A queda que dividiu o pelotão em vários grupos na fase final da 14.ª etapa teve importantes implicações na classificação geral, com vários corredores candidatos à liderança a atrasarem-se.   

PUB
Fox Service

Entre estes, Juan Ayuso (segundo à partida para esta etapa), Primoz Roglic e Egan Bernal perderam 48 segundos para o camisola rosa, Isaac del Toro, que integrou o primeiro grupo; Antonio Tiberi (que era terceiro classificado na geral), que ficou ainda mais atrás, gastando mais 1.44 minutos; e definitivamente fora da corrida à camisola rosa, Giulio Ciccone, que gastou mais 16 minutos. 

Além de Del Toro, que reforçou a liderança da geral para 1.20 minutos sobre o novo segundo classificado, Simon Yates, e tal como Richard Carapaz (4.º) e Derek Gee (6.º) beneficiaram do incidente para subir na classificação. Juan Ayuso desce a terceiro, a 1.26 m do seu companheiro de equipa Del Toro. 

Roglic: ‘Tenho de aceitar o sucedido’ 

De passagem pelo seu país durante esta 14ª etapa, o esloveno Primoz Roglic esperava certamente um dia mais tranquilo, mas acabou por perder tempo importante. “Tenho de aceitar o sucedido e tentar tirar o melhor partido da situação. Sabíamos que a estrada estaria escorregadia, por isso tentámos manter-nos na frente. Naquele momento, não podíamos fazer mais nada, mas os nossos rapazes pedalaram forte para tentar recuperar. Fizemos tudo o que podíamos. Continuaremos a reavaliar as coisas dia após dia”, concluiu o corredor da RedBull após a etapa caótica. 

Bernal: ‘Tentei evitar a queda, mas…’ 

Após o abandono do seu fiel tenente e amigo, Brandon Rivera, por motivo de doença, Egan Bernal também foi um dos corredores afetados pela queda na fase final da etapa: “Houve muita pressão para nos mantermos na frente e caímos bem na frente do pelotão. Espero que ninguém tenha ficado gravemente ferido. Não sei o que aconteceu. Tudo aconteceu muito rápido. Tentei evitar o acidente, mas foi impossível. Muitos caímos. Não me parecem graves as minhas feridas, espero que seja o mesmo para os outros”, concluiu corredor da Ineos, 9º classificado após esta 14ª etapa. 

PUB
Orbea Genius Dealers

Del Toro: ‘A Visma não se pode queixar’ 

Após a chegada, Isaac Del Toro refletiu sobre a etapa e o grande acidente: “Sinto-me bem, mas obviamente não é assim que quero perder tempo, mas… não pude fazer nada. Foi o circuito que provocou isto: aquela curva estava muito escorregadia. Fiquei um pouco atrás, tive de travar e caí. Felizmente, consegui recuperar e tudo acabou bem. A Visma não tem nada de que se culpar, já estavam puxar quando o acidente aconteceu, faz parte da corrida”, disse o camisola rosa. 

Crédito da imagem: https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1926314631330504707/photo/1

Também vais gostar destes!