A Mondraker Raze Carbon foi atualizar para 2023, comunica a marca espanhola, referindo ainda que existe também um modelo com quadro em alumínio que, de momento, não tem alterações ao nível de componentes e outras características face ao modelo em carbono.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Nesse caso, é a fibra de carbono Stealth da Mondraker que “sustenta” o quadro, full carbono, sendo que este é um novo modelo muito equilibrado e “talvez o mais completo e versátil” de todo o catálogo deste fabricante.

Tem uma clara vocação trail, a nova Mondraker Raze Carbon 2023. Mas tem também uma forte apetência para as descidas, pelo que indica a marca, atirando a sua utilização para a pura floresta na montanha: singletracks exigentes, rock gardens em ambiente trail, drops e saltos…

A Mondraker pode estar aqui a visar um pouco de tudo no que diz respeito ao uso em BTT, pelos traços que apresenta a geometria do quadro. Além disso, o amortecimento está bem “fornecido”, com cursos de 150 mm à frente e 130 mm atrás. E isto sem esquecer a presença do sistema de suspensão total, com basculante e amortecedor “flutuantes”

O conceito de Forward Geometry da Mondraker faz com que o reach do quadro seja maior, chegando aos 475 mm no tamanho M, combinando com avanços curtos, de 30 mm, e com um ângulo de direção que anda pelos 65,5 graus, bastante “lançado”, aberto. O triângulo traseiro está mais compacto, com escoras de apenas 435 mm, em busca de mais reatividade.

PUB
Specialized Levo

São três as versões que compõem a gama Mondraker Raze Carbon para 2023, com listas de equipamento bastante compostas. Falamos, como habitual no catálogo da Mondraker, das Raze Carbon RR SL, RR e R. Todas com transmissões monprato de 12x, suspensões frontais Fox 36 (versão Factory nas versões topo de gama), travões com sistema de quatro pistãos e espigões telescópicos, entre outros elementos.

Destaque para a versão Raze Carbon RR SL, que não deixa de lado o sistema de telemetria MIND da Mondraker, que até agora parecia estar reservada para os modelos da marca mais virados para o downhill e para o enduro.

Mais info:

Lê também:

Hands-on GoRide.pt: Mondraker Dusty XR [com vídeo]

PUB
Giant TCR 2024

Dentro da fábrica da Mondraker [com imagens]

Também vais gostar destes!