Temos de reconhecer que por vezes ficamos incrédulos quando olhamos para os preços das melhores bicicletas de estrada… Mas é natural: são estas que têm os quadros mais leves e construídos com o melhor carbono e tecnologia de fabrico que cada marca detém.

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Além disso, as bicicletas que estão nos topos de gama contam também com os melhores componentes, da transmissão às rodas, e com os periféricos mais apurados, leves e funcionais. Normalmente, estes são os modelos que servem de base aos que os prós levam para competição, sejam eles mais aero, mais “trepadoras” ou mais endurance.

Acessíveis então apenas a quem tem mais disponibilidade financeira, estas bicicletas são verdadeiros objetos de desejo. Se podes ter uma, desde já os nossos parabéns… são algumas das melhores bicicletas de estrada de sempre, as melhores que cada marca tem no seu catálogo atualmente. Como este artigo se torna bastante extenso, não nos alongamos muito em cada modelo.

Apontamos para o que está em destaque, mostramos a imagem (que é o mais importante!) e remetemos de seguida para o link oficial de cada uma, pois é lá que podes ver mais a lista de características completa, mais imagens e nalguns casos até vídeos.

E mais uma vez pedimos a tua ajuda: se deixámos de lado alguma bicicleta que achas que merece estar nesta seleção, por favor indica-nos, teremos todo o gosto em adicioná-la à lista. Entretanto, estas são as “maravilhas” aqui presentes.

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Melhores bicicletas de estrada

Modelos neste artigo (ordem alfabética):


BH Aerolight 7.5 – 11.999 €

Refere a marca que esta BH Aerolight “diminui em 15,9% o drag, o que se traduz numa poupança de 5 W a altas velocidades” (se as conseguirmos alcançar!). Ora, sendo a bicicleta de estrada mais evoluída do portfólio da BH, tem também componentes de topo, entre eles transmissão eletrónica da Sram.

É o grupo Sram Red Etap AXS, com duplo prato no pedaleiro (50-37t) e cassete 10-28t. Travões da mesma gama, e as rodas também vêm da Sram, pois são umas Zipp 454 Disc.

Mais info e especificações completas da BH Aerolight 7.5


Bianchi Oltre RC Sram Red eTap AXS Disco 12sp – 14.749 €

Fantástico design nesta Bianchi, com muitas integração e aerodinâmica, pelo menos em teoria. Isto faz com que esta esteja no lote de bicicletas mais cara desta seleção, até porque conta com componentes muito dispendiosos e capazes.

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Destaque para a transmissão eletrónica Sram Red eTap AXS D1 12x e para o potenciómetro integrado no pedaleiro, que é de duplo prato (48-35t). Cockpit totalmente em carbono, tal como acontece com praticamente todas as bicicletas deste artigo que andam entre os 13.000 e os 16.000 euros.

Mais info e especificações completas da Bianchi Oltre RC Sram Red eTap AXS Disco 12sp


BMC Teammachine SLR01 LTD – 15.999 €

Por falar em exclusividade, aqui está o “exemplar” mais caro de todo o catálogo da marca helvética. Esta Teammachine é efetivamente uma máquina, e a julgar preço preço não seria de outra forma: aqui estão componentes e periféricos de topo. Entre eles o Integrated Cockpit System totalmente em carbono.

Mas há muito mais a ter em conta, claro, com destaque para a transmissão (nesta versão é o fantástico grupo Campagnolo Super Record, com cassete 11-29t 12x e duplo prato no pedaleiro, 52-36t) e para as rodas (também Campagnolo, as Bora Ultra WTO 33 Disc 2-Way Fit), entre entres pontos de interesse e as melhores tecnologias e funcionalidades da BMC.

Mais info e especificações completas da BMC Teammachine SLR01 LTD


Cannondale SuperSix EVO Hi-Mod Disc Dura-Ace Di2 – 11.999 €

O primeiro modelo deste artigo com transmissão eletrónica Shimano, neste caso o grupo Dura-Ace Di2 12x. Note-se que muitas das bicicletas aqui presentes existem no mesmo patamar de exclusividade e preço tanto com transmissão de topo da Sram como da Shimano, cabendo ao utilizador escolher qual prefere.

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Nesta Cannondale há pormenores “deliciosos” no quadro, o cockipt é o HollowGram Save SystemBar, totalmente integrado e em carbono, e as rodas são desta mesma submarca, também: são as HollowGram 45 Knot. Tecnologias da marca como o Cannondale Wheel Sensor, por exemplo, não podiam faltar.

Mais info e especificações completas da Cannondale SuperSix EVO Hi-Mod Disc Dura-Ace Di2


Canyon Ultimate CFR eTap – 11.349 €

Muito recente e já de 2023, esta Canyon Ultimate, que é uma “máquina” de topo, sem dúvida. Nesta versão, o peso é apresentado de imediato: 6,6 kg. E há muitos outros pontos a destacar, entre eles, especialmente, o quadro em carbono CFR. Aproveitamos para lembrar que todas as bicicletas nesta seleção se apresentam com quadro em carbono.

Em destaque nesta Ultimate está o sistema de transmissão eletrónico Sram Red eTap AXS 12x (travões da mesma gama), as rodas ZIPP 353NSW e o belo cockpit Canyon CP0018. Vale a pena ver o resto no site oficial da Canyon.

Mais info e especificações completas da Canyon Ultimate CFR eTap


Cervélo S5 – 14.999 €

Ora, este é outro modelo de design e engenharia acima da média, pelo que o preço espelha esse mesmo nível de qualidade WorldTour, pelo que refere também a marca. A Cervélo S5 distingue-se em muitos pontos, em especial no cockpit em carbono e muito aerodinâmico e integrado, com o habitual sistema V-stem da marca.

Entre as especificações nota para a transmissão eletrónica, que pode ser a Shimano Dura Ace Di2 ou a Sram RedeTap AXS (ou Force eTap AXS).

Mais info e especificações completas da Cervélo S5


Colnago C68 Road – Desde 14.999 €

Um dos modelos mais distintos da marca, neste caso a ostentar um peso abaixo dos 7,5 kg… Esta C68 tem quadro em carbono (são vários os modelos deste fabricante feitos em titânio…) e alia tradição e modernidade. Até traz uma ferramenta multiusos integrada na caixa de direção!

Em destaque está o cockpit de peça única, integrado, o Colnago CC.01 (também em carbono), bem como as rodas, que podem ser umas Shimano Dura-Ace C50, umas Zipp 303 Firecrest ou mesmo umas Campagnolo Bora Ultra WTO.

Da mesma forma que se pode escolher, entre outros componentes, o conjunto de transmissão: Shimano Dura Ace Di2 Disc 12s, Campagnolo Super Record EPS ou Sram Red eTAP AXS. Os preços variam em função destas e de outras seleções.

Mais info e especificações completas da Colnago C68 Road


Cube Litening Air C:68X SLT – 8.699 €

Menos dispendiosa, esta Cube tem uma relação qualidade/preço bastante apelativa, parece-nos. E muita da “culpa” é do quadro feito com o carbono C:68X da marca, além de também se destacar o One Piece Carbon Cockpit.

A transmissão é o grupo Shimano Dura Ace Di2, de 12  velocidades, e as rodas, como quase sempre na Cube, são umas Newmen, neste caso as Advanced SL R.50 CS Streem com raios em carbono.

Mais info e especificações completas da Cube Litening Air C:68X SLT


De Rosa Anima Campagnolo Super Record Disc – 13.650 €

Esta De Rosa tem quadro em titânio “feito para adaptar-se totalmente ao corpo de cada ciclista”, tal como outros modelos da marca. Conta, por exemplo, com um conjunto de transmissão Campagnolo Super Record Eps e com uns pedais Look Keo Blade incluídos no pack, entre outros componentes exclusivos.

As rodas são também Campagnolo, as Bora Ultra WTO de 45 mm, com pneus Vittoria Corsa. Destaque também para os periféricos da FSA: selim SLR Boost, avanço NS, guiador K Force, espigão Force.

Mais info e especificações completas da De Rosa Anima Campagnolo Super Record Disc


Factor Ostro Vam – 12.490 €

Bela máquina! Esta Factor rola ao mais alto nível com uma quadro em carbono de 830 gramas (no tamanho 54) e cujo peso total da bicicleta fica abaixo do standard da UCI dos 6,8 kg. Vale a pena espreitar todas as imagens no site oficial da marca para apreciarmos os muitos pormenores de design e engenharia da estrutura de base da Ostro Vam… Entre elas um clearance traseiro que pode dar para instalar pneus de até 32 mm.

Neste caso, com vários modelos de rodas Black à escolha na configuração da bicicleta e com o preço aqui apresentado a corresponder às versões que integram medidor de potência no pedaleiro e os conjuntos de transmissão eletrónicos Sram Red ou Shimano Dura-Ace (tanto um como outro com relações de cassete 10-33t e pedaleiro de prato duplo 48-35t.

Mais info e especificações completas da Factor Ostro Vam


Giant Propel Advanced SL – 12.049 €

O Propel tem uma tradição a manter, certo? Nesta versão, não falha: quadro muito aero (guiador e avanço Giant Contact SLR Aero), cockpit integrado e umas rodas Cadex 50 Ultra Disc WheelSystem. Transmissão eletrónica Shimano Dura-Ace Di2 de 12 com dois pratos no pedaleiro (36/52t).

Muitos dos outros periféricos são também da Giant, do selim Fleet SLR ao espigão Advanced SL-Grade, por exemplo, com travões também Shimano Dura-Ace.

Mais info e especificações completas da Giant Propel Advanced SL


Jorbi Supreme R1 Dura Ace Di2 R9270 – Desde 6.199 €

Marca portuguesa, bicicleta que serve de base àquela que usam várias equipas da nossa “praça”. Ora, neste modelo podemos pedir para montar transmissão eletrónica Sram Red eTap ou Shimano Dura-Ace pelo mesmo preço, ambas de 12x, claro, e isto entre vários outros componentes interessante.

Muitos periféricos Raceon, submarca que também equipas as rodas, são umas A30 preparadas para travões de disco, naturalmente. Aliás, deixamos outra nota: todas as bicicletas neste artigo estão equipadas com travões de disco, como seria de esperar nestes patamares de preço e evolução.

Mais info e especificações completas da Jorbi Supreme R1 Dura Ace Di2 R9270


KTM Revelator Alto Exonic – 8.699 €

É a mais cara bicicleta de estrada que a KTM tem agora no seu catálogo, esta versão Exonic da Revelator Alto. O quadro é o Revelator Alto Nano Premium Carbon R-9817 e todos os periféricos são KTM, também, com exceção do selim Fizik Antares R5. O peso anunciado é de 6,8 kg.

Transmissão? Shimano Dura-Ace Di2, com dois pratos no pedaleiro (52-36t) e cassete 11-30t. As rodas em carbono também ajudam a manter o peso baixo, são as DT Swiss PRC 1400 SPLINE 35 CL 00/12TA.

Mais info e especificações completas da KTM Revelator Alto Exonic


Lapierre Aircode X Alpine – 9.000 €

Ainda há pouco tempo falámos desta Aircode DRS Lapierre X Alpine, pois é uma novidade absoluta, foi mostrada no Salão Automóvel de Paris e tem inspiração de design e engenharia no automóvel Alpine A110R. Existem apenas 110 unidades numeradas, é uma edição limitada.

A base é o quadro que conhecemos da Aircode. Depois por aqui encontramos transmissão Shimano Dura-Ace Di2 de 12x (duplo prato no pedaleiro) e rodas de carbono da própria Lapierre. Entre os periféricos destaque para o confortável selim Prologo Dimension, neste caso a versão com rails em carbono.

Mais info e especificações completas da Lapierre Aircode X Alpine


Liv Langma Advanced Pro Disc 0 QOM – 5.899 €

Liv é sinónimo de modelos exclusivamente para senhoras, já se sabe, e esta Langma Advanced Pro está no topo das gamas de estrada da marca, mesmo que o preço não “escale” até aos patamares muito elevados onde estão várias bicicletas desta seleção. São vários os componentes e periféricos com selo da Giant, como seria de esperar, e as rodas Giant SLR 36 Disc WheelSystem estão em destaque.

Com transmissão Shimano Ultegra Di2 (cassete 12x, 11-34t, e prato duplo no pedaleiro, 34-50t), pneus Cadex Road Race (700x25c) e dupla guiador e avanço baseada nos modelos Liv Contact SLR e Giant Contact SL, respetivamente.

Mais info e especificações completas da Liv Langma Advanced Pro Disc 0 QOM


Look 795 Blade RS Proteam – 11.490 €

Esta versão da Look 795 Blade RS tem um aspeto claramente aero e o quadro Proteam que se destaca pela leveza, sendo que tecnicamente se destaca a transmissão eletrónica Shimano Dura Ace 9200 Di2 e, mais ainda, as rodas Corima MCC DX de 47 mm.

Muitos outros componentes e periféricos da própria Look, entre eles o cockpit integrado e em carbono Look ADH Aero Design. O selim é um Selle Italia SLR Boost SuperFlow.

Mais info e especificações completas da Look 795 Blade RS Proteam


Merida Scultura 10K – 14.999 €

O que colcoa esta Sculpura da Merida a rondar os 15.000 euros? Principalmente, o quadro CF5 de carbono, com 822 gramas no tamanho M, a transmissão eletrónica Shimano Dura-Ace Di2 de 12x e o potenciómetro integrado no pedaleiro.

Mas também gostamos do cockpit integrado Merida team SL 1P, das rodas Zipp 353 NSW e dos pneus Continental 5000S TR de 28 mm, por exemplo.

Mais info e especificações completas da Merida Scultura 10K


MMR Adreanaline SL – 7.699 €

Menos cara, mas com componentes de topo, entre eles a transmissão Shimano Dura-Ace (pedaleiro com dois pratos, 36x52t, potenciómetro) e o quadro Adrenaline – G2 Carbon da marca.

Destaque ainda para as rodas Vision Metron 45 SL, com pneus Hutchinson Fusión-5 Performance 700×28, e para os vários periféricos com selo da FSA. O selim, contudo, é um Selle Italia SLR Boost SuperFlow. 

Mais info e especificações completas da MMR Adreanaline SL


Orbea Orca M10iLTD PWR – 10.499 €

Impossível não gostar desta Orbea Orca com quadro em carbono OMX Disc, pedaleiro com dois pratos (36x52t) e potenciómetro, cockpit integrado da marca (guiador e avanço OC RP10 Road Performance Carbon) e rodas Vision 40 SC em carbono, também.

A transmissão nesta versão em particular é um grupo que equipa várias outras das melhores bicicletas de estrada nesta seleção: Shimano Dura-Ace R9200 de 12x. A cassete é 11-30t. Travões da mesma gama Shimano.

Mais info e especificações completas da Orbea Orca M10iLTD PWR


Pinarello Dogma F Red eTap AXS – 14.500 €

A Dogma F é um objeto de desenho para muitos apreciadores de ciclismo de estrada, isso é mais do que certo. E em especial pelo design e engenharia que caracterizam o quadro em carbono T1100 1K com forqueta e outros apontamento “esculpidos” à luz do conceito Flatback da marca italiana. As várias Voltas à França que já venceu “falam” por esta Dogma F.

Ora, pelo mesmo preço podemos pedir para se instalar a transmissão Sram Red eTap AXS ou a Shimano Dura-Ace Di2, ambas eletrónicas (apesar de apenas o grupo da Sram ser sem fios, como sabemos). Peso anunciado de 6,9 kg e vários componentes em destaque, entre eles as rodas DT Swiss ARC 1400 de 50 mm.

Mais info e especificações completas da Pinarello Dogma F Red eTap AXS


Ridley Noah FAST Disc Ultegra Di2 – 8.549 €

Esta versão com transmissão Shimano Ultegra Di2 acbaa por ser a mais exclusiva entre as que compõem a gama da Ridley Noah FAST, com quadro em carbono e um design de encher o olho, muito por “culpa” de pormenores como as F-Wings nas extremidades da forqueta, o espigão Forza Aero em formato D, as escoras com tubos ovais, etc.

O cockpit integrado Forza Aero Integrated NFH03Am “arruma” os cabos na perfeição. Também com rodas da “casa”, as Forza Vardar db, travões Shimano do mesmo grupo da transmissão e pneus Vittoria Corsa G 2.0 (700x25c). Peso anunciado de 7,22 kg.

Mais info e especificações completas da Ridley Noah FAST Disc Ultegra Di2


Scott Addict RC Ultimate – 14.999 €

Com 6,7 kg, esta Addict RC Ultimate é o grande “canhão” da Scott no que diz respeito a bicicletas de estrada/competição. Quadro Addict RC Disc feito com o carbono de topo HMX SL, forqueta no mesmo material. E transmissão Sram Red eTap AXS Disc, como seria de esperar.

Depois há outro “pormenor” importante para manter o peso baixo: a Syncros, submarca de periféricos da Scott, tem nesta versão alguns dos seus itens mais avançados, leves e aerodinâmicos. As rodas são as Zipp 353 NSW de carbono, com pneus Schwalbe Pro One TL.

Mais info e especificações completas da Scott Addict RC Ultimate


Specialized S-Works Roubaix – Dura-Ace Di2 – 14.500 €

A Specialized, dado o muito composto catálogo de estrada que apresenta, poderia ter nesta seleção não um, mas sim três modelos: esta S-Works Roubaix com transmissão Shimano, a S-Works Aethos – SRAM Red eTap AXS, por exemplo, e talvez ainda a S-Works Tarmac SL7 – SRAM Red eTap AXS. Isto porque a Aethos e a Tarmac SL7 são bicicletas de sonho, também, com sabemos perfeitamente… Todas elas custam 14.500 euros.

Ora, neste caso não há muito a dizer: esta é a S-Works com o quadro que já venceu a prova francesa por sete vezes, refere a Specialized, e por baixo da direção lá está o sistema de microamortecimento Future Shock 2.0. Destaque ainda, entre outros elementos, para as rodas em carbono Roval Alpinist CLX, para o espigão de selim S-Works Pavé e para os pneus de 28 mm Turbo Cotton, também da Specialized.

Mais info e especificações completas da Specialized S-Works Roubaix – Dura-Ace Di2


Swift Racevox Factory – 10.100 €

A Swift gaba bastante, e acima do resto, o quadro em carbono Mitsubishi Light MR60/HR40, que “mantém a leveza e consegue 15% mais rigidez”, referem. Também anda no WorldTour (e cá por Portugal…), é certo, mas nesta versão de loja destaque para a transmissão Shimano Dura Ace, eletróncia e com 12x (11-30t na cassete, 52-36t no duplo prato do pedaleiro).

As rodas DT Swiss Aero Road Carbon 1100 ARC saltam à vista, bem como o cockpit integrado e em carbono Swift Full Carbon. Pneus Michelin Power Road nas medidas 700 x 25 cm.

Mais info e especificações completas da Swift Racevox Factory


Trek Domane SLR 9 eTap Gen 4 – 14.499 €

Eis a Trek Domane que anda nas mãos dos prós do WorldTour, pois trata-se de uma réplica oficial da equipa de competição Trek-Segafredo, com base no quadro em carbono OCLV da marca que tem no sistema IsoSpeed traseiro um dos pontos mais atrativos, entre outros.

O que a distingue? Muitos componentes, entre eles as rodas Bontrager Aeolus RSL 37 em carbono e a transmissão Sram Red eTap AXS, eletrónica e com cassete 11-33t e duplo prato no pedaleito 46-33t. E também vários periféricos da Bontrager feitos também de carbono, nomeadamente os elementos Bontrager Pro que compõem o cockpit, o espigão Domane formato KVF e o selim P3 Pro. O peso no tamanho 56 anda pelos 7,8 kg.

Mais info e especificações completas da Trek Domane SLR 9 eTap Gen 4


Notas importantes

Cada tópico acima, relativo a cada uma das bicicletas desta seleção, tem um resumo dos principais componentes e/ou dos pontos em destaque em cada modelo. Para ficares a conhecer a lista de especificações completa das bicicletas deves visitar os respetivos sites oficiais. Os links estão junto a cada uma delas.

Como estamos numa altura em que acontecem lançamentos dos modelos de bikes para 2023, refira-se que as bicicletas neste artigo são de 2022 ou de 2023, dependendo das marcas. Ainda assim, ao tentarmos encontrar algumas delas nas lojas, os modelos disponíveis em stock podem ainda ser referentes a 2022.

Avisamos também que, dada a elevada procura de bikes hoje em dia, pode ser difícil encontrar em stock alguns destes modelos no tamanho desejado. Apressa-te a contactar a tua loja caso pretendas adquirir uma delas.

As bicicletas que compõem este artigo estão dispostas por ordem alfabética. Quando referidos, os pesos são aqueles que são indicados pelas marcas nas listas de especificações, visto que, como este artigo não é um teste de grupo, não tivemos oportunidade de pesar cada bicicleta.

Este artigo foi atualizado a 5 de Novembro de 2022 com a adição de cinco bicicletas: as Colnago C68 Road, De Rosa Anima Campagnolo Super Record Disc, Factor Ostro Vam, Liv Langma Advanced Pro Disc 0 QOM e Ridley Noah FAST Disc Ultegra DI2.


Sobre os artigos GoRide Top…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector.

Conheces algum modelo que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Diz-nos qual, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção.


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Artigo redigido por José Escotto e Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

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Jorge Lopes
Com mais de quinze anos de experiência na criação e edição de conteúdos em diversas áreas, é viciado em desporto e, naturalmente, em bikes. Mas raramente está em forma! Um dos mentores do projeto GoRide.

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