O francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma) venceu a primeira etapa do Critérium du Dauphiné 2023, com partida e chegada em Chambon-sur-Lac (158 km), e veste a camisola amarela inaugural da prova.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Depois de um excelente trabalho da sua equipa – incluindo do líder Jonas Vingegaard –, Laporte, que está na formação neerlandesa para o Tour, impôs-se num pelotão reduzido com um sprint vigoroso.

O vencedor da etapa esteve indefinido até ao final, já que o resistente e corajoso belga Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), que andou fugido todo o dia, só foi apanhado nos últimos metros e acabou por conquistar o 3.º lugar num último esforço, apenas superado por Christophe Laporte e Matteo Trentin (UAE Emirates), segundo classificado.

Ao beneficiar das bonificações, Laporte lidera com quatro segundos de vantagem sobre Trentin e seis sobre Herregodts, após a primeira das oito etapas da prova. A 10 segundos e na 24.ª posição segue o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

O português Nelson Oliveira (Movistar) terminou a etapa no 60.º posto, a 22 segundos do vencedor, ocupando o mesmo posto na classificação geral, mas a 32 segundos, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) gastou mais 9.36 minutos e terminou no 102.º posto, seguindo na mesma posição, a 9.46.

Amanhã, 2ª feira, o pelotão da 75.ª edição do Critérium du Dauphiné enfrenta 167,3 quilómetros, entre Brassac-les-Mines e La Chaise-Dieu, uma etapa com quatro contagens para o prémio de montanha, duas de terceira categoria e outras tantas de quarta.

Classificações:

Lê também:

Critérium du Dauphiné: o que esperar desta edição de 2023?

Imagens: Critérium du Dauphiné Twitter

PUB
Specialized Levo

Também vais gostar destes!