Tivemos a sorte de sermos dos primeiros a testar vários elementos desta nova coleção de equipamento Spiuk, a All Terrain. Esta marca espanhola tem grande parte do seu catálogo destinada a praticantes de ciclismo de estrada, é um facto, mas também o BTT é contemplado com vários produtos, neste caso com opções para trail, XC, eventualmente, e até enduro e gravel, eventualmente.

PUB
Lapierre XR

Aliás, estamos a falar de material que foi colocado à disposição da equipa Spiuk Basoa Enduro Team, para que fosse possível levar todos os itens ao extremo e provar a sua vocação para o BTT mais radical.

Do nosso lado também temos experimentado a coleção All Terrain, mas num mix de produtos que a marca nos enviou: jersey “larga” de manga curta, luvas e meias, sem esquecer os sapatos Spiuk Orona, o capacete Dolmen e os calções Urban. Vamos a isso!

Jersey manga curta Spiuk All Terrain (39 euros)

Disponível em três cores, a verão que experimentámos destaca-se pela cor vermelha, ideal para alegrar o dia! É uma camisola fresca, com uma traseira de tecido ventilado que dificilmente se encharca com o suor.

Ainda assim , foi feita com o característico tecido SensordryFresh, bastante leve. Os tamanhos são largos, como ditam os cânones do gravity, permitindo liberdade de movimentos… E mesmo no tamanho S que experimentámos. Destaque para o logótipo traseiro refletor.

PUB
Catlike

Mais info: Camisola de manga curta Spiuk All Terrain

Luvas compridas Spiuk All Terrain (29 euros)

Neste caso poderás optar por quatro cores diferentes. Estas, também em vermelho, fazem boa figura, tal como o ajuste à mão. São confortáveis, embora seja preciso algum “treino” para as tirarmos e colocarmos com rapidez.

Não contam com acolchoamento, o que reforça a aderência aos punhos. Em voltas mais longas, podem causar algum desconforto por causa disso… Destaque para o acabamento do dorso cortado a laser, assim como para a pequena tira para ajudar a calçar. Com inserções de silicone na palma da mão.

Os reforços de pele sintética nas pontas dos dedos e entre o polegar e o indicador protegem a luva (e a mão) de impactos e/ou atrito. De referir ainda que o dedo indicador tem um tecido ‘touchscreen’ para que possas utilizar ecrãs táteis. Funciona.

Mais info: Luvas Spiuk All Terrain

Meias Spiuk All Terrain (9 euros)

O preço está bastante um patamar abaixo do que algumas marcas costumam pedir por meias para este segmento, parece-nos. Design longo (cano de 24 cm) e que, se não estivermos habituados, poderá incomodar nas primeiras utilizações (passa um pouco acima do gémeo). Mas esta sensação desaparece rapidamente.

O elástico superior é suficientemente firme para que não descaiam, mas sem causar incómodo. São respiráveis q.b. (tecido ErgodryFresh) e existem três cores disponíveis e três tamanhos.

Mais info: Meias Spiuk All Terrain

Calções Spiuk Urban (49 euros)

Talvez sejam o acessório menos focado no all Mountain ou enduro por conceção, mas a verdade é que estes calções se mostram bastante interessantes para um uso amador, por assim dizer. Fabrico em tecido SensordryFresh (de multifilamento), leves e resistentes, não se ressentindo na utilização em floresta mais cerrada. Também não afetam em nada a pedalada. Muito ventilados, a pensar nas épocas de mais calor.

Este formato também favorece o uso de joelheiras. O ajuste é cómodo, com dois velcros laterais e um frontal (não leva fecho). Por outro lado, no interior está uma carneira Urban Coolmax que se mostra ser suficiente para este tipo de usos.

A Spiuk refere que esta carneiras é recomendável para voltas de até duas horas, mas fomos bastante além disso e não sentimos desconforto. A nível prático, os calções têm bolsos laterais e um outro bolso central traseiro, todos com fecho e selados (impossível entrar pó ou sujidade). Estão disponíveis em duas cores e seis tamanhos. A relação qualidade-preço é, na nossa opinião, muito favorável.

Mais info: Calções Spiuk Urban

Sapatos Spiuk Orona (84 euros)

Outro acessório que não está numa posição alta da gama de BTT da marca, mas que, no entanto, nos oferecem uma performance suficiente se o nosso objetivo não for a competição. Os sapatos Orona vêm com uma tampa no encaixe para o caso de os quereres utilizar com pedais de plataforma; quando encaixados, não se movem.

Gostamos da combinação da resistência do PU na cobertura (reforçada na biqueira) com as inserções de malha do antepé (mais ventilação). O ajuste é feito através de atacadores que não nos deram (até hoje) problemas. A língua tem um mini bolso para inserir as pontas dos atacadores, até.

Ao calçá-los parecem um pouco rígidos demais, mas assim que começas a caminhar dás conta da flexibilidade (a sola é feita de borracha Eva), o que faz deles bons companheiros para a prática de trail, all mountain e até mesmo enduro.

Existem em quatro cores e com tamanhos do 37 ao 47. Atenção porque calçam um número acima do habitual, como a maior parte dos sapatos de BTT.

Mais info: Sapatos Spiuk Orona

Capacete Spiuk Dolmen (59 euros)

Este capacete tem como principal “argumento” a simplicidade, o que lhe permite ter um preço mais atrativo. Tem o que é necessário para uma boa proteção, parece-nos: construção In-Mold, design da traseira prolongado para uma boa proteção occipital, sistema de retenção traseiro HB-96 com roda de ajuste, fecho através de clip nas correias.

Além disso, o interior é bastante acolchoado (desmontável e lavável), o que ajuda no conforto. Temos usado o capacete em alturas de bastante calor e este mostrou-se bem ventilado, talvez graças à tecnologia Airflow.

Também utilizámos por vezes óculos completos/fechados de downhill para ver se se adaptavam bem à fisionomia do capacete e, na verdade, apesar de não ser esta a abordagem deste modelo, adapta-se perfeitamente. São três as cores disponíveis, como vemos no site oficial da marca, link abaixo.

Mais info:

Também vais querer ler…

Spiuk All Terrain 2022: para os desafios gravity! [com vídeo]

PUB
GoGadget.pt

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

José Escotto
O nosso responsável pelo GoRide Espanha! Experiência na área do ciclismo (e do desporto em geral) não lhe falta e muito menos entusiasmo quando se trata de divulgar as mais recentes novidades de bicicletas e BTT.

    Também vais gostar destes!

    Mais em Acessórios