José Poeira convocou ciclistas que vão ter ambição de alcançar bons resultados em Plouay, nos Europeus que se realizam entre segunda e sexta-feira da próxima semana. A equipa de elite de Portugal irá contar com corredores do World Tour, mas dois de equipas nacionais também foram chamados para fortalecer um sexteto que pode dar luta num percurso que não dará descanso aos atletas.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Foram 14 os ciclistas chamados pelo selecionador, com natural destaque para a elite, não fosse a Equipa Portugal contar com o trio da UAE Team Emirates – Rui Costa, Ivo e Rui Oliveira – que recentemente tão bem trabalhou nos Nacionais, em Paredes. O primeiro sagrou-se campeão nacional de fundo pela segunda vez na carreira.

Rui Costa será inevitavelmente visto como o líder, mas Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling) é mais uma excelente opção para lançar na luta por uma medalha, com Rafael Reis (Feirense) e Rafael Silva (Efapel) a fecharem a lista de convocados.

Nos restantes escalões, José Poeira chamou para os sub-23 Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport), Guilherme Mota e Pedro Miguel Lopes, ambos da Kelly-InOutBuild-UD Oliveirense. Em juniores os eleitos foram no setor feminino Beatriz Roxo (NRV-Academia de Ciclismo de Paredes) e Daniela Campos e no masculino, Fábio Fernandes (Efapel-Escola de Ovar) e João Ferreira (Academia Joaquim Agostinho-CYR-UDO).

Calendário da Equipa Portugal

As provas de elite vão ter transmissão no Eurosport. Segunda-feira é dia de contra-relógio, com todos os escalões a terem de percorrer os 25,6 quilómetros que não são completamente planos. Equipa Portugal estará representada pela júnior Daniela Campos, cuja prova decorre entre as 8:00 e as 9:20, e pelos ciclistas de elite Rafael Reis e Rui Costa, em elite, entre as 15:10 e as 16:15. Ivo Oliveira, que recentemente se sagrou campeão nacional da especialidade irá competir apenas na prova de fundo.

Na quarta-feira decorre a prova de fundo para a elite. Serão 13 voltas ao circuito de Plouay, totalizando 177,45 quilómetros e um acumulado de subida de 2535 metros. Ou seja, não sendo um percurso para os chamados trepadores puros, também não é o que mais agrada a um sprinter. Haverá muito sobe e desce para selecionar os mais fortes.

Os sub-23 disputam a prova de fundo no dia seguinte, entre 8:00 e as 11:00. Terão pela frente dez voltas ao circuito, num total de 136,6 quilómetros e 1950 metros de acumulado.

A participação nacional fecha na sexta-feira. Entre as 8:00 e as 9:45 Beatriz Roxo e Daniela Campos entrarão em ação para 68,25 quilómetros. Das 10:20 às 13:00, Fábio Fernandes e João Ferreira vão enfrentar os 109,2 quilómetros da prova de juniores masculinos.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.