E eis que pouco a pouco o ciclismo urbano vai chegando para ficar, não só com a bicicleta como meio de transporte, mas também como forma de vida… Mais bicicletas, menos automóveis; mais ciclovias, para o bem e para o mal… Mas… onde andam as melhores bicicletas elétricas urbanas? Grande parte delas estão aqui!

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Riese & Müller Multitinker

O impulso que tem sido dado ao aparecimento de modelo com assistência elétrica à pedalada tem sido fundamental, o que faz com que surjam novos utilizadores da bicicleta, pessoas que nunca imaginaram estarem hoje a pedalarem como loucos para irem a todo o lado.

Mas, além do preço, dos componentes instalados e de outros pontos importantes, é verdade que uma bicicleta para a cidade deve ser visualmente atrativa, certo? Aquele “toque” cool e moderno que nos faz sentir orgulho da bicicleta com que andamos.

Com um limite a rondar os 4.000 euros, mais coisa menos coisa, selecionámos neste artigo as melhores bicicletas elétricas urbanas que cada marca tem de momento no catálogo. Umas são claramente urbanas, outras fogem um pouco para o trekking e para um uso mais “híbrido”, mas, se não são as melhores até esse patamar de preço, andam lá perto!

Melhores bicicletas elétricas urbanas

Modelos neste artigo (ordem alfabética):


BH Atom S City Wave Pro (3.699 €)

Um design muito urbano num quadro em alumínio que, ainda assim, conta com uma suspensão frontal, uma Suntour com 63 mm de curso. Os números na dupla motor/bateria são pouco habituais: o motor Brose S Mag debita 90 Nm e a bateria tem 720 Wh de capacidade.

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Beeq

Estas e muitas outras características prometem deslocações urbanas e até interurbanas, quem sabe, sendo que a marca espanhola disponibiliza na mesma gama outras versões, várias delas até um pouco mais trekking (aptas para estradões e um pouco mais resistentes em termos de estrutura e componentes intalados.

Quanto a equipamento destinado ao uso urbano assumido, destaca-se o “descanso”, a grade de carga montada atrás, os guarda-lamas, o kit de luzes LED e ainda (menos habitual) um espigão de selim com uma espécie de amortecedor.

Mais info: BH Atom S City Wave Pro


Beeq E800 Urban Motion Lite (2.299 €)

Com quadro em alumínio City Wave 28” e forqueta também em alumínio, esta marca e bicicleta de fabrico luso é uma elétrica por excelência, com sistema motriz da Brose. Além do ecrã/unidade de controlo Brose Display Allround, o motor é o “normal” Brose Drive de 50 Nm e a bateria, integrada no tubo inferior, tem 504 Wh de capacidade.

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Enre outros destaques estão os travões Clarks, os pneus 28 x 2,2” e um guiador estilo urbano com 660 mm. Transmissão Shimano de oito velocidade.

Sob o ponto de vista da “urbanidade”, esta Beeq não desilude, também, pois estão montados guarda-lamas SKS (em plástico, mas com suportes em aço inoxidável), “descanso”, grade de carga traseira com suportes para alforges e luzes LED.

Mais info: Beeq E800 Urban Motion Lite


Bianchi E-Omnia C-Type Deore 500 (3.849 €)

Recorrendo ao design fora do normal da plataforma E-Omnia da Bianchi, esa  C-Type mistura linhas futuristas com linhas clássicas num quadro que não deixa ninguém indiferente. A estrutura é do tipo baixo/aberto (com o tubo superior “aberto”, o que facilita a “entrada/saída” da bicicleta), ainda que esteja presente uma suspensão frontal, tal como no modelo acima. É uma Suntour XCM de 100 mm.

O motor é o Bosch Performance Line CX a debitar 85 Nm e a bateria é uma Powertube de 500 Wh. Uma outra versão desta mesma bicicleta inclui bateria de 625 Wh, também da Bosch, por mais 450 a 500 euros de preço final.

O equipamento para a cidade é o mesmo que está em praticamente todas as bicicletas desta seleção: grade de carga traseira, guarda-lamas, “descanso”, conjunto de luz…

Mais info: Bianchi E-Omnia C-Type Deore 500

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Cannondale Canvas Neo 2 (3.899 €)

Esta é a primeira (entre várias) bicicletas desta seleção cujo design do quadro aponta também a um look e a um uso mais virado para o trekking, como é apanágio entre urbanas de várias marcas. Mas a sua filosofia é assumidamente urbana, caso contrário não figuraria por aqui.

Em destaque estão os pneus, bastante largos e “abalonados”, para superarem obstáculos urbansos, e também o motor, um Bosch Performance Line de 65 Nm. A bateria é uma Powertube também da Bosch e com 500 Wh, uma unidade que promete dotar esta Canvas Neo 2 de uma boa autonomia.

Há versões com o tubo superior aberto e fechado. Entre o equipamento citadino, nota especial para o “descanso”, para os guarda-lamas e para as luzes integradas, por exemplo.

Mais info: Cannondale Canvas Neo 2


Canyon Commuter:ON 8 LTD (3.949 €)

Um modelo assente num quadro elegante, de linhas bastante clean, e disponível com tubo superior aberto ou fechado. E há pormenores de topo como o espigão de selim em carbono Canyon VCLS 2.0 CF, que ajuda a “filtrar” as irregularidades do piso.

Esta Commuter:ON 8 LTD mostra outra particularidade diferente dos modelos apresentados até agora: o motor Fazua Ride 60, que é conhecido por ser leve, o que contribuiu também para o peso final da bicicleta, que fica pouco acima de 17 kg.

Com bateria Fazua Energy de 430 Wh e, entre o equipamento de índole urbana, encontramos elementos como uma grade de carga traseira, guarda-lamas e luzes LED, entre outros.

Mais info: Canyon Commuter:ON 8 LTD


Cube Supreme Sport Hybrid SL 625 – 3.799 €

A Cube tem elétricas de cidade muito interessantes, daí serem um verdadeiro fenómeno de vendas em Portugal. Esta Supreme Sport Hybrid SL não é exceção e mostra-se com um quadro em alumínio muito versátil, com tubo superior aberto, e acomodando um binómio motor/bateria da Bosch (85 Nm e 625 Wh).

Mas há mais elementos a destacar rapidamente: a suspensão frontal RockShox Paragon Gold Air de 50 mm, os travões Shimano Deore com discos de 180 mm e ainda um conjunto de mudanças também da Shimano, que tem 12 velocidades e mistura componentes Deore e XT.

Equipamento urbano? O normal: guarda-lamas, luzes LED, grade de carga traseira, “descanso”, proteção superior de corrente, etc…

Mais info: Cube Supreme Sport Hybrid SL 625


Decathlon Elops – 1.650 €

É a mais barata neste grupo e decidimos incluí-la porque a Decathlon tem sem dúvida uma palavra a dizer na “história” das bicicletas urbanas, mais recentemente também com oferta no segmento das elétricas. Esta versão da Elops é um bom exemplo disso e promete satisfazer as necessidades básicas de circulação na cidade.

O sistema aqui é diferente, pois o motor de 45 Nm apenas está integrado no cubo da roda traseira. Já a bateria tem 504 Wh de capacidade e outros pontos em destaque assentam na transmissão de 8 velocidades, nos travões com discos de 180 mm à frente e 160 mm atrás e nos pneus 700x38c. Tudo material Decathlon, praticamente.

Para a cidade, a bicicleta conta com “descanso”, guarda-lamas, grade de carga traseira, luzes e outros itens adequados aos ambientes mais urbanos.

Mais info: Decathlon Elops


Focus Planet² 6.9 – 3.999 €

Para variar um pouco, aqui está outro modelo que vai um pouco além do urbano e “escapa” para momentos e situações de trekking. É a Focus Planet² na versão 6.9, com sistema motorizado Bosch Performance CX (Gen. 4) de 85 NM (bateria de 625 Wh).

Quadro em alumínio, rodas de 29”, suspensão fonrtal SR Suntour Mobie E25 de 110 mm, travões Shimano, transmissão de 11 velocidades… E também os habituais itens que dão o toque cidadino e utilitário às bicicletas do género: guarda-lamas, luzes LED, grade de carta atrás, “descanso”…

Mais info: Focus Planet² 6.9


Ghost E-Square Travel U – 2.999 €

Mais outro modelo mais versátil, com guiador do tipo BTT e motorização Bosch, com bateria de 500 Wh. É a E-Square Travel U da Ghost, com forqueta rígida e quadro em alumínio, e com top tube “fechado”. Transmissão Shimano de 10 velocidades e travões com discos de 180 mm são outros pontos em destaque.

Para a cidade, há elementos que assumem importância extra, como em praticamente todos os outros modelos deste artigo, entre eles o habitual “descanso”, os guarda-lamas em metal integrados e fixos, a grade de transporte de mercadorias na traseira e também o sistema de luzes, por exemplo.

Mais info: Ghost E-Square Travel U


Giant DailyTour E+ 2 D LDS – 3.649 €

Agora uma bicicleta de “corte” claramente urbano e com muito estilo, também! Esta DailyTour E+ da Giant mostra-se bastante elegante e vem razoavelmente equipada com alguns elementos diferentes das restantes, a começar pelo motor SyncDrive Sport com “mão” da Yamaha (bateria de 625 Wh).

Quadro em alumínio, tal como todas as outras aqui, suspensão frontal SR Suntour NEX E2 de 63 mm, rodas 700c, pneus Schwalbe Energizer Plus, transmissão de 10 velocidades, travões Shimano MT200…

Não falta também o conjunto “do costume” para a urbe, com luzes LED da Axa, guarda-lamas metálicos integrados, grade traseira, “descanso” e espigão com sistema de amortecimento ligeiro.

Mais info: Giant DailyTour E+ 2 D LDS


Haibike Sduro S 9.0 MID – 3.699 €

Este modelo é muito apelativo visualmente, com detalhes muito trekking, também. A Haibike integra nesta bicicleta elementos como motor/bateria Yamaha de 500 watts e 500 Wh, suspensão frontal SR Suntour de 60 mm, travões Magura com discos de 180 mm, etc.

A transmissão é de 10 velocidades com componentes Shimano e o desviador traseiro chega mesmo a ser da gama XT, o que é sempre vantajoso. Dois pratos no pedaleiro, o que hoje é já pouco normal (36-48t).

Isto e outros pontos de atração, entre eles as luzes integradas nos guarda-lamas em metal, o útil “descanso”, os pneus Schwalbe Energizer Plus e a inevitável grade traseira, que, como em praticamente todas as bicicletas deste lote, é compatível com a instalação de alforges. Esta é uma informação que fornecemos em função do que julgamos ver pelas imagens da bicicleta, por isso recomendamos sempre que confiras a compatibilidade junto de cada marca.

Mais info: Haibike Sduro S 9.0 MID


KTM Macina Sport 630 (3.899 €)

Com quadro em alumínio, também, a estética deste modelo não “engana”. Basta olharmos para o design das escoras, por exemplo, para percebermos que é diferente. Será fácil entrar e sair da bicicleta devido ao formato aberto, sem top tube, mas também existe uma versão com ele.

O motor é o Bosch Performance CX Gen.4 de 85 Nm e a bateria tem 625 Wh e é a Powertube de Bosch “habitual” neste conjunto. Tudo comandando por um display Intuvia também da Bosch. Aliás, referimos poucas vezes o ecrã de controlo ao longo deste artigo, mas refira-se que ele está sempre presente, salvo raras exceções.

O lote de equipamento a destacar mostra ainda uma suspensão frontal Suntour de 63 mm de curso e ainda itens como o “descanso”, a grade traseira, os guarda-lamas, as luzes… No fundo, todos os acessórios que referimos em todos os modelos e que são essenciais numa bicicleta destinada a circular nas cidades de dia e de noite.

Mais info: KTM Macina Sport 630


Lapierre e-Urban 3.4 – 2.299 €

Nesta Lapierre de design bastante “estiloso” está um motor Bosch Active com bateria amovível de 400 Wh e unidade de controlo (display) Purion, além de na frente existir uma suspensão SR Suntour NEX-E25 de 63 mm, tal como noutros modelos aqui presentes, e algo que é sempre bom para transpor obstáculos na cidade.

Há mais, contudo: travões Shimano com discos de 160 mm, quadro em alumínio sem tubo superior, rodas 622x21C (nos tamanhos M e L), pneus Schwalbe Impac BigPac, transmissão de 8 velocidades…

A juntar a isso, o normal neste tipo de modelos citadinos: “descanso”, proteção de corrente superior, guarda-lamas em metal, grade de carga na parte posterior, luzes integradas nesses acessórios.

Mais info: Lapierre e-Urban 3.4


Liv Allure E+ 2 – 3.399 €

A Liv é uma marca de bicicletas exclusivamente para senhoras e tem neste modelo algo muito interessante e cuidado do ponto de vista visual e do design, com apontamentos distintos. Também aqui temos o kit de assistência elétrica que está no modelo Giant mais acima (a Liv é pertença do grupo da Giant, basicamente é a Giant, mas para senhoras…).

Falamos do propulsor elétrico SyncDrive Core de 5 Nm da Yamaha, com SensorRideControl Ergo 2, display RideDash Evo e bateria EnergyPak Smart Compact de 500Wh. Tudo assente num quadro em alumínio e num conjunto que ostenta também rodas 700c em alumínio, pneus Maxxis e um sistema de transmissão integrado no eixo da roda (cassete 38t).

Entre os elementos citadinos, por assim dizer, está em destaque a proteção superior da corrente e do prato pedaleiro, luzes, guarda-lamas, grade de carga. Enfim, o costume.

Mais info: Liv Allure E+ 2


Merida eSpresso City 300 SE EQ – 3.099 €

Interessante a decisão da Merida em ter nesta eSpresso uma bateria semi-integrada. Ou seja, a unidade de 504 Wh está anexada ao tudo do selim e pode ser removida e colocada de volta em função das necessidades de carga. Esta bateria alimenta o motor E5000 da Shimano.

Este é um design claramente a “atirar” para o clássico, um quadro em alumínio sem top tube, aberto, que facilita a entrada/saída. Outros pontos de interesse são a transmissão Shimano Altus de 8 velocidades, as rodas 700c e os pneus de 47 mm.

Quanto a itens para andar no meio urbano, o kit inclui guarda-lamas, luzes, bagageira traseira, um sistema de cadeado integrado, um “descanso” e a proteção para a parte de cima da corrente e prato pedaleiro.

Mais info: Merida eSpresso City 300 SE EQ


MMR Tempo – 2.199 €

O modelo da marca MMR que selecionámos para este grupo apresenta um preço mais baixo que a média e também um design tão diferente como atrativo, pois o formato de quadro é bastante convencional, numa estrutura em alumínio com tubos finos e elegantes.

Há outras diferenças: o tanto o motor como a bateria vêm das fábricas da Mahle, um Ebike Motion X35 de 250 w e uma unidade de energia de 250 Wh, integrada. Repare-se ainda na forqueta, que não tem suspensão, mas é de carbono (Tempo G1 Carbon Concept Lite Fork).

Isto e a transmissão equivalente ao que vemos em muitas BTTs do momento, com 12 velocidades, monoprato no pedaleiro e cassete 11-51t, além de vários periféricos da Ritchey, algo que também é interessante. Atenção: por ter um look diferente, mais racing e menos urbano, esta MMR dispensa os elementos normalmente essenciais na cidade.

Mais info: MMR Tempo


Orbea Vibe H10 EQ (3.799 €)

Também está Orbea se apresenta com duas configurações de quadro diferentes, uma com top tube aberto, bem elegante, e uma outra com tubo superior aberto, tendo esta um “toque” vintage inegável.

 

Tecnologia ICR de cabos com passagem interna e funcionamento elétricos a cargo de um motor Mahle X35 Plus (40 Mm, no cubo da roda traseira), alimentado por uma bateria de 248 Wh.

Nesta versão EQ, a Vibe H10 traz muito equipamento, entre este com periféricos a ter em atenção, cortesia da marca Brooks (o selim, os punhos…). E aqui vemos também “descanso”, grade de carga, guarda-lamas, luzes… O habitual numa boa urbana elétrica.

Mais info: Orbea Vibe H10 EQ


Scott SUB Sport eRide 10 (3.799 €)

Também está disponível com ou sem tubo superior no quadro em alumínio, está bela Scott SUB Sport eRide 10. O look é muito clássico, especialmente na versão com top tube, até porque é este que aloja a bateria de 625 Wh que alimenta o motor Bosch Performance Line CX (85 Nm).

Assim, a Scott SUB Sport eRide amplia horizontes, por assim dizer, com a suspensão frontal Suntour NEX com 63 mm de curso no topo de uma lista de componentes muito interessante tendo em conta o preço.

Além de display Intuvia para gerir a parte da assistência elétrica, podemos contar aqui com luzes LED, grade traseira para transporte de mercadorias, “descanso”, etc.

Mais info: Scott SUB Sport eRide 10


Specialized Turbo Como 4.0 (4.100 €)

A Specialized tem uma gama de bicicletas elétricas incrível tanto em quantidade como em qualidade, pelo que o difícil é sempre escolher apenas uma delas. Desta vez apontámos para esta Turbo Como 4.0, principalmente porque o seu design clássico e ao mesmo tempo elegante não deixa ninguém indiferente.

Mas há muito material a ter em conta além do quadro em alumínio com tudo integrado, pois os componentes são de topo. A começar pelo binómio motor/bateria da própria marca: a unidade Specialized 2.0 de  70 Nm e a bateria Specialized U2-710 de 710 Wh, uma das que tem mais capacidade neste lote.

Não falta nada para a cidade, da proteção da corrente e do monoprato pedaleiro às luzes LED nos guarda-lamas, por exemplo, mas outros destaques são os travões Sram Level com discos de 180 mm, a transmissão também Sram (gama NX de 11 velocidades), as rodas e pneus 650b, e especialmente o guiador Specialized Como, que se destaca por ser “cortado em v”. Original!

Mais info: Specialized Turbo Como 4.0


Superior SBT 600i L – 3.099 €

Mais um design bastante clássico no que diz respeito a bicicletas para a cidade, com quadro em alumínio “aberto” desde cima. Neste caso, esta Superior elétrica conta com material Bosch, como muitas outras nesta seleção: o motor Active Line Plus de 250 w e 50 Nm, e a bateria PowerTube de 500 Wh.

O espigão One1 em alumínio tem uma espécie de amortecimento, a transmissão é Shimano com 10 velocidades (monoprato 38t e cassete 11-34t) e à frente está uma suspensão SR Suntour NEX-DS com 50 mm de curso.

Esta sim regressa com os acessórios típicos das e-bikes elétricas citadinas. tudo a que “tem direito”: guarda-lamas, luzes, bagageira metálica na traseira, corrente e pedaleiro protegidos, “descanso”…

Mais info: Superior SBT 600i L


Trek FX+ 2 – 2.499 €

Por fim, uma das mais “estilosas” e que no fundo até aponta também ao trekking, de certa forma. Esta Trek tem 250 w no motor e 250 Wh na bateria, o que a deixa perfeitamente pronta para todo o tipo de deslocações na cidade, seja a subir, seja a descer.

Com quadro em alumínio, a bicicleta conta com sistema de transmissão com novo velocidades, um conjunto Shimano Altus com 42 dentes no pedaleiro e uma cassete 11-36t. As rodas são 700c, com pneus Bontrager (sub-marca da Trek) 40c (modelo H2 Comp).

Entre o equipamento, destaque para o kit de luzes LED integradas (e alimentadas pela bateria), para o porta-bagagens traseiro compatível com alforges, para os guarda-lamas integrados e para o “descanso”, que tanto jeito dá.

Mais info: Trek FX+ 2


Notas importantes

Cada tópico acima, relativo a cada uma das bicicletas desta seleção, está um resumo dos principais componentes e/ou dos pontos em destaque em cada modelo. Para ficares a conhecer a lista de especificações completa das bicicletas deves visitar os respetivos sites oficiais. Os links estão junto a cada uma delas.

Como estamos numa altura em que acontecem lançamentos dos modelos de bikes para 2023, refira-se que as bicicletas neste artigo são de 2022 ou de 2023, dependendo das marcas. Ainda assim, ao tentarmos encontrar algumas delas nas lojas, os modelos disponíveis em stock podem ainda ser referentes a 2022.

Avisamos também que, dada a elevada procura de bikes hoje em dia, pode ser difícil encontrar em stock alguns destes modelos no tamanho desejado. Apressa-te a contactar a tua loja caso pretendas adquirir uma delas.

As bicicletas que compõem este artigo estão dispostas por ordem alfabética. Os pesos são referimos apenas quando são indicados pelas marcas nas listas de especificações, visto que, como não se trata de um teste de grupo, não tivemos oportunidade de pesar cada bicicleta.

Este artigo foi atualizado a 28 de Outubro de 2022 para adicionar a bicicleta Beeq E800 Urban Motion Lite.


Sobre os artigos GoRide Top…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector.

Conheces algum modelo que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Diz-nos qual, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção.


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Artigo redigido por José Escotto e Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

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