Já todos sabemos que a prática de exercício físico é benéfica para a nossa saúde física, mas também oe é para a nossa saúde psicológica. E, na verdade, sentimo-nos logo diferentes depois de irmos pedalar num trilho mais difícil ou até mesmo num passeio mais curto com a família, certo? Porque há muitos benefícios do ciclismo para a saúde mental.

PUB
TrekFest 2024

Aqui ficam seis, ditados um pouco pela nossa experiência ao nível da psicologia aplicada ao desporto…

As pessoas que se exercitam regularmente, cerca de 30 minutos por dia e três vezes por semana, como vários estudos relatam, têm acesso a uma série de benefícios.

E isto acontece tanto com os atletas “saudáveis” como nas pessoas que têm algum tipo de problema de saúde (física ou psicológica). Mas vejamos as referidas vantagens.

Mais auto-estima

A endorfina é também apelidada de “hormona do bem estar”, pois está provado que melhora a nossa auto estima, reduz sintomas depressivos e de ansiedade.

Quando nos exercitamos e vamos pedalar por esses trilhos fora, o nosso corpo produz mais endorfina, que, consequentemente, nos faz sentir melhor, com mais disposição e mais vontade para fazer melhor.

Daí dizer-se que a nossa auto-estima melhora com a prática de exercício físico.

PUB
Prototype

Melhoria das capacidades sociais

Quando pedalamos, muitas vezes fazemo-lo com um amigo ou mesmo em grupo, com várias pessoas. E isto, além de promover a nossa saúde e qualidade de vida, promove também as nossas capacidades sociais.

Não nos cingimos apenas ao ambiente casa-trabalho e temos outras pessoas com quem conviver e partilhar coisas que temos em comum.

Muitos estudos referem que, desde criança, o desporto em grupo é essencial para promover as capacidades sociais e para nos tornarmos adultos melhores.

Sem dúvida que, na idade adulta, isso também deve ser tido em conta, porque estamos sempre a aprender e a melhorar as nossas capacidades interativas. Concordas?

Ciclismo em grupo

PUB
Beeq

Funcionamento cognitivo

Há vários estudos que têm demonstrado que o exercício físico melhora e protege a função cerebral e, provavelmente, os indivíduos fisicamente ativos gozam de um processamento cognitivo mais rápido.

Estes estudos sugerem também que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de sofrerem problemas mentais.

O exercício físico influencia o hipocampo (responsável pela aprendizagem e memória), a hipófise e o hipotálamo, zonas que mantêm o cérebro a funcionar bem.

Mais qualidade do sono

O sono é um dos aspetos mais importantes para a nossa qualidade de vida e saúde mental. Dormir bem é essencial para que estejamos de boa saúde e, para isso, uma das coisas mais importantes é criarmos uma rotina.

E, de uma forma geral, o exercício físico, e aqui especificamente o ciclismo, ajuda a melhorar a qualidade do sono, pois reduzem os níveis de stress e aumentam o cansaço. Imprescindível para que estejamos de bom humor o dia todo!

Redução de stress e ansiedade

Quer queiramos, quer não, andamos sempre (ou quase sempre) em stress. Seja pelo trabalho, pelo trânsito que estamos a apanhar, pelas compras que ainda temos de fazer ou pela birra do filho que hoje está mais irrequieto… Toda esta rotina é desgastante e a própria sociedade já nos incute, diariamente, este stress.

Isto acontece porque a hormona do stress, o cortisol, sofre alterações. E as consequências são más, como já sabemos, não só naquele instante, como a longo prazo. O cortisol deixa-nos também mais cansados, deprimidos e com um desejo repentino de comer doces, por exemplo.

Ir pedalar quando estamos stressados é uma maneira fantástica de reduzir os níveis de cortisol e libertarmo-nos de todo o stress acumulado.

PUB
Prototype

Redução de sintomas associados à depressão ligeira e moderada

A depressão é uma doença grave que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. E é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a maior contribuinte da incapacidade para a atividade produtiva.

O tratamento tem por base a medicação e/ou o acompanhamento médico e psicológico.

No entanto, há muitos estudos que vêm dizer que há um grande alívio nos sintomas depressivos com o exercício físico e, incluindo claro, o ciclismo.

Mas se não quisermos ir tão longe basta pensarmos em quando estamos mais tristes e/ou mais desanimados.

Se pedalarmos uns minutos ou umas horas, todos os nossos problemas “voam” e sentimos uma sensação de liberdade inexplicável.

Isto tem a ver com a produção que é feita, pelo cérebro, de hormonas como a serotonina, a dopamina e a endorfina, que nos fazem ficar “mais felizes”.

Os benefícios do ciclismo para a saúde mental

Benefícios do ciclismo: do que estás à espera? 🙂

Depois da enumeração de todos estes benefícios, o melhor mesmo é pegares na tua bike e fazeres-te aos trilhos ou à estrada!

Se precisares de mais “inspiração” para andar de bicicleta, podes sempre ir até à nossa secção de vídeos

Também vais gostar destes!