O ciclista de pista Matt Richardson, três vezes medalhado pela Austrália nos Jogos Olímpicos Paris-2024, não poderá representar mais este país, depois de ter decidido juntar-se à equipa da Grã-Bretanha.

PUB
Specialized Levo

A decisão foi tomada pela federação australiana de ciclismo, considerando que Richardson, nascido em Inglaterra, mas mudado para a Austrália com nove anos, está «em conflito com os valores da AusCycling, da equipa nacional australiana e da comunidade ciclista no geral», assegurando que o velocista de pista não representará mais a Austrália em competições, mesmo que volte a pretendê-lo.

A federação australiana a acusa o corredor, de 25 anos, de ter, em conjunto com a União Ciclista Internacional (UCI), escondido a sua decisão até ao final dos Jogos Olímpicos, nos quais Matt Richardson conquistou medalhas de prata no sprint individual e no keirin e de bronze no sprint por equipas.

Richardson, nascido em Inglaterra, mudou a sua aliança internacional para a Grã-Bretanha em agosto, dias depois de ter conquistado a prata no sprint individual e no keirin, bem como o bronze no sprint por equipas nos Jogos Olímpicos de Paris.

De acordo com as regras da UCI, os ciclistas que mudam de nacionalidade da seleção não são elegíveis para representar a sua nova equipa na edição seguinte de campeonatos mundiais e continentais, por isso Richardson não pôde competir no Mundial, no mês passado, na Dinamarca.


Crédito da imagem: : UCI Track Champions League

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!