Mikkel Honoré e Josef Cerny, dupla da Deceuninck-QuickStep, venceu os oponentes de um grupo maior de fugitivos, com seis elementos, que se reduziu para três na subida final e depois apenas aos dois companheiros, após descartarem Julien Bernard (Trek-Segafredo), numa pequena subida já nos 5 km finais.

PUB
Specialized Aethos

Daryl Impey (Israel Start-Up Nation) venceu o sprint do pelotão, para a decisão do quarto lugar, a 28 segundos na dupla da QuickStep. Brandon McNulty (UAE Emirates) terminou a etapa integrado neste grupo, mantendo a liderança geral antes da etapa provavelmente decisiva de sábado.

A 5ª etapa, de 160 km entre Hondarribia, ao longo da costa, e Ondarroa, foi a única oportunidade real para velocistas na edição deste ano da Volta ao País Basco. No entanto, as subidas de Gontzagaraiagana e Ukaregi invalidaram as probabilidades de triunfo aos sprinters.  A Israel Start-Up Nation, EF Education-Nippo e a BikeExchange moveram a perseguição aos escapados, a vantagem substancial destes impediu os intentos do pelotão.

Honoré e Cerny decidiram selecionar o grupo de fugitivos na subida de Ukaregi (5 km a 4,8%) a 30 km da meta. Andrey Amador (Ineos Grenadiers), Ide Schelling (Bora-Hansgrohe) e Andreas Leknessund (Team DSM) foram rapidamente ‘descarregados’, resistindo apenas Julien Bernard (Trek-Segafredo) com dupla ‘vencedora’.

O trio negociou a descida e colaborou no plano até 10 km do final, quando Bernard também ficou para trás devido a um ataque orquestrado por Honoré e Cerny. A dupla da Deceuninck-QuickStep uniu esforços e terminou a jornada em glória.

“Ele [Cerny] merece também ter vencido, mas infelizmente só um pode passar à frente”, disse Honoré. “É muito especial forma como o fizemos – o que o torna uma vitória ainda mais importante para mim”, acrescentou o ganhador.

PUB
Lazer Sphere

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

Também vais gostar destes!