O quadro (bicicleta) Aethos foi lançado (a) em outubro de 2020. A Specialized apresentou a bicicleta como concebida para o ciclista e não tanto para competição, distinguindo-a da SL7 com o objetivo de não as sobrepor no seu catálogo de oferta ao consumidor. O peso de 6 kg da Aethos está bem abaixo do regulamentado pela UCI (6,8 kg) com os componentes mais leves da gama de estrada da Specialized.

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Um corredores profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da Specialized S-Works Tarmac SL7, Kasper Asgreen confirmou que esta bicicleta é capaz de estar no limite mínimo de peso. Por isso, impõe-se a questão: por que Asgreen escolhe a Aethos, menos aerodinâmica, uma vez que a vantagem de peso se dissipa pela necessidade lastrar a bicicleta ou instalar-lhe componentes mais pesados para ter, pelo menos, 6,8 kg?

“A aerodinâmica numa bicicleta esbate-se quando se está no interior de um grupo ou pelotão, onde realmente não importa o quão rápida ou lenta é a bicicleta”, explicou Asgreen.

O vencedor do Tour de Flandres de 2021 adianta que pediu a Aethos à Specialized e justificou a sua decisão com o privilégio ao conforto em relação à aerodinâmica nas etapas de montanha, porque sabe que não vai disputar a vitória.

“Para mim, a maior diferença entre estes dois quadros é a sua agilidade e rapidez, mas, como sou um corredor grande e mais pesado, estarei sempre no grupetto nos dias de montanha, tentando apenas passar as etapas com o menor desgaste possível”, referiu.

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Specialized S Works Aethos Dura Ace Di2

“Todos nós sabemos que o asfalto francês às vezes é um pouco, digamos, rugosos e por vezes irregular. Provoca muitas vibrações, que se transmitem ao nosso corpo. O Aethos absorve essas vibrações muito melhor e é muito mais suave do que o SL7. Todas essas vibrações massacram o corpo, os músculos, a zona inferior das costas e assim por diante. Por isso chego muito menos fatigado e recupero muito melhor para a próxima etapa”.

“Além disso, estou sempre num grupo, e não exposto ao vento frontal. Não enfrento o vento, como normalmente nas clássicas ou em etapas em que luto pela vitória, onde sacrifico o conforto, porque estou ao ataque, e prefiro ter a bicicleta mais rápida. Nas jornadas de montanha do Tour, mesmo com ligeira desvantagem na aerodinâmica, compensa-me largamente o conforto do Aethos”.

De acordo com a Specialized, o quadro do Aethos pesa menos 215 g do que o Tarmac (com tamanho idêntico), por isso os mecânicos da Deceuninck-QuickStep tiveram que fazer algumas alterações nos componentes na SL7 de Asgreen para estar dentro do peso regulamentar.

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Asgreen assume que essas modificações permitiram-lhe ter mais liberdade de escolha de componentes, com que procurou atenuar o déficit aerodinâmico da Aethos. “Como o quadro é muito leve, posso colocar basicamente os periféricos que quero na bicicleta e ainda assim atingir o limite de 6,8 kg, talvez tendo até de adicionar peso”, explicou o corredor dinamarquês.

“Escolhi o conjunto guiador/avanço aerodinâmico que utilizo na minha Tarmac, apenas para adicionar um pouco de aerodinâmica, mas também principalmente, por estar familiarizado com a sua performance. Também montei o meu selim habitual Phenom Pro e as rodas [Roval] Rapide, mais aerodinâmicas do que as mais leves Aspinist [que estão montadas de série na Aethos].

“Como estou no grupeto, o esforço é muito constante. Onde as Alpinist efetivamente se destacam é nas acelerações, e na montanha ataca-se a velocidades muito baixas, as mudanças de velocidade são muito bruscas. Mas, no grupetto, limito-me a manter uma potência de 350 watts durante todas as subidas”.

Quando questionado se algum outro corredor da equipa Deceuninck QuickStep está a seguir o seu exemplo em etapas de montanha, Asgreen confirmou que todos continuam a utilizar a Tarmac SL7.

“Para este Tour, sou o único com a Aethos. Acho que é um pequeno teste. Se for positivo, vamos ver se outros companheiros da equipa também preferirão, no futuro, o quadro Aethos.”

Especificações técnicas: Specialized S-Works Aethos de Kasper Asgreen

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  • Quadro: Specialized S-Works Aethos
  • Grupo: Shimano Dura-Ace R9170 Di2
  • Travões: Shimano Dura-Ace R9170 Discos
  • Rodas: Roval Rapide CLX
  • Avanço: Pro Vibe Alloy
  • Guiador: Pro Vibe Aero
  • Medidor de potência: Shimano Dura-Ace R9100-P
  • Pedais: Shimano Dura-Ace R9100
  • Selim:     Specialized Phenom Expert (carris Ti)
  • Pneus: Specialized Cotton Turbo
  • Ciclocomputador: Wahoo Elemnt Roam
  • Grades de bidão: Tacx Deva

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