Uum estudo da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) na Região de Lisboa e Vale do Tejo mostra que mais de 50% dos alunos do 1º ciclo que participaram no rastreio prático para avaliar as suas capacidades não sabia andar de bicicleta… Há várias formas de “contrariar” este facto, mas a Polisport e a Federação Portuguesa de Ciclismo encontraram uma que pode ajudar: oferecer bicicletas de aprendizagem.

PUB
Polisport R750

Mas calma: esta campanha não é destinado ao público em geral; é sim destinada às instituições do pré-escolar, leia-se creches portuguesas, que se podem inscrever através de uma página dedicada no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Esta ação dará a possibilidade a centenas de crianças de, em contexto escolar, aprenderem a destreza necessária para saberem andar de bicicleta desde muito cedo (a partir dos dois anos), nomeadamente ao nível do equilíbrio.

Assim, 50 instituições terão a possibilidade de ter pelo menos duas bicicletas de aprendizagem na sala de aula. Neste caso, o modelo Polisport Balance Bike.

Polisport Balance Bike

Esta é uma ação que surge no âmbito das comemorações da Semana Europeia para a Mobilidade 2021, numa lógica em que o grupo Polisport acredita que, “se por um lado recorrer à bicicleta como modo de transporte está dependente de inúmeros fatores como a distância a ser percorrida, o tempo disponível para o “commuting”, bem como as infraestruturas disponíveis, o saber andar de bicicleta é ainda uma das variáveis que carece de ser amplamente trabalhada em Portugal”.

PUB
Lubrificante PEATYS

O contacto com a bicicleta desde tenra idade é um dos fatores fulcrais para desenvolver o ciclismo quer enquanto modalidade, quer enquanto um hábito recorrente dos portugueses. É nesse contexto que se pretende fomentar esta prática junto dos mais novos, ofertando estas 100 bicicletas de aprendizagem às instituições do pré-escolar de Portugal, sejam elas de âmbito público ou privado.

Adquiridas estas competências, as crianças facilmente conseguirão aprender a pedalar numa bicicleta convencional, evitando o recurso à utilização das tradicionais “rodinhas”, método por muitos ainda usado, mas que é incorreto para o processo de aprendizagem visto que contribui para aperfeiçoar o equilíbrio, referem.

As instituições do pré-escolar e as creches interessadas devem inscrever-se no site da FPC entre os dias 1 e 15 de outubro. As 50 candidaturas selecionadas receberão as bicicletas de aprendizagem durante o mês de novembro próximo.

Mais info:

PUB
Orbea

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Notícias