Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Entrevista GoRide | Afonso Eulálio, dorsal 1 na Figueira Champions Classic: ‘Quero tentar mexer na corrida’ 11 de Fevereiro, 2023
Richard Gasperotti traz de volta os ‘elétricos’ anos 90 a andar de bicicleta… [com vídeo] 15 de Novembro, 2023
A Full Round Of Golf: todos os trilhos de Golfie num só dia? É possível… [com vídeo] 3 de Novembro, 2023
Partilha!Tweet A UCI conseguiu um novo local para os Mundiais de estrada, mas será uma edição em versão reduzida. Imola irá receber apenas a categoria de elite, entre 24 e 27 de Setembro, para decidir os campeões de 2020 em contra-relógio e na prova de fundo, em feminino e masculino. Além de salvar uma parte desta importante competição, o organismo garantiu ainda um percurso com dificuldade idêntica ao originalmente previsto para Aigle-Martigny, na Suíça.PUB As restrições em vigor devido à pandemia, forçaram o cancelamento, depois da organização ter anunciado que iria ser possível, acabando com alguns rumores que já se procurava uma alternativa. Porém, com o governo helvético a manter restrições, como o número limite de aglomerados a não poder ser superior a mil, não houve alternativa senão anular os Mundiais. Não havia um plano B, o que levou a UCI a ter de procurar uma solução num curto espaço de tempo. Itália até chegou a ser apontada como hipótese, mas os responsáveis da federação disseram que não. A saúde financeira deste organismo não é a melhor. França pareceu estar na pole-position e ainda na semana passada organizou os Europeus, que estavam previstos para Itália (em Trentino). No entanto, a situação da pandemia em Itália é neste momento melhor do que a realidade francesa e a região de Emilia-Romagna, no norte do país, mostrou disponibilidade para receber esta versão reduzida dos Mundiais. Falar-se de pole-position tem razão de ser. No centro das atenções estarão o conhecido autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. É visto como uma excelente solução para os necessários cuidados com o distanciamento. As boxes mais habituadas a motores, vão albergar as selecções. Também evita assim mais facilmente o contacto com adeptos, enquanto as restantes condições do autódromo vão poder receber comissários e jornalistas, com a segurança que estes tempos que vivemos se exige. Não é a primeira vez que Imola irá decidir um campeão do mundo. Em 1968, o italiano Vittorio Adorni e a holandesa Keetie van Oosten-Hage conquistaram os títulos de fundo naquela cidade. Para a UCI é importante conseguir colocar os Mundiais na estrada, mesmo que seja apenas para a elite. Com quase 70% do calendário cancelado em todas as vertentes, só com os Mundiais, o organismo poderá arrecadar, segundo o Cyclingnews, entre três a quatro milhões. Ainda assim abaixo dos pelo menos sete milhões que os Mundiais podem custar ao organizador em situação normal.PUB O percurso A UCI explica que apesar da corrida começar e terminar no autódromo, o percurso será bastante exigente. Na prova masculina, os ciclistas terão pela frente cinco mil de acumulado, em 259,2 quilómetros. A feminina será de 144 quilómetros, com 2750 metros de ascensão no total. O circuito será o mesmo para ambos os pelotões, com os homens a dar nove voltas e as mulheres cinco. Haverá duas difíceis subidas com pendentes que rondam os 10%, mas com máximos a atingir os 14%. Quanto ao contra-relógio, esse será maioritariamente plano. Serão 32 quilómetros, apenas com 200 metros de acumulado. Mads Pedersen (Trek-Segafredo) – na fotografia -, Rohan Dennis (Ineos Grenadiers), Annemiek van Vleuten (Mitchelton-Scott) e Chloe Dygert-Owen vão ter de lutar para manter as camisolas (e este não é percurso para Pedersen). Já os campeões de sub-23 e júniores vão ficar os equipamentos arco-íris até 2021, como acontece nas outras vertentes, em que os Mundiais foram cancelados este ano. Calendário:PUB 24 de Setembro (quinta-feira): Contra-relógio individual feminino 25 de Setembro (sexta-feira): Contra-relógio individual masculino 26 de Setembro (sábado): Corrida de fundo feminina 27 de Setembro (domingo): Corrida de fundo masculina
Ciclocrosse Taça do Mundo de ciclocrosse: Só os patos poderiam travar Iserbyt em Flamanville As esperanças de vitória de Iserbyt estiveram por cair por terra por um par de patos desordeiros que tinham voado para a pista. Por GoRideHá 11 horas
Ciclocrosse Lucinda Brand vence Taça do Mundo de Flamanville… sem concorrência Beneficiando das ausências das principais figuras do ciclocrosse feminino (Fem van Empel, Puck Pieterse, Ceylin Alvarado...), Lucinda Brand bisa na Taça do Mundo, ... Por GoRideHá 16 horas
Ciclocrosse ‘A Fem está a voar!’, afirma a grande rival Puck Pieterse 'É tão simples quanto isso. Fem Van Empel está mesmo a voar esta época', reconhece Puck Pieterse, a grande rival da campeã mundial, ... Por GoRideHá 18 horas
Ciclocrosse Joris Nieuwenhuis inalcansável no Superprestige Boom de ciclocrosse O corredor da Baloise-Trek Lions Joris Nieuwenhuis venceu isolado, à frente de do jovem Cameron Mason, que continua a sua progressão no ciclocrosse. ... Por GoRideHá 20 horas
Estrada Superprestige de Boom: Fem van Empel, quem mais?! Em Boom, a neerlandesa esteve simplesmente acima das outras, com mais uma atuação irrepreensível a garantir-lhe mais uma vitória impressionante. Por GoRideHá 22 horas
Sea Otter Europe 2023: ‘O sector do ciclismo europeu procurava um festival deste estilo.’ 8 de Julho, 2023
Entrevista GoRide | Joaquim Silva: ‘É motivador chegar a provas internacionais e conseguir andar com os melhores’ 11 de Março, 2023
Entrevista GoRide | Afonso Eulálio, dorsal 1 na Figueira Champions Classic: ‘Quero tentar mexer na corrida’ 11 de Fevereiro, 2023
Richard Gasperotti traz de volta os ‘elétricos’ anos 90 a andar de bicicleta… [com vídeo] 15 de Novembro, 2023
A Full Round Of Golf: todos os trilhos de Golfie num só dia? É possível… [com vídeo] 3 de Novembro, 2023