E se fosse possível vermos a força rotacional real que metemos em cada pedalada no ecrã do GPS ou do smartphone? Já acontece: o mais recente firmware Force Vector da Shimano permite apurar precisamente esse indicador medindo a cadência e a força da pedalada através da rotação completa do pedaleiro.

PUB
Giant TCR 2024

Depois podemos ver estes dados em tempo real na app E-Tube da Shimano instalada no smartphone ou num dispositivo Garmin Edge com a app IQ da Shimano.

Estes dados de força são registados em 12 pontos ao longo da rotação do pedaleiro (ou seja, a cada 30º), tanto no cranque esquerdo como no direito, transmitindo cada rotação do pedal. Segundo a Shimano, registam-se aproximadamente 10.000 medições de força por minuto na unidade principal, dependendo da cadência aplicada.

São mostradas as forças de rotação (para a frente em azul e para trás em vermelho), sendo também possível ver que partes do percurso exigiram mais potência e como ocorreu aquele momento de maior aplicação de potência. Além disso, o Shimano Connect Lab mostra que parte do percurso é que se fez em pé ou sentado e quantas mudanças de velocidade (tanto no desviador frontal, como no traseiro) foram feitas durante o percurso.

E a interpretação de toda esta informação do vetor de força (num treino, por exemplo) permite identificar o que é ineficaz na rotação dos pedais: isto permitirá otimizar o trabalho de treino e aumentar o rendimento na pedalada. Um trabalho mais virado para os profissionais, é certo, mas disponível também para quem for entusiasta e desejar aperfeiçoar estes elementos.

PUB
KTM

Todos os dados podem ainda ser analisados depois da volta (não apenas em tempo real com o sistema Force Vector), isto com a ajuda do Shimano Connect Lab através da ligação ao Garmin Connect, da app Wahoo Elemnt ou da app E-Tube Ride.

Mais info:

Também vais gostar destes!