A marca italiana acaba oficialmente de lançar o seu novo grupo de transmissão topo de gama e… sem fios. É a transmissão Campagnolo Super Record Wireless de 12 velocidades e promete “dinâmica e performance inigualáveis”, garantem.

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Acabaram-se (e confirmam-se) os rumores. O novo Super Record Wireless é mesmo um lançamento consumado da Campagnolo e, segundo a marca, assume-se como um “sistema state-of-the-art em termos de precisão, feeling e performance”.

Fiel à filosofia da marca Dream Bigger, esta nova transmissão é produzida com uma combinação de fibra de carbono, titânio e alumínio, explica o fabricante, alcançando um “equilíbrio máximo entre funcionalidade e baixo peso”.

Para extrair e melhorar todo o potencial deste novo grupo elétrico, o Super Record Wireless foi desenvolvido em colaboração com vários atletas e engenheiros da equipa World Tour AG2R Citroën Team, que foram assim responsáveis por um feedback essencial para se atingir o resultado final que hoje é apresentado pela Campagnolo.

Ainda só é possível ter este novo grupo em bicicletas completas de algumas marcas, mas a Campagnolo confirma que o sistema estará disponível em separado mais para a frente. Segundo a marca, o peso total do conjunto é de 1.520 kg e o preço virá a ser de 5.200 euros, aproximadamente.

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Estes são os componentes que constituem este novo grupo de transmissão Campagnolo Super Record Wireless de 12 velocidades:

Manetes Ergopower Control: ‘Ergonomics Redefined’

Completamente redesenhadas em termos de ergonomia, este apresenta um design que alguns adoram e outros odeiam… embora, a marca italiana comente que estes novos elementos possuam mais aderência e conforto, interligados com uma forma que confere mais controlo e eficiência na travagem.

O “racing feeling” continua bem presente com “clack” característico, garante a Campagnolo, que conta também com o sistema “one-lever-action” incorporado, facilitando as trocas de andamentos. Está também integrado uma luz Led que permite observar o estado da bateria.

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Desviadores: a cadência perfeita?

Construído em titânio e com camadas de fibra de carbono unidirecionais, o movimento pedaleiro estará disponível em 165, 170, 172,5 e 175 mm. O eixo pedaleiro integra uma proteção contra poeiras e outros detritos, ao passo que o desviador traseiro caracteriza-se pelo Quick fit produzido através da tecnologia Technopolymer. Ambos os desviadores integram baterias de forma independente. 

 

É de notar, que o sistema é full-wireless, e não um “mix” como acontece com outras marcas, por isso cada manter e cada desviador possui a sua própria bateria.

As baterias 

Começamos pelo carregamento, que a Campagnolo promete ser “rápido e cómodo”. A marca garante que cada bateria pode ser carregada até 90% em 45 minutos, indo à carga total em 60 minutos.

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A comodidade surge pelo facto de ser possível proceder ao carregamento com as baterias montadas na bicicleta, nos componentes respetivos. Mas também as podemos retirar (a fixação dá-se através de um sistema de magnético) e carregá-las fora da bicicleta.

O estado das baterias pode ser visualizado através de LEDs incorporados nas mesmas. A Campagnolo afirma que nas condições mais difíceis pode ser possível ter 750 kms de autonomia para cada bateria, valores apresentados tendo em conta o uso por parte de um ciclista Pro Tour… A marca confirma que para um ciclista amador a autonomia poderá andar à volta de 1.000 kms por carga.

As baterias são “resistentes” às lavagens de pressão, apesar de isto ser algo que a marca não aconselha, por seguirem a norma IP69K no que diz respeito à resistência à agua.

Cassete de 12x e pratos

Seguramente a parte “menos” inovadora os pedaleiros, que são totalmente em carbono, claro. No pedaleiro, os pratos podem ter as relações 50-34t, 48-32t e 45-29t. As cassetes foram redesenhadas e possuem agora novos rácios, de 10-25t, 10-27t e 10-29t.

“As mudanças de velocidade são mais suaves e o resultado da nova geometria e design da corrente, do andamento mais pesado de dez dentes na cassete e da desmultiplicação de 2×12 velocidades”, explica a Campagnolo.

 

A Campagnolo explica que os pratos mais pequenos à frente são “compensados” pela desmultiplicação nova da casstete, que assegura mais proximidade e menos saltos entre cada andamento traseiro, poupando também algum peso em comparação às cassetes mais amplas. A marca garante mesmo uma cadência mais constante na pedalada.

App para o smartphone

Estará também disponível uma app gratuita para instalação no smartphone e que permitirá, entre outros procedimentos e ajustes, controlar e aceder às informações das baterias. Servirá para fazer atualizações e afinações, bem como para acomapnhar o histórico de utilizações. Segundo a marca, a vida útil do equipamento será alongada através de atualizações constantes por via da app.

Travagem de disco

Neste novo grupo também está incluído o sistema de travagem, que se divide entre os discos e as bombas de travão, sendo que estas últimas “apresentam melhorias significativas derivadas de um novo design interno”. As bombas de travão receberam um upgrade, “melhorando o feeling e o poder de travagem, ao mesmo tempo que tornam a travagem mais modular e progressiva”, explicaram os responsáveis da marca em comunicado e na apresentação virtual do sistema.

Os discos destacam-se por um sistema de self-cooling, garantem, ou seja promovem mais arrefecimento na travagem, algo que deriva dos materiais usados na construção dos discos e das pinças. Possuem também um perfil patenteado “anti-corte”.

A Campagnolo esclarece ainda que o ligeiro oscilar que se sente quando “travamos com a bicicleta parada” é uma folga prevista para acomodar a expansão dos discos quando estes se encontram sob travagem intensa.

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Imagens: Campagnolo

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