Se ainda ontem te apresentámos a nova One-Sixty, eis que também vale a pena espreitar esta Merida One-Forty 2023, desta feita mais apontada ao trail, apesar de mostrar uns laivos de all mountain que até poderiam colocá-la no “campo” da One-Sixty e dos seus trilhos de enduro.

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Mas as diferenças são vastas, logicamente, são bicicletas muito diferentes, apesar de partilharem vários pontos que são relativamente novos nos modelos da marca alemã. Já lá vamos. Antes disso, refira-se que todas as versões surgem com curso de 150 mm na suspensão frontal e de 143 mm no eixo traseiro.

Enquanto a sua “irmã” já referida vem de origem combinação Mullet (permitindo trocar a roda de trás de 27,5” para 29”), esta One-Forty de 2023 faz o contrário: o mesmo sistema flip-chip na extremidade do tirante/escora permite adaptação para Mullet; ou seja, vem com roda 29” à frente e atrás, mas podemos substituir a de trás por 27,5”.

Nessa linha, este modelo herda da já muito referida One-Sixty de 2023 várias inovações, por assim dizer: duas versões do mesmo quadro (uma em alumínio, outra em carbono), quadro este que recorre também à tecnologia Flexstay no sector basculante traseiro para minimizar o de pontos de união e pivots. A cinemática da suspensão traseira é afinada em função do tamanho do quadro, estando disponíveis cinco tamanhos.

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A geometria adequa-se a um trail mais “apurado”, explica a Merida, pelo que o quadro apresenta-se assim com ângulo de direção a 65 graus, reach de 480 mm e distância entre eixos de 1.232 mm (tudo isto no tamanho M). As escoras têm apenas 437,5 mm. “Boa para descer, reativa a acelerar”, dizem…

A One-Forty conta com o mesmo espigão telescópico de marca própria que vemos na One-Sixty, o Merida TR30, adaptável a qualquer medida de utilizador pois pode ser ajustado dos 203 a 30 mm de curso.

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Também neste modelo para trail encontramos cabos a passar dentro do quadro, a Merida Service Port com bolsa própria (Essential Tool Grap), o sistema Fidlock magnético na grade de bidon, a Tube Base Plate para levar câmaras de ar ou cartuchos de CO2, a Merida V-Mount Multitool debaixo do selim e os guarda-lamas opcionais.

São cinco as versões a compor a gama, duas delas com quadro em carbono e três de alumínio. Equipamento mais de base na Merida One-Forty 400 (2.999 €) e mais de topo na One-Forty 8000 (9.699 €). Esta última é mesmo a única versão com transmissão eletrónica.

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Aqui estão todas elas e as listas de especificações completas estão no site oficial da Merida, link mais abaixo:

Merida One-Forty 8000 (9.699 €)

Merida One-Forty 6000 (6.099 €)

Merida One-Forty 700 (4.399 €)

Merida One-Forty 500 (3.599 €)

Merida One-Forty 400 (2.999 €)

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