Lennard Kämna venceu a quinta etapa da Volta à Catalunha, com um ataque de um grupo de 41 fugitivos que beneficiaram do controlo do pelotão pela Ineos no percurso montanhoso para Manresa, perto de Barcelona.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) terminou 39 segundos atrás do jovem alemão da Bora-Hansgrohe e Mikel Bizkarra (Euskaltel) foi terceiro a 42 segundos. Os restantes do grupo chegaram pouco depois e o pelotão a 1.59 minutos, liderado por João Almeida, que manteve a 7.ª posição na classificação geral (a 1.07 m), inalterada no top-10 e comandada por Adam Yates (Ineos). O português da Deceuninck-QuickStep continua a ser o melhor jovem da prova.

(Fotos David Ramos/Getty Images)

Por seu turnom Kämna, estava naturalmente satisfeito pelo triunfo na etapa. “Não planeava atacar num ponto específico, estava à espera do momento certo e, então, simplesmente… fui”.

“Antes da última subida não me sentia muito bem e estava pouco confiante. Então disse, no rádio ao meu diretor, que não deveríamos perseguir tanto e devíamos deixar os outros fazerem um pouco o trabalho. Mas, afinal, na subida final, as minhas pernas estavam muito melhores do que esperava!”, afirmou o jovem germânica da Bora.

(Foto David Ramos/Getty Images)

Naquela que é sua primeira corrida da temporada, Kämna disse que também lucrou com o grau de observação excessivamente próxima entre os diferentes pilotos no intervalo.

PUB
Beeq

A Ineos manteve a fuga controlada, tal como os principais opositores de Adam Yates no pelotão. Richie Porte e Geraint Thomas, também da equipa britânica, mantiveram assim facilmente o segundo e terceiro, a 45 e 49 segundos de Yates, respetivamente. O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) é o quarto, a 1.03 minutos.

Também vais gostar destes!