Foi ontem, na prova de XCC de elites masculinos nos Mundiais de BTT de Valais, na Suíça: Victor Koretzky “aperta” muito no final e consegue ultrapassar quase em cima da linha Christopher Blevins, que lançou um poderoso ataque na última volta.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Assim, Victor Koretzky revalidou o título conquistado em 2024, enquanto Alessandra Keller alcançou a sua primeira camisola arco-íris na elite.

É que a final feminina foi a primeira a realizar-se, com um ritmo intenso desde a primeira volta. Laura Stigger foi a primeira a atacar, imprimindo um ritmo alto logo no arranque.

PUB
Fox Service

Contudo, um erro na quinta volta ditou a sua queda, arrastando também Sina Frei. Ambas ficaram fora da luta pelas medalhas, o que mudou por completo o rumo da corrida.

Na frente, Alessandra Keller e Jenny Rissveds aproveitaram a situação e isolaram-se do grupo perseguidor. Keller, motivada pelo público suíço e a correr num terreno que conhece bem, lançou o ataque decisivo na subida mais longa da penúltima volta e nunca mais foi alcançada.

Terminou em solitário, com uma vantagem confortável e a emoção visível no rosto ao cortar a meta como nova campeã do mundo de XCC.

Jennifer Jackson, do Canadá, completou o pódio após um sprint final muito disputado pelo terceiro lugar.

Top 5 – Elite Feminina XCC 2025

  1. Alessandra Keller (Suíça)
  2. Jenny Rissveds (Suécia)
  3. Jennifer Jackson (Canadá)
  4. Haley Batten (EUA)
  5. Savilia Blunk (EUA)

Na corrida masculina, a tensão esteve no ar até aos metros finais. Após várias voltas marcadas por ataques de curta duração e um pelotão sempre muito compacto, foi Christopher Blevins quem lançou o ataque mais ambicioso na última volta. O norte-americano acelerou na subida e abriu alguns metros de vantagem.

Mas Victor Koretzky, experiente e tecnicamente irrepreensível, manteve a calma, fez uma descida perfeita e recuperou o tempo perdido. Já no final da zona técnica, colou-se à roda de Blevins e, na reta da meta, sprintou para a vitória, conquistando assim o seu segundo título mundial consecutivo em XCC.

O jovem alemão Henri Kiefer também brilhou com um excelente terceiro lugar, confirmando o seu crescimento no pelotão internacional.

Top 5 – Elite Masculino XCC 2025

PUB
Mondraker Arid Alloy
  1. Victor Koretzky (França)
  2. Christopher Blevins (EUA)
  3. Henri Kiefer (Alemanha)
  4. Sam Gaze (Nova Zelândia)
  5. Alan Hatherly (África do Sul)

Mais info:


Crédito das imagens: UCI MTB X.com

Também vais gostar destes!