A chuva da noite anterior deixou um percurso pesado e muito delicado para o grande dia da Shimano Super Cup Massi, este domingo. Todos os ciclistas estavam ansiosos e inquietos para ver como iria evoluir o tempo no dia da corrida, que acabou por ser um sucesso, reunindo mais de 15 mil espetadores em diferentes pontos do circuito de Banyoles, Espanha.

PUB
Beeq E-Bikes

Na categoria de elite feminina, a americana Haley Batten (Specialized Factory Racing) mostrou-se à vontade na lama do traçado e não deu hipóteses às rivais. Batten marcou o ritmo desde o arranque, com todas as favoritas a segui-la, embora antes do final da primeira volta tenha conseguido abrir uma pequena diferença.

A dureza do percurso pela falta de aderência foi confirmada pela campeã europeia, Loana Lecomte, que caiu duas vezes, perdendo assim qualquer possibilidade de vitória. Por sua vez, a austríaca Mitterwallner (Cannondale Mountain) tentou alcançar Batten, mas sem sucesso.

Mitterwallner conseguiu manter o segundo lugar e a bicampeã mundial Evie Richards (Trek Factory Racing) venceu o sprint para o terceiro lugar do pódio.

PUB
Equipamentos GSG

Quanto às portuguesas, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) foi a melhor, ao terminar na 17ª posição, a quase seis minutos de Haley Batten. Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foi 24ª, a pouco mais de oito minutos e Beatriz Sousa 45ª, a quase 15.

Na categoria elite masculina assistiu-se a uma prova de altíssimo nível, que não surpreendeu, pois estavam presentes 15 atletas do top 20 mundial. O sul-africano Alan Hatherly impôs um bom ritmo desde o início, tentando abrir o mais cedo possível diferenças para os rivais. Mas ninguém quis perdê-lo de vista.

O campeão francês, Titouan Carod (Team BMC), o campeão romeno, Vlad Dascalu (Trek Factory Racing XC), o campeão brasileiro, Henrique Avancini (Caloi Henrique Avancini Racing), Jordan Sarrou (Team BMC) e um sempre combativo David Valero (espanhol da BH Coloma Team), mostravam-se prontos para dificultar para o corredor da Cannondale Mountain.

PUB
Fox Podium

Uma poderosa mudança de ritmo de Valero quebrou a “união” do grupo, levando Hatherly e Carod com ele. Apesar dos diferentes ataques, ninguém conseguiu se destacar, acabando o trio por ser apanhado por Mathias Flückiger (Thömus Maxon), Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV) e Pierre de Froidmont (Orbea Factory Team).

O mais forte foi Hatherly que no último quilómetro atacou para conseguir uma pequena vantagem (seis segundos na meta), que seria decisiva, deixando os adversários a lutar pelo segundo lugar. Esse foi para o alemão Schwarzbauer, com o francês Carod a completar o pódio.

O português Roberto Ferreira terminou na 33ª posição, a quase seis minutos do vencedor.

De recordar que esta foi uma prova cujos corredores já têm na mira a qualificação para os Jogos Olímpicos.

Classificações completas:

Também vais querer ler…

Campeã do mundo vence primeira ronda da Taça de Portugal de Downhill [com vídeo]

PUB
Fox Podium

Fotografias: Zubiko Photos (Shimano Super Cup Massi)

Também vais gostar destes!