O calendário recentemente divulgado para as provas de ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 poderá implicar alterações na data da realização da Volta a França nesse ano.

PUB
Fox Podium

O contrarrelógio individual masculino está programado para 19 de julho, enquanto a prova de fundo para 23 seguinte, um dia após a corrida feminina. O problema é que estas datas caem mesmo no meio do período normalmente reservado para a Volta a França…

Parecem estar a surgir duas opções para a edição de 2028 do Tour: antes dos Jogos Olímpicos (17 de junho a 9 de julho ou 24 de junho a 16 de julho) ou depois dos Jogos Olímpicos (29 de julho a 20 de agosto).

No entanto, ambas as alternativas implicam contragimentos. O Tour, a terminar a 16 de julho, como aparentemente está planeado, permitiria certamente aos corredores estar preparados para a competição em Los Angeles, mas com uma programação extremamente apertada, de apenas três dias para atravessar o Atlântico, proceder à indispensável ambientação (incluíndo ao fuso horário muitíssimo discrepante (9 horas entre a Europa Central e a Califórnia), e competir num contrarrelógio olímpico.

A outra opção (a do Tour decorrer após os Jogos) libertaria o calendário olímpico, mas alteraria a data da Grande Boucle para…  meados de agosto, como aconteceu em 2020 devido à pandemia.

Por fim, há também a questão do Tour Feminino, que também poderia ser transferido para depois dos Jogos, de modo a não interferir com as provas olímpicas femininas. Os próximos meses serão decisivos para resolver este dilema logístico sem precedentes.

Crédito da imagem: LeTour Twitter e ASO

PUB
MMR Simun

Também vais gostar destes!