Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Partilha!X As novas Specialized Epic assinalam o maior lançamento do ano da marca no segmento das bikes de suspensão total para BTT, vertente XC. E percebe-se porquê: a plataforma de suspensão Brain sofreu melhorias e ajuda a que esta seja um dos modelos de sempre da Specialized nesta categoria. Vamos conhecer mais pormenores.PUB Estamos a falar de uma bicicleta assumidamente de XC, de suspensão total. “A mais rápida que existe”, pelo que indica a marca. E de uma gama que se divide em dois grupos, com quatro modelos Epic 2021 e outros quatro modelos Epic Evo 2021. Specialized Epic A nova Epic está focada na competição. E inclui um amortecedor Brain completamente renovado: diz a marca que se trata de uma plataforma mais firme, uma ação mais flexível nos terrenos mais acidentados e uma transição mais suave entre modos. É o “Brain mais robusto de sempre”. Entre as Epic e também entre as Epic Pro, os amortecedores com a tecnologia Brain são complementados com suspensões frontais Rockshox SID nos modelos mais acima nas gamas ou com outras unidades da mesma marca (ou com Fox Float), dependendo do modelo.PUB As listas de especificações varia bastante entre todos os modelos da gama Specialized Epic, que custam entre 4.299 e 11.599 euros. The Completely Redesigned EpicWatch this video on YouTube Epic Evo Passa-se o mesmo com os modelos Epic Evo, com preços entre os 4.499 e os 11.599 euros. Trazem “a velocidade da Epic, suspensão afinada, maior curso e geometria de trail aprimorada”. E também uma geometria mais longa, baixa e relaxada, sendo que o ângulo do tubo de direção apresenta 66,5 graus e capacidade de ajustar o flip-chip. The New Epic EVOWatch this video on YouTubePUB A importância do Brain A tecnologia Brain, na suspensão e amortecedor da Epic, sabe as diferenças entre a força da pedalada e a força de um impacto, ajustando a suspensão firme em terrenos suaves, e muda automaticamente para ativa no instante em que as coisas ficam mais complicadas, aumentando o controlo e a velocidade, diz a Specialized. Já o quadro destas novas Specialized Epic são “o culminar de duas décadas de aperfeiçoamento, mais leves e rígidos do que nunca”. O chassis S-Works Epic em carbono FACT 12m retira mais de 100 gramas face ao seu antecessor, usando uma biela em carbono e apresenta um aumento de 15% na rigidez do triângulo traseiro. Apontando ao desempenho máximo em XC, a geometria progressiva dos quadros inspira-se na estrutura das bikes de trail, “combinando um manuseio preciso com uma capacidade aprimorada em terrenos técnicos”. A Specialized relaxou o tubo de direção para 67,5 graus, com um offset da suspensão que foi pioneiro em 2018, aumentou o alcance, especificou os avanços e escoras inferiores mais curtos e baixou o eixo pedaleiro em 9 mm. No caso da Evo, a marca troca o Brain em favor de um amortecedor métrico com ajuste Rx. Uma biela construída propositadamente produz um rácio de alavancagem de 2.8:1 e melhora o desempenho do amortecedor traseiro com os seus 110 mm de curso. A suspensão dianteira e os seus 120 mm com válvula personalizada e ajuste Rx completam a Evo com uma suspensão equilibrada e inteligente, refere a Specialized em comunicado. A Epic tem 100 mm de cursos nas suspensões frontal e traseira, ao passo que a Epic Evo apresenta 120 mm à frente e 110 mm atrás. Enquanto isso, em termos de pesos, há modelos entre as Epic Evo que andam pelos 13,6 kg. Em compensação, a versão S-Works da Epic chega aos 9,3 kg no tamanho L. Nada mal!PUB Todas as informações e especificações sobre os oito modelos da gama Specialized Epic e Epic Evo em: www.specialized.com/pt/pt
| Destaque 5 dicas para sobreviver ao Mountain Quest… Estivemos na recente edição de 2025! Fomos ao Mountain Quest 2025 completar os difíceis (mas bonitos!) 200 km de percurso. Aqui stá o que mais nos marcou... Há 14 horas
| Destaque Nova Trek Checkpoint ALR Gen 3: gravel com ADN versátil e… acessível? É a atualização da gravel mais acessível da marca, uma Trek Checkpoint 'revolucionada' e mais barata que a sua 'irmã' de carbono. Há 20 horas
Bikes Nova Mondraker Level: para o e-enduro mais ‘agressivo’! A Mondraker Level é a nova elétrica de enduro da marca espanhola, com motor Bosch CX Gen5 e bateria amovível de 800 Wh. Há 5 dias
Bikes Propain Sresh SL 2026: nova elétrica para enduro e trail! Eis que os principais 'argumentos' desta nova Propain Sresh SL são o sistema elétrico TQ-HPR60 e o peso, que na versão mais leve ... Há 5 dias
Bikes A nova BMC Teammachine SLR 01 2026 é ‘mais do que uma trepadora’! São quatro as versões da nova topo de gama BMC Teammachine, a mais icónica bicicleta de estrada do catálogo desta marca suíça... Há 7 dias
Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024