Este fim de semana regressa a Taça Mundo XCO após as “jornadas” alusivas aos Jogos Olímpicos e aos Mundiais. E pode haver já campeões! A ação tem lugar desta vez nos EUA, no complexo de inverno de Mt Van Hoevenberg, em Lake Placid, e há atletas portugueses em prova.

PUB
Specialized Levo

Como é habitual este ano, as provas de elites de XCC são no sábado e depois no domingo têm lugar as corridas de XCO… Onde assistir às provas? À partida, na Eurosport, como também é usual em Portugal (e, com custo de subscrição, na plataforma Max, secção Sports)… Abaixo os horários previstos, “combinados” com os mundiais de ciclismo.

Também há vertente XCM (Open)

No XCM, Lake Placid Open apresenta um traçado de 50 quilómetros de extensão. Os ciclistas vão percorrer duas voltas de 25 km, que percorrem grande parte do traçado que os atletas de elite irão também percorrer nas provas de XCO.

PRACTICE RAW | Lake Placid UCI Cross-country World Cup

No XCO, como podemos ver nos vídeos acima, são 500 metros de zona alcatroada, 2 km de gravel, 2 kms de estrada aberta e 4 kms de single tracks. A cada volta os ciclistas completam 600 metros de desnível acumulado positivo.

Um percurso que nem ‘os da casa’ conhecem…

Para ajudar à festa, o percurso de Mt Van Hoevenberg – Lake Placid foi construído durante o verão e ficou concluído em finais de agosto. Dado o calendário preenchido dos atletas com os Jogos Olímpicos e a disputa dos mundiais, o tempo de reconhecimento e treino é muito similar entre todos…

PUB
Specialized Levo

Kris Cheney-Seymour e Allan Serrano são os responsáveis pelo traçado, sempre em colaboração com Max Van Wie e Martin Seddon, que fizeram parte da equipa técnica que desenvolveu o percurso dos Jogos Olímpicos Londres em 2012, por exemplo.

Nas senhoras Alessandra Keller ruma ao título

Na corrida pelo título feminino, Alessandra Keller (Thömus Maxon) lidera com uma vantagem de mais de 200 pontos sobre Pico Pieterse (Alpecin-Deceuninck), que se sagrou recentemente campeã do mundo de XCO.

No entanto, Pieterse não marca presença neste etapa. A ciclista decidiu “atacar” os mundiais de estrada e de gravel e, como tal, Keller tem o caminho facilitado para a geral da Taça do Mundo.

Na luta pela etapa temos ainda Haley Batten (Specialized Factory Racing), Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team) e a ciclista da casa Kate Courtney (Scott-SRAM MTB Racing Team).

PUB
KTM E-Bikes BTT

XCO masculino: Alan Hatherly em excelente forma

Nos homens a luta está mais acesa! Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) tem demonstrado a sua regularidade neste final de época e reforçou essa nota ao sagra-se campeão do mundo no início do mês…

O eterno Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team) segue imediatamente atrás na classificação, em segundo no ranking, está na luta. Mas não terá a vida facilitada… Para a etapa podemos contar ainda com Victor Koretzky (Specialized Factory Racing) e Matthias Flückiger(Thömus Maxon) para animar a corrida.

XCC: Favoritos a brilhar no Short-Track

No Short-track Victor Koretzky (Specialized Factory Racing) e Samuel Gaze (Alpecin-Deceuninck) contam com duas vitórias cada um nas seis etapas disputadas até ao momento na Taça do Mundo de XCC.

Nas senhoras é Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) a grande favorita, já que vai alinhar com a recente camisa de campeã do mundo de XCC!

Mais info:


Crédito das imagens: UCI MTC Word Series website

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Também vais gostar destes!