Fábio Costa esteve em destaque na prova de fundo para sub-23 do Campeonato do Mundo de Estrada, esta sexta-feira, na Flandres, atacando na fase decisiva da corrida, pedalando em fuga cerca de 40 quilómetros, para ser alcançado a oito quilómetros do fim.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Fábio Costa ‘segurou-se’ no grupo da frente e terminou na 21.ª posição, a 2 segundos do vencedor, o italiano Filippo Baroncini, que atacou na aproximação ao quilómetro final, para ter no pódio a companhia do eritreu Biniam Girmay, segundo, e do neerlandês Olav Kooij, terceiro.

Fábio Costa integrou um grupo com dez unidades que ainda entrou adiantado na última volta ao circuito final. Quando a iniciativa estava perto de ser alcançada pelo pelotão, o jovem português persistiu e pedalou em solitário, em perseguição do suíço Mauro Schmid. A persistência de Fábio Costa não foi premiada e o representante de Portugal seria absorvido a 8 quilómetros do fim.

“Foi o meu primeiro Campeonato do Mundo, uma experiência completamente diferente. O posicionamento para as partes críticas da corrida é algo em que temos bastante dificuldade. Isso impediu-nos de estar mais à frente na corrida, levando-nos a gastar muita energia, até porque houve várias situações em que os três tivemos de pôr o pé no chão. Tentei surpreender e cheguei a pensar que poderia discutir o top 5. Fui apanhado a 8 quilómetros do final, mas estou muito contente com a minha prestação. Foi uma forma muito boa de deixar o escalão de sub-23”, disse Fábio Costa depois da corrida.

Entre os demais portugueses em prova, Pedro Miguel Lopes também conseguiu chegar no primeiro pelotão, concluindo o Mundial no 33.º lugar, enquanto Miguel Salgueiro não conseguiu recolar após uma das situações em que se viu “cortado”, sendo o 91.º a cruzar a meta, a 9m43s do vencedor.

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!