullet; ou seja, vem com roda 29” à frente e atrás, mas podemos substituir a de trás por 27,5”. Nessa linha, este modelo herda da já muito referida One-Sixty de 2023 várias inovações, por assim dizer: duas versões do mesmo quadro (uma em alumínio, outra em carbono), quadro este que recorre também à tecnologia Flexstay no sector basculante traseiro para minimizar o de pontos de união e pivots. A cinemática da suspensão traseira é afinada em função do tamanho do quadro, estando disponíveis cinco tamanhos.PUB A geometria adequa-se a um trail mais “apurado”, explica a Merida, pelo que o quadro apresenta-se assim com ângulo de direção a 65 graus, reach de 480 mm e distância entre eixos de 1.232 mm (tudo isto no tamanho M). As escoras têm apenas 437,5 mm. “Boa para descer, reativa a acelerar”, dizem… A One-Forty conta com o mesmo espigão telescópico de marca própria que vemos na One-Sixty, o Merida TR30, adaptável a qualquer medida de utilizador pois pode ser ajustado dos 203 a 30 mm de curso.PUB Também neste modelo para trail encontramos cabos a passar dentro do quadro, a Merida Service Port com bolsa própria (Essential Tool Grap), o sistema Fidlock magnético na grade de bidon, a Tube Base Plate para levar câmaras de ar ou cartuchos de CO2, a Merida V-Mount Multitool debaixo do selim e os guarda-lamas opcionais. São cinco as versões a compor a gama, duas delas com quadro em carbono e três de alumínio. Equipamento mais de base na Merida One-Forty 400 (2.999 €) e mais de topo na One-Forty 8000 (9.699 €). Esta última é mesmo a única versão com transmissão eletrónica. PUB Aqui estão todas elas e as listas de especificações completas estão no site oficial da Merida, link mais abaixo: Merida One-Forty 8000 (9.699 €) Merida One-Forty 6000 (6.099 €) Merida One-Forty 700 (4.399 €) Merida One-Forty 500 (3.599 €) Merida One-Forty 400 (2.999 €) Mais info: www.merida-bikes.com Também vais querer ler… Nova Merida One-Sixty 2023: o enduro continua em força! [com vídeo]
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