Na 4ª etapa desta 106ª edição da Volta à Itália, Aurélien Paret-Peintre (AG2R Citroen Team), venceu com um forte sprint final sobre o seu companheiro de fuga. Aurélien pedalava aos comandos de uma BMC Teammachine SLR Mpc, uma “masterpiece”, como a própria marca suíça descreve a bicicleta.

PUB
Cube Stereo ONE

“O exemplo do que se consegue atingir quando não se olham aos meios, mas sim ao resultado final”. A BMC introduz assim a Teammachine SLR Mpc, que contempla uma produção sustentada em processos inovadores de construção e em novas tecnologias.

BMC Teammachine SLR Mpc - The perfect race bike?

Processo ‘acelerado’?

A base do desenvolvimento está na Accelerated Composites Evolution Technology + (ACE+), processo responsável por gerar milhares de protótipos virtuais, sempre com o objetivo de atingir os melhores valores de rigidez, peso, conforto e aerodinâmica, explica o fabricante helvético. É aqui que se inicia o percurso para criar uma Teammachine SLR Mpc vencedora…

Aerodinâmica

A aerodinâmica é um fator muito importante na concepção de uma bicicleta ao nível do World Tour. A SLR Mpc conta também com o sistema Integrated Cockpit System (ICS), neste caso totalmente em carbono, que diz a marca ser dos mais leves do mercado, com ótimos níveis de rigidez, passagem de cabos interna e suporte (para GPS) integrado.

PUB
Prototype

E nem as grades de bidons escapam… O chamado Aerocore Design consiste em dois porta bidons exclusivamente desenvolvidos para se integrarem de forma quase imperceptível no quadro da BMC Teammachine SLR Mpc. Produzidos em carbono, a sua integração permite uma redução significativa da resistência ao vento, diz a marca.

Ainda no campo aerodinâmico, o espigão de selim conta com a tecnologia D-Shape da BMC, como seria de esperar. Com um design minimalista, que confere um peso mais baixo, mantém níveis de aerodinâmica muito bons e de conforto para o ciclista, garantem.

PUB
Cube Stereo ONE

Conforto e rigidez?

A marca anuncia a Teammachine SLR Mpc como a edição mais confortável da bicicleta, muito graças à evolução da tecnologia Tuned Compliance Concept Race. Um ajuste das camadas das fibras de carbono, principalmente nas zonas verticais do quadro e na zona que acolhe o espigão de selim, de forma a melhorar o controlo, tração e a reduzir a fadiga muscular, asseguram.

O eixo pedaleiro sofre também atualizações que permitem obter mais rigidez e maior transferência de potência, segundo informações oficiais da BMC.

A forqueta foi também alvo de intervenções, enquanto o quadro está pensado para acomodar apenas grupos de transmissão eletrónicos.

O quadro (no tamanho 54) pesa 731 gramas, a forqueta 308 gramas e o espigão de selim 140 gramas. Isto com o acabamento na gama Masterpiece. Otimizada para pneus de 25 mm, mas é possível ir até aos 30 mm. A travagem conta com discos de 160 mm (frente) e 140/160 (atrás), flat mount.

BMC Teammachine SLR Mpc Build.
PUB
Nova Trek Supercaliber

Mais info:

Lê também:

5 coisas que estamos a adorar na BMC Roadmachine 01 AMP X ONE 2023 [com vídeo]

Imagens: Site oficial BMC

Também vais gostar destes!