Depois de um contrarrelógio inaugural da 3.ª edição d’O Gran Camiño prejudicado pelas más condições climatéricas, que serviu apenas para entregar a camisola amarela ao vencedor, o britânico Joshua Tarling (INEOS Grenadiers), uma vez que os tempos não foram averbados, a segunda etapa, sexta-feira, entre Taboada e Chantada na extensão de 151,2 km montanhosos, foi conquistada pelo principal favorito.

PUB
Beeq

Jonas Vingegaard, pois claro! O dinamarquês da Visma-Lease a Bike fez a diferença na última subida do percurso e somou a primeira vitória da temporada no segundo dia de competição, colocando-se desde já em posição privilegiada para revalidar o ‘título’ na corrida galega.

As condições meteorológicas na Galiza continuam muito difíceis, com muito frio e chuva torrencial. Os primeiros quilómetros da corrida são muito agitados. A fuga tem dificuldades em vingar e às tantas encontramos Jonas Vingegaard e Egan Bernal (INEOS Grenadiers) na frente… Finalmente, juntam-se 12 elementos que irão fazer a maior parte da etapa isolados. Atrás, no pelotão, a perseguição fica a cargo da Visma-Lease a Bike de Jonas Vingegaard. Michal Kwiatkowski (INEOS Granadeiros), vítima de uma queda, é obrigado a abandonar.

PUB
KTM

Chegamos ao final, os fugitivos são capturados um a um, apenas Alex Molenaar e Xabier Mikel Azparren resistem. A Visma-Lease a Bike assume a liderança e estilhaça o pelotão. No sopé da última dificuldade do dia, o Alto de San Pedro de Licora (5,2 km a 6,1%, a 4 km da chegada) e a dupla líder ainda tem 40″ de avanço. Então Wilco Kelderman (Visma) acelera para lançar Jonas Vingegaard para o ataque.

 

PUB
TrekFest 2024

Apenas Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA) e Egan Bernal (INEOS Grenadiers) conseguem seguir o dinamarquês, sempre na roda. E pouco depois forma-se um grupo de dez elementos, incluindo David Gaudu e Lenny Martinez (Groupama-FDJ). E a 1 km do cume, Vingegaard acelera e larga Cepeda e depois Bernal. O duplo vencedor do Tour parte para a vitória e levanta os braços nas ruas de Chantada.

Atrás, a 24 segundos, Egan Bernal conquistou o 2º lugar, à frente de Jefferson Cepeda. Cian Uijtdebroeks (Visma) e Lenny Martinez (Groupama-FDJ) chegam 20 segundos depois do duo sul-americano, com três segundos sobre Ruben Guerreiro (Movistar), na 6.ª posição, a 53’’. David Gaudu (Groupama-FDJ) e Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) perdem 56’’.

O melhor classificado das quatro equipas portuguesas em competição (Sabgal, Efapel, Tavfer e Tavira) foi Frederico Figueiredo, na 41.ª posição, a 6.30 minutos de Jonas Vingegaard.

A esmagadora maioria dos corredores das formações lusas ocuparam as últimas posições da etapa, num pelotão que está reduzido a apenas 110 elementos…


Créditos da imagem: Visma-Lease a Bike Twitter -https://twitter.com/vismaleaseabike/status/1761068330683707476/photo/1

Também vais gostar destes!