O setor das e-bikes é rico em inovações, com marcas que se lançam neste mundo “eletrificado” com mais ou menos tradição. É o caso da Mavic, um fabricante que conhecemos pelo trabalho no segmento das todas, mas que neste caso apresenta o motor Mavic X-Tend.

PUB
Beeq

A marca tem tradição na eletrónica para bicicletas, pois no início dos anos 90 inventou uma das primeiras transmissões eletrónicas, a Mektronic; no final da mesma década (1999), melhorou este sistema e incorporou-lhe tecnologia sem fios. Este ano, a Mavic volta a deixar a sua marca ao pretender lançar um motor para e-bikes leves. Contudo, o X-Tend deverá chegar apenas daqui a um ou dois anos.

Nas imagens que ilustram este artigo, vemos que as semelhanças (estéticas) com o HPR50 da TQ são grandes. A revista Road.CC publicou em tempos um vídeo onde se deslocam à fábrica da Mavic para falar com Maxime Brunard, diretor da marca francesa, sobre uma unidade de pré-série deste motor. É de lá que extraímos a informação que consta neste artigo.

MAVIC are making an ebike motor! | First ride: Mavic X-Tend

As características do Mavic X-Tend aparentam ser bastante interessantes em comparação com a concorrência mais direta: os habituais 250 W de potência nominal (com picos de até 390 W) e binário de moderados 39 Nm, embora, tal como acontece com a potência, a Mavic afirme que este binário pode atingir 50 Nm em alguns momentos específicos.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O peso do motor é de apenas 1,2 kg, tornando-o um dos mais leves do mercado (o TQ HPR50 pesa 1,85 kg e o Fazua Ride 60 pesa 1,96 kg). O sistema completo pesa 3,2 kg, contra 3,9 kg do HPR50 e 4,1 kg do Ride 60. As dimensões são reduzidas (apenas 87 mm de diâmetro), o que significa que o X-Trend poderá passar muito despercebido nos quadros onde estará montado.

A bateria que a Mavic fornecerá com este motor é de 360 Wh, a mesma do sistema HPR 50 e ligeiramente abaixo à do Ride 60, que vai até 430 Wh. Aprofundando um pouco mais as características, o X-Tend da pré-série tem rolamentos para eixos pedaleiros de 24 mm, compatíveis com cranques Shimano (fator Q de 146 mm). Não há menção à Sram, mas perspetiva-se que a versão final terá opções para as transmissões do fabricante norte-americano.

Quanto à tecnologia aplicada neste motor, destaca-se o sistema patenteado de redução cicloidal que diminui as altas rotações geradas pelo motor de cerca de 4.000 rpm até às que são precisas para assistir a pedalada a cada momento.

O sistema faz com que as perdas de potência do motor sejam mínimas, explica a Mavic, aproveitando-a ao máximo. E outro detalhe “tecnológico” é a embraiagem de baixa fricção que desacopla totalmente do mecanismo quando não fornece potência, fazendo com que a pedalada seja totalmente natural, explicam.

PUB
Orbea Genius Dealers

Quando vimos o vídeo pela primeira vez, a Mavic procurava parceiros de investimento para continuar o projeto, pelo que vamos ficar atentos ao que se passará a seguir no caminho que será preciso cumprir até vermos o Mavic X-Tend instalado em bicicletas de série.

Mais info:

Lê também:

Nova Mondraker Neat 2024: mais um forte ‘reforço’ da categoria de e-BTT leves [com vídeo]

Imagens: Mavic (screenshots do vídeo)

Também vais gostar destes!