A Visma-Lease a Bike protagonizou a grande polémica da janela de transferências em dezembro quando anunciou Cian Uijtdebroeks como reforço para 2024, ainda o jovem belga estava sob contrato com a BORA-hansgrohe até final deste ano. Depois de muitas críticas e controvérsia, as partes chegaram a um acordo. Agora sabe-se que poderia ter havido uma segunda novela: a equipa neerlandesa também esteve em conversações com Andreas Kron, da Lotto Dstny.

PUB
Orbea Genius Dealers

Stéphane Heulot, diretor da Lotto Dstny, revela a situação e ataca o homólogo Richard Plugge na RTBF. “O caso Uijtdebroeks é angustiante e muito mau para o ciclismo. No momento em que se deixa de honrar o contrato, descemos um abismo perigoso. Neste verão tivemos o caso de Caleb Ewan [que ainda tinha contrato até o final de 2024 e agora dirige para Jayco AlUla], mas foi diferente. Teríamos honrado o seu contrato se ele quisesse, mas ambas as partes concordaram em separar-se”, começou por afirmar Heulot.

“Estes processos podem matar o ciclismo”, diz Heulot. “É complicado enfrentar equipas que têm orçamentos maiores, cujo poder de fogo é três vezes maior que o nosso. O que é irritante é que o diretor da Visma, Richard Plugge, é o presidente da AIGCP, a associação de todas as equipas profissionais. Quando temos um presidente que não respeita as regras, é difícil confiar nele. O que fizeram com Cian, também tentaram com Andreas Kron, connosco. É aborrecido”, revela.

De acordo com a Visma, a história em torno de Kron é um pouco diferente da de Uijtdebroeks. “O empresário do Andreas contatou-nos e disse que o corredor tinha uma cláusula no contrato que dizia que poderia partir para uma WorldTeam. Quando se descobriu que essa cláusula não existia – ou pelo menos quando a Lotto Dstny a contestou – nós desistimos da contyratação”, argumentou a equipa dos Países Baixos, citada pelo WielerFlits, que também contatou Joona Laukka, empresário de Kron, para saber a sua versão da história, mas este não respondeu.

De qualquer forma, sobre Kron, diz-se o dinamarquês já assinou uma carta de intenções que o compromete com a Lidl-Trek a partir de 1 de janeiro de 2025. No entanto, fontes da equipa norte-americana contactadas pelo WielerFlits nega-o.


Imagens Lotto Dstny Twitter

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!