Os irmãos Ivo e Rui Oliveira fecharam a prova de pista na especialidade de madison dos Mundiais de Ciclismo no 10º lugar, num dia muito competitivo, cumprindo os objetivos da seleção nacional. A camisola arco-íris é entregue aos Países Baixos, com um vitória decidida na última volta ao sprint.

PUB
Cube Stereo ONE

As duzentas voltas não foram nada fáceis para a dupla lusa. Com um início muito rápido, em grande parte provocado pela equipa belga, as primeiras cinquenta voltas foram completamente “sufocantes”; no final, a média da corrida foi de 58,9 km/hora.

Contudo, os portugueses conseguem pontuar três pontos ainda nesta primeira fase da corrida. Ninguém conseguiu completar uma volta de avanço sobre o grupo principal, e a equipa belga manteve-se na frente grande parte da prova graças à sua agressividade inicial, na qual obteve bastantes primeiros lugares em sprints.

 

Para Portugal, dada a diferença de pontos, a estratégia era tentar dobrar o pelotão; e os gémeos Oliveira foram autores de um esforço que lhes valeu o primeiro lugar num dos sprints finais, embora não tenham subido ao 9º lugar devido a uma equipa italiana atenta às movimentações… A dupla portuguesa terminou com oito pontos.

PUB
KTM E-Bikes BTT

“É evidente que queremos sempre fazer melhor, mas este resultado em nada compromete o objetivo de qualificação olímpica. Era importante controlar os adversários diretos na luta pelas cinco vagas de madison para os países que não qualificarão por via da perseguição por equipas. Desses adversários diretos, só dois fizeram hoje melhor do que nós, os Países Baixos e a Espanha”, explicou o selecionador nacional, Gabriel Mendes, após a prova de Madison.

A corrida foi disputada até ao último sprint e mesmo em cima do risco de meta. A vitória sorriu a Yoeri Havik e a Jan Willem van Schip, dos Países Baixos, que totalizaram 37 pontos.

A Inglaterra, que demorou a “acordar” na corrida, alcança um bom segundo lugar (35 pontos), com Oliver Wood e Mark Stewart, e no lugar mais baixo do pódio ficou a Nova Zelândia, com Aaron Gate e Campbell Stewart, 34 pontos.

Mais info:

Lê também:

Iuri Leitão é campeão do mundo em omnium [com vídeos]

PUB
KTM E-Bikes BTT

Imagens: UCI Track // Federação Portuguesa de Ciclismo // Twitter Ivo Oliveira

Também vais gostar destes!