Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Entrevista GoRide | Afonso Eulálio, dorsal 1 na Figueira Champions Classic: ‘Quero tentar mexer na corrida’ 11 de Fevereiro, 2023
Partilha!Tweet O que ter em conta no dia a dia para que durem mais e estejam sempre a 100%! Está a chegar a altura do ano em que regressa a chuva e, como consequência, a lama e a sujidade relacionada, que afeta fortemente o look “limpinho” com que os teus sapatos de ciclismo se têm apresentado ao longo de todo o Verão.PUB Sim, estamos a brincar, sabemos que mesmo nesta altura mais “seca” têm andado cheios de poeira! Mas é na mesma verdade que vêm aí os meses do ano em que temos de dar mais atenção aos acessórios, em particular aos cuidados de manutenção e estima dos sapatos de andar de bike. Porque queremos que estejam sempre 1oo% operacionais, confortáveis, e que durem o mais possível, certo? Ainda para mais os modelos de BTT e gravel, cuja probabilidade de se sujarem é bem maior. Seguem-se alguns cuidados a ter durante todo o ano e toda a vida útil dos sapatos de ciclismo. 1. Cuidados básicos Guardar os sapatos num lugar fresco e seco, afastados de fontes de calor. Evitar deixar os sapatos dentro do carro, por exemplo, onde podem ficar expostos a temperaturas mais altas e/ou a humidade durante períodos mais prolongados. Isto pode fazer com que as superfícies e as palmilhas fiquem deformadas. Nunca expor os sapatos de ciclismo alíquidos ou produtos químicos agressivos e que possam danificar os materiais com que são feitos. 2. Cuidados de limpeza A limpeza é certamente um aspeto muito importante no processo de prolongar a vida útil dos sapatos de ciclismo. E, sob o nosso ponto de vista e experiência, não é preciso usar nenhum produto ou utensílio em especial.PUB Deixamos aqui alguns conselhos que resultam connosco: Lavar os sapatos sempre com água fria ou morna, para evitar que os materiais ou as cores sofram alterações. Utilizar sempre detergentes neutros e que, da mesma forma, sejam capazes de manter e respeitar os referidos materiais e cores. Não utilizar escovas ou panos mais abrasivos; em vez disso, usar sempre escovas suaves ou panos macios e que não risquem as superfícies dos sapatos. Não usar a máquina de lavar para limpar/lavar os sapatos, pois o processo pode ser demasiado agressivo e danificar/modificar os materiais. Não usar a máquina de lavar para a limpeza do calçado da bicicleta, visto que o processo pode ser demasiado agressivo e ajudar a deformar os materiais. Secar os sapatos ao ar livre e nunca expostos diretamente ao sol. Se usarmos um secador de cabelo para acelerar a secagem, o melhor é usá-lo na temperatura mais baixa possível. O calor aplicado diretamente pode estragar as partes coladas e algusn materiais sintéticos. Na secagem com um aquecedor ou radiador, colocar os sapatos a uma distância segura. 3. Cuidados com os sistemas de ajuste O calçado técnico para a bicicleta recorre a diversos sistemas e soluções para o ajuste, fecho e adaptação aos pés. E cada sistema requer um tratamento e cuidados distintos para que funcione sempre bem e tenha uma vida útil mais longa. PUB Bandas/fitas/presilhas de velcro Talvez o sistema mais popular (e mais barato…) dos sistemas de ajuste de sapatos de ciclismo. É também o mais simples de usar e manter. Duas dicas: Manter as duas faces da presilha livres de terra, poeira e lama. Soltar sempre as fitas devagar e com cuidado, para que mantenham a sua forma original durante mais tempo e com o máximo de aderência possível. Bandas/fitas dentadas ou micrométricas Mantê-las sempre bem limpas. Caso tenham muita lama, utilizar água abundantemente e numa pressão moderada e que seja suficiente para tirar a sujidade em causa. Isto antes de serem manuseadas/abertas. Colocar corretamente a parte dentada na ranhura de aperto no momento de calçar o sapato e nunca forçar o mecanismo (pode partir…). Sistemas de dial Manter sempre limpas todas as partes das rodas, por dentro e por fora. É especialmente importante não abrir ou fechar o sistema quando este está coberto de lama, pois os cabos podem levar a mesma para dentro do mecanismo das rodas. Se lavarmos ou retirarmos sempre toda a sujidade, a probabilidade das rodas prenderem é menor. Se as rodas entupirem ou encravarem, terás de as desmontar e limpar o interior na totalidade e com muito cuidado. Uma escova dos dentes serve perfeitamente para a missão. Lê as instruções antes de abrires as rodas… Se algum dos cabos se partir, terás de substituí-lo de acordo com as instruções da marca dos sapatos. Nunca forçar os mecanismos, já que estes são bastante sensíveis, regra geral. Especialmente os que são feitos de plástico, que sofrem mais desgaste à medida que o tempo vai passando. Ir vigiando o estados dos cabos, pois pode ser preciso trocá-los quando ficarem em mau estado, já que é bastante chato se algum se partir durante uma volta de bike. isto também é válido no caso dos modelos que incluem aperto à base de atacadores. Ninguém quer perder uma prova porque se parte ou cabo do sistema BOA ou um atacador, certo? 4. Cuidados com as solas Como é uma parte fundamental dos sapatos de ciclismo, também aqui existem cuidados que temos com as solas:PUB É importante escolhermos uns sapatos com uma sola específica para a vertente de ciclismo que praticamos. A ter em conta: a frequência com que temos de desmontar, a distância que percorremos nesses momentos e o tipo de terreno. Exemplo: pode não ser boa ideia escolher umas solas de carbono caso passemos a vida a desmontar em trilhos cheios de pedras! Isto no BTT, claro. Nos sapatos de ciclismo de estrada, é importante irmos vigiando os pontos de apoio, pois estes promovem a instabilidade quando tentamos caminhar com os sapatos. Se possível, devemos substituir os que estiverem em mau estado. Assim podemos evitar situações menos cómodas e em que ter contacto da sola com o chão pode ser perigoso. Nos modelos de BTT e gravel, devemos manter os pitons livres de pedras, lama e sujidade, para que possamos ter tração a caminhar e um encaixa perfeito nos pedais. E comodidade, claro. 5. Cuidados com os cleats e fixações Como constituem aquilo que nos “une” à bicicleta, todos os cuidados são poucos: Em primeiro lugar, relembramos que durante o processo inicial de bike fit devemos “tratar” do ajuste dos cleats e colocação nos pontos certos tendo em conta a nossa fisionomia de pés, pernas e joelhos. Para mais conforto, para evitar lesões e para tirar máximo proveito de cada pedalada. Devemos manter os encaixes sempre limpos e livres de oxidação, isto no caso dos modelos de BTT e gravel. Ir vigiando um eventual estado de deterioração, especialmente nos modelos de ciclismo de estrada, que são mais propícios a que as solas e outras partes de plástico se vão gastando e mudando de forma. Fotos: Arquivo GoRide.pt Bontrager Shimano Spiuk
Componentes Novo prato pedaleiro Race Face Era para ‘abusar’ na montanha! Um modelo com dentes em aço, estrutura ("aranha") em carbono e encaixe Cinch em alumínio. Pesa 83 gramas na versão 32t. Por GoRideHá 7 horas
Componentes Nova versão do espigão telescópico Fox Transfer com 240 mm Além de mais curso, o espigão telescópico Fox de maior sucesso tem agora versões de 34,9 mm e com promesse de 300 horas ... Por GoRideHá 1 dia
Acessórios Novo capacete Lazer Verde KinetiCore é feito com materiais reciclados! [com vídeos] A estrutura exterior é feita com plástico reaproveitado de antigos CDs de música! Custa 99 euros e pesa 430 gramas. Por GoRideHá 1 dia
Componentes Nova suspensão Marzocchi Super Z leva o curso aos 190 mm! Com curso de até 190 mm, diz a marca que esta é uma nova suspensão Marzocchi que pode ir ao limite até no ... Por GoRideHá 2 dias
BTT Chiara Teocchi e o 1º pódio na Taça Mundo XCO para a Orbea Factory Team Italiana foi a única contratação da equipa espanhola para este ano e os resultados não se fizeram esperar... Por GoRideHá 2 dias
Na Volta ao Algarve 2024 com a Credibom / L.A. Alumínios / Marcos Car: o vídeo e as fotos! 22 de Março, 2024
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Entrevista GoRide | Afonso Eulálio, dorsal 1 na Figueira Champions Classic: ‘Quero tentar mexer na corrida’ 11 de Fevereiro, 2023