Brett Rheeder conquistou o seu segundo Red Bull Rampage, depois de ter sido o vencedor em 2018 e segundo classificado em 2019. O canadiano elegeu uma descida espetacular, que abrilhantou com manobras que deixaram a concorrência longe na edição deste ano da competição.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Em Virgin, Utah (EUA), Brett Rheeder admitiu que nem sequer apontava à vitória, mas a sua performance foi irrepreensível. Principalmente o flip com uma “queda” de quase 15 metros! Sucederam-se as manobras, nas quais combinou algumas mais complexas com muita técnica. O resultado: 90,66 de pontuação.

Foto: Paris Gore/Red Bull Content Pool

O segundo classificado somou 86,33, o que garantiu que Rheeder vencesse mais uma vez o Red Bull Rampage.

Foto: Samantha Saskia Dugon/Red Bull Content Pool

“Não tinha certeza do que ia acontecer este ano. Passei por muitas mudanças como pessoa e não sabia se iria voltar a este nível. Por isso, para ser honesto, não vim aqui para ganhar. Só queria garantir que fosse o que fosse que fizesse, seria para mim”, salientou o freerider de 29 anos.

Foto: Samantha Saskia Dugon/Red Bull Content Pool

PUB
KTM E-Bikes BTT

O polaco Szymon Godziek foi então quem mais se aproximou do canadiano. Godziek (30 anos) escolheu uma parte diferente do percurso para a sua prova e assegurou a sua primeira presença num pódio desta competição.

“Não sabia se devia fazer o 360 na primeira manga ou na segunda. Foi uma decisão em cima do momento e foi bastante assustador. Foi, de longe, a coisa mais assustadora da minha vida. Correu bem, mas foi complicado”, confessou Godziek.

Foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A fechar o pódio, um nome bem conhecido: Brandon Semenuk. O quatro vezes campeão do Red Bull Rampage – e recordista – mostrou algumas das suas bem típicas manobras. Uma, a caveman air, valeu-lhe mesmo o prémio de melhor manobra.

Apesar de mais uma grande exibição, o canadiano (31 anos) ficou na terceira posição, sendo que foi um dos muitos atletas que não conseguiu partir para a segunda manga e tentar melhorar a pontuação. O vento estragou os planos.

PUB
Cube Stereo ONE

Foto: Robin O’Neill/Red Bull Content Pool

Semenuk escolheu uma linha que o próprio admite a dificuldade, mas explicou que “poderia não ter uma nova oportunidade” de a fazer. Considerou que “valeu a pena o risco”.

Entre os 16 freeriders que partiram para o Red Bull Rampage de 2022, houve mais prémios a serem distribuídos. Jaxson Riddle conquistou o Michelin Style após uma manga recheada de manobras inspiradas nas motos, enquanto a perseverança de Cam Zink valeu-lhe o BFGoodrich Toughness Award.

Manobra de Jaxson Riddle. Foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Tom Van Steenbergen recebeu o prémio McGazza Spirit por ter regressado à competição após um acidente grave. O prémio Kia Digger foi para a equipa do vencedor Brett Rheeder.

Em baixo podes ver toda a ação do Red Bull Rampage, da passada sexta-feira.

REPLAY: Red Bull Rampage 2022 - The Biggest Event in Mountain Biking

Fotografia principal: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

PUB
Specialized Levo

Também vais querer ler…

‘Steps to the Top’ de Brandon Semenuk: como chegar mais alto [com vídeo]

Também vais gostar destes!