Ainda falta, é verdade, mas a Taça Mundo XCO 2024 tem previstas algumas surpresas para a próxima época… Uma está relacionada com as duas primeiras etapas, que, curiosamente, serão realizadas no Brasil. A primeira é no estreante circuito de Mairiporã, a norte de São Paulo.

PUB
Giant TCR 2024

Mairiporã vai acolher provas de XCC e XCO nessa primeira ronda, de 11 a 14 de abril, num traçado que conta já com algum historial de competições e que pode levar os ciclistas a acumularem desníveis de até 1.100 D+. O último evento que por lá passou foi o MTB Festival 2023, pelo que alguns nomes do pelotão partem em vantagem por terem marcado presença na prova.

Taça-do-mundo-xco-xcc-2024

O circuito está inserido no complexo da Arena iMTB e, apesar de ser o mesmo que os ciclistas encontraram no MTB Festival deste ano, irá sofrer algumas alterações. O objetivo é ter corridas mais fluidas, com mais zonas de ultrapassagem e que promovam o contacto direto entre os atletas, explicou a organização.

Taça-do-mundo-xco-xcc-2024

A quantidade de público tem crescido a olhos vistos nas provas mais recentes da Taça Mundo XCO e espera-se que Mairiporã não seja exceção, dada a proximidade a São Paulo (apenas 40 kms). E há registos de outras provas de BTT realizadas no Brasil que levaram a enchentes históricas, como por exemplo a etapa desta mesma competição realizada em Petropólis.

Taça-do-mundo-xco-xcc-2024

PUB
Orbea Genius Dealers

Sobre quem vai vencer, tudo está em aberto, naturalmente. Mas sabemos que todos querem começar a época a vencer. Nas senhoras, Puck Pieterse (Alpecin-Fenix) vai querer manter o desempenho elevado da época de 2023, sendo certamente uma atleta “marcada” pelas rivais.

Nos homens, é impossível não apontar Nino Schurter (Scott Sram MTB Racing) como favorito. Isto pelo seu incrível historial de vitórias na competição, recordista absoluto. O suíço terá certamente como objetivo vencer pela décima vez a Taça Mundo XCO.

Mais info:


Imagens: UCI MTB // Facebook Puck Pieterse

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!