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Partilha!X Uma seleção de bicicletas de gravel e trekking com características especiais para viagens de bikepacking. As “modas” mais recentes têm feito com que o gravel seja uma vertente do ciclismo em clara expansão e na qual a venda de bicicletas acontecee a bom ritmo, de acordo com alguns players do mercado português com quem falamos regularmente. E ainda bem!PUB Mas o que acontece é que alguns utilizador perseguem a “moda” em vez de escolherem bicicletas e equipamentos que melhor se adaptam aos objetivos e preferências que têm ou podem ter no ciclismo. Isto leva-nos a perguntar: o que é feito das bicicletas de trekking? Foto: Canyon Talvez tenham sido elas a ajudar a que o gravel se tenha também assumido como bicicletas muitas vezes escolhidas para viagens de bikepacking. É que as trekking foram e talvez ainda sejam aquelas bicicletas versáteis que antigamente eram usadas pelos ciclistas que faziam aquele cicloturismo a que hoje chamamos de bikepacking. E essas bicicletas, muitas vezes de montanha ou de passeio adaptadas para viajar, continuam a ser as que chamamos de trekking e que tanto sucesso têm nos países europeus onde mais se viaja na bicicleta. Foto: Ghost Nas nossas pesquisas diárias aqui no GoRide acabámos à procura de uma série de bicicletas com estas características, que são perfeitamente válidas para realizar viagens longas e com carga.PUB O que aqui temos então são uma série de pontos a favor de cada tipo de ciclismo de viagem, o gravel e o trekking, e depois uma dezena de bicicletas numa espécie de “comparação”. No catálogo de cinco marcas, umas mais conhecidas que outras, colocamos frente a frente uma gravel e uma trekking. A favor das bicicletas de gravel: São bicicletas que oferecem um comportamento bastante diferente das sensações de uma BTT, o que representa uma espécie de “desafio”. As gravel são modelos muito rápidos e que proporcionam uma descarga de adrenalina elevada. Sendo bicicletas derivadas das de estrada, o seu comportamento em asfalto é muito superior ao das trekking. O peso, e como geralmente leva menos equipamento, é menor do que o das trekking. Apresentam uma forte componente racing devido à quantidade de provas (competitivas e não competitivas) que existem pelo mundo. Por agora desvalorizam pouco, sendo bicicletas muito procuradas, o que faz com que possam ser um bom investimento. Foto: Canyon A favor das bicicletas de trekking: São bicicletas muito versáteis, com uma utilização por vezes muito semelhante às BTT; mas podem destacar-se perfeitamente noutros cenários, como o urbano, por exemplo. As trekking proporcionam um conforto superior às gravel (ainda mais em travessias mais longas), tanto pela posição do ciclista como pela suspensão frontal que na grande maioria dos casos vem de série. Muitos modelos disponíveis já vêm de série com o equipamento imprescindível para realizar grandes viagens com conforto. Desvalorizam mais que as gravel, mas na hora de comprar são mais baratas. Foto: Canyon Canyon Grizl 6 1BY | 1.549 euros Quadro: alumínio AL Forqueta: rígida e em fibra de carbono Transmissão: Sram Apex 1×12 Travões: Sram Apex Hyd Rodas: DT Swiss Gravel LN Pneus: Schwalbe G-One Bite Performance 700×45 mm Selim: Selle Italia Model X Peso: 10,54 kg Pontos de fixação no quadro: 7 Pathlite 7 | 1.039 euros PUB Quadro: Alumínio AL Forqueta: Suspensão SR Suntour NRX-E Air 75 mm Transmissão: Shimano XT 1×12 Travões: Shimano XT 2 pistões Rodas: Alexrims GX26P Pneus: Schwalbe G-One Bite Performance 700×45 mm Selim: Canyon Sport Saddle EP1249 Peso: 12,24 kg Pontos de fixação no quadro: 3 Cube Nuroad EX | 1.491 euros Quadro: Alumínio 6061 Forqueta: Rígida de fibra de carbono Transmissão: Shimano GRX 1×11 Travões: Shimano GRX Hyd Rodas: Cube GR 2.3 Disc Pneus: WTB Riddler TCS Light 700×45 mm Selim: Natural Fit Venec Peso: 9,9 kg Pontos de fixação no quadro: 6 Nature EXC Allroad | 1.499 euros Quadro: Alumínio Superlite Forqueta: SR Suntour NRX-E Air 63 mm Transmissão: Shimano XT 3×10 Travões: Shimano MT200 2 pistões Rodas: Cube EX21 Pneus: Schwalbe Land Cruiser 700×50 mm Selim: Natural Fit Sequence Peso: 15,6 kg Pontos de fixação no quadro: 3 (inclui de série porta-bagagens e guarda-lamas) Decathlon Triban GRVL 520 | 859 euros Quadro: Alumínio Forqueta: Rígida de fibra de carbono Transmissão: Shimano 105 2×11 Travões: TRP Mec/Hyd Rodas: Triban GRVL Alu Pneus: Hutchinson Touareg 700×40 mm Selim: Triban ErgoFit Peso: 10,7 kg Pontos de fixação no quadro: 5 Riverside Touring 900 | 1.199 euros Quadro: Alumínio Forqueta: Rígida de alumínio Transmissão: Shimano XT 3×10 Travões: TRP Spyre Mec Rodas: Riverside alu19 Pneus: Schwalbe Marathon 700×47 mm Selim: Brooks B17 Imperial Peso: 17,10 kg Pontos de fixação no quadro: 8 (inclui de série 2 porta-bagagens, guarda-lamas e conjunto de luzes) Ghost Asket EQ | 1.799 euros Quadro: Alumínio Forqueta: Rígida de fibra de carbono Transmissão: Shimano Sora 2×9 Travões: Shimano RS305 Hyd Rodas: WTB ST i25 Pneus: Maxxis Ravager Exo 700×40 mm Selim: Selle Royal SRX Pontos de fixação no quadro: 8 (inclui de série porta-bagagens e guarda-lamas) Square Trekking Essential | 999 euros Quadro: Alumínio Forqueta: SR Suntour NEX HLO DS 63 mm Transmissão: Shimano Altus 3×9 Travões: Shimano MT200 2 pistones Rodas: Rodi Excalibur XC19 Pneus: Schwalbe Energizer Activ Plus 700×37 mm Selim: Justek 3050 HRN Pontos de fixação no quadro: 3 (inclui de série porta-bagagens e guarda-lamas) Rose Backroad AL GRX RX 400 | 1.899 euros Quadro: Alumínio 6061 Forqueta: Rígida de fibra de carbono Transmissão: Shimano GRX400 2×10 Travões: Shimano GRX Hyd Rodas: Rose G Twentyfive Pneus: Continental Terra Trail 700×45 mm Selim: Rose Edition by Selle Italia Peso: 9,8 kg Pontos de fixação no quadro: 6 Multisport 3 | 1.799 euros PUB Quadro: Alumínio Forqueta: Rock Shox Paragon Gold RL 65 mm Transmissão: Shimano XT 3×10 Travões: Shimano XT 2 pistones Rodas: Rose R Thirty Disc 28 Pneus: Schwalbe Marathon Racer 700×38 mm Selim: Terry Fly Exera Gel Peso: 14,1 kg Pontos de fixação no quadro: 3 (inclui de série porta-bagagens, guarda-lamas e antirroubo) Artigo redigido por José Escotto e traduzido por Rafael Prazeres. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.
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