Há uns meses tivemos a oportunidade de experimentar a linha de equipamento Spiuk All Terrain, que a marca destina à prática de trail, enduro e all mountain. As sensações foram muito positivas, pelo que agora chega a coleção Spiuk All Terrain Winter, com peças criadas a pensar num inverno rigoroso e que a Spiuk nos empresta para teste.

PUB
Apresentação Titan Desert Marrocos 2023

Falamos em concreto de dois dos elementos mais importantes nesta nova coleção All Terrain Winter: o casaco impermeável e as calças. O frio e a chuva tardaram um pouco em chegar, mas agora chegou finalmente o momento de sairem da gaveta…

Agora que o mau tempo se instalou, a utilidade deste conjunto é maior. A versatilidade de ambas as peças vai além tanto da aparência do design como dos materiais de confeção. E achamos que não são acessórios exclusivamente para a prática das disciplinas mais gravity bo BTT… Vamos explicar mais detalhadamente.

Casaco All Terrain Winter (129 euros)

O casaco é uma 100% impermeável, fabricado com um tecido de duas camadas com membrana M2V para não deixar passar uma única gota de água. Comprovamos que assim é.

PUB
LIV INTRIGUE LT

Curiosamente, no dia em que finalmente choveu e pudemos experimentar o casaco, acabou por cair um autêntico dilúvio que até nos limitou na quantidade de fotos que conseguimos captar. Nota-se uma proteção eficaz perante a chuva do equipamento de ciclismo que usarmos por baixo do casaco.

As costuras são totalmente seladas, assim como os fechos, e este é um dos “segredos” que torna este casaco da Spiuk totalmente impermeável.

Mas não se trata de uma daquelas capas de chuva que se dobra e coloca no bolso, contudo. É um casaco completo que se pode usar nos momentos em que não chove, pois também serve como um blusão ou como um casaco para os dias em que não esteja muito frio.

PUB
LIV INTRIGUE LT

É cómodo, não é excessivamente rígido e os velcros permitem um bom ajuste. É ainda possível colocar luvas por cima. Além disso, faz esquecer a “pobre” resistência a um uso intenso que as capas de chuva apresentam. O All Terrain é resistente ao contacto com ramos de árvores e outros “desafios” que surjam nos trilhos.

E um dos “extras” mais valiosos que tem é o capuz. Cobre perfeitamente o capacete, tem uma forma que se adapta bem às viseiras (também aos capacetes que não têm) e dois práticos elásticos para ajuste ao formato do capacete, para que o capuz não “voe” ao pedalarmos.

Este tipo de peças, por muito ventiladas que sejam, acabam por gerar condensação no seu interior. É inevitável, sobretudo tendo em conta o tipo de dias em que se as usa, ou seja, normalmente húmidos. No entanto, este casaco ventila muito bem, sobretudo graças a duas aberturas práticas (apertadas com fecho) sob as mangas, perto das axilas.

Tem um tamanho bastante largo (nós, em casacos, costumamos usar um tamanho M e neste caso nem nos importaríamos de experimentar um S), o que lhe permite uma mobilidade muito boa na bicicleta, não perturbando em nenhum momento.

PUB
LIV INTRIGUE LT

O casaco tem dois bolsos grandes laterais e um no peito, todos com fechos que vão permitir que se carregue objetos em segurança. E sem que fiquem molhados, claro.

Se por acaso tivermos que encontrar uma falha neste modelo, então falemos da cor que nos enviaram. Em preto, sem detalhes coloridos (pelo menos incorpora algumas partes refletoras, muito práticas quando fica escuro); achamos que é excessivamente sóbrio, ainda mais quando combinado com as calças que também experimentámos e que também são pretas.

Mais info:

Calças All Terrain Winter (84 euros)

Estas calças foram uma grande descoberta. Temos o hábito de nos vestirmos de acordo com a nossa bicicleta ou com o tipo de BTT que praticamos, certo? Assim, calças deste tipo não são normalmente usadas em voltas de XC. Mas não tem de ser dessa forma.

As calças All Terrain são um prodígio de versatilidade. São muito confortáveis, ajustam-se perfeitamente, não saem do lugar (a cintura tem barra de silicone), os tornozelos são muito justos (também com barras de silicone), sem incomodar nem prender em nenhum lado.

Já a restante calça é mais larga, o que te dá total liberdade de movimentos. E ainda permite colocar joelheiras (desde que não sejam muito volumosas). Não tem carneira, pelo que usámos por baixo uns calções de ciclismo.

O tecido é muito resistente. Infelizmente fomos ao chão, mas as calças não se ressentiram. Não são à prova de água, mas repetem a água graças ao tratamento DWR. Não sentimos frio graças ao seu bom isolamento térmico, mas as calças acabaram por ficar encharcadas após umas boas horas de chuva forte. Mas demorou bastante tempo.

Ao nível da capacidade de “arrumação”, este modelo dispõe de dois bolsos laterais, com fecho de correr. A calça é fechada com dois ganchos (tem duas posições de ajuste) e um fecho. Conta com diferentes pormenores refletores, ideais para dias de baixa visibilidade e para quando é preciso ir um pouco para o asfalto.

São ideais para qualquer momento, chuvoso ou não, e também protegem da lama ou dos salpicos das poças. Defeitos? A única coisa que não gostámos foi das nódoas serem difíceis de sair na lavagem. Já as lavámos umas quantas vezes e algumas das nódoas teimam em não sair. É preciso esfregar! Quanto ao preço parece-nos ajustado face à concorrência.

Mais info:

Galeria de fotos (clica/toca para aumentar):

Também vais querer ler…

Novo capacete Spiuk Domo 2023: elegância e leveza para qualquer tipo de ciclismo [com vídeo]

  • Fotos e vídeo: Samuel Iglesias
  • Rider em ação: José Escotto
PUB
GIANT STORMGUARD E+ 2
José Escotto
O nosso responsável pelo GoRide Espanha! Experiência na área do ciclismo (e do desporto em geral) não lhe falta e muito menos entusiasmo quando se trata de divulgar as mais recentes novidades de bicicletas e BTT.

    Também vais gostar destes!