Iúri Leitão ficou à beira do pódio no concurso de omnium no Campeonato do Mundo de Pista em Roubaix, França, no sábado, terminando na quarta posição na corrida, batido ao sprint por Elia Viviani (Itália).

PUB
Riese & Müller Multitinker

O corredor português conseguiu, de início, o quarto lugar na prova de scratch. Na corrida tempo esteve ainda melhor e ficou na segunda posição, vencendo quatro sprints e somando ainda mais 20 pontos, após ter conseguido fazer a dobragem.

Iuri Leitão partiu para a segunda metade do programa de omnium com 72 pontos, no segundo lugar da geral, atrás de Ethan Hayter (Grã-Bretanha), que somava 80 pontos. O português começou bem a corrida de eliminação, conseguindo evitar as primeiras eliminações e resistiu até restarem apenas dez corredores em prova, terminando na oitava posição.

Leitão chegou à última prova do programa de omnium na terceira posição da geral, com 98 pontos, menos 16 que o líder Ethan Hayter. Então, somou pontos em cinco sprints, ganhando dois deles e manteve-se durante toda a corrida no terceiro lugar.

No sprint final, Elia Viviani (Itália) não deu qualquer hipótese, somando 10 pontos que retiraram o bronze a Iúri Leitão. O corredor português terminou assim no quarto lugar, com 117 pontos, naquele que foi o melhor resultado da seleção nacional, até ao momento, nestes mundiais de pista.

“O Iúri fez um concurso de omnium muito bom, no qual competiu com corredores de nível elevadíssimo, mostrando estar também ao nível dos mesmos. É claro que tem aspetos a melhorar, mas esteve na luta pelo pódio até ao último sprint”, afirmou o selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

PUB
Beeq

Ethan Hayter dominou o programa de omnium de início ao fim, rematando com uma corrida por pontos na qual tornou a não dar qualquer hipótese aos adversários. O britânico da Ineos venceu a prova com 180 pontos.

 

Também vais gostar destes!