Os 35 kms de contra relógio da muito aguardada etapa nove da 106ª edição do Giro de Itália são vencidos por Remco Evenepoel (Soudal Quick-step), mas as diferenças “enormes” que o belga desejava não aconteceram…

PUB
Cube Stereo ONE

As únicas previsões de tempo para o dia de hoje a confirmarem-se foram as meteorológicas, com a chuva a marcar uma forte presença. Contudo, entre o vencedor e o quarto classificado ficaram apenas 4 segundos de diferença…

PUB
Riese & Müller Multitinker

Nem os especialistas individuais tiveram hoje hipótese, com Remco Evenepoel a vencer a etapa com uma média de 50.725 km/hora. Imediatamente atrás ficaram os dois homens mais bem posicionados da Ineos-Grenadiers: Geraint Thomas, a 1 segundo, e Tao Hart, a 2 segundos.

Primoz Roglic (Jumbo Visma) defende-se e fica apenas a 17 segundos de Evenepoel, contrariando a ambição do belga em ganhar “minutos” para se defender nas montanhas.

João Almeida (UAE Team Emirates) foi claramente o ciclista da geral mais cauteloso na abordagem do percurso. A chuva teve um peso elevado na ponderação em relação ao arriscar ou não arriscar por parte do atleta português, e no final perde 35 segundos para o vencedor, fechando o dia no 9º lugar.

PUB
Prototype

Amanhã será o primeiro dia de descanso para o pelotão e, da forma que terminou o CR, podemos dizer que as forças estão mais equilibradas. Os cinco primeiros da geral encontram-se divididos por 1 minuto, pelo que as montanhas italianas ainda vão ditar mudanças.

Destaca-se ainda a Ineos-Grenadiers, que consegue meter cinco homens nos quinze primeiros lugares da classificação geral, algo a ter em conta pela concorrência…

Jay Vine (UAE Team Emirates) defende-se muito bem e fica agora às portas dos dez primeiros à geral.

Como já referido, a geral sofre hoje alterações com Remco Evenepoel a envergar a maglia rosa, seguido de Geraint Thomas, a 45 segundos, e Primoz Roglic a 47 segundos. O quarto lugar pertence a Tao Hart, com 50 segundos para Evenepoel, e João Almeida fecha o top5 a 1 minuto e 7 segundos do belga.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Mais info:

Lê também:

8ª Etapa Giro 2023: Ben Healy ganha ao estilo das clássicas e Remco mostra-se frágil… [com vídeos]

Imagens: Twitter Giro de Itália // Twitter Eurosport // Twitter Soudal Quick-step // UAE Team Emirates

 

Também vais gostar destes!