A Santa Cruz Tallboy 2023 é uma bicicleta que, olhando para as características principais, casa na perfeição com a categoria downcountry. Mas, como sabemos, os californianos gostam de fazer as coisas de forma diferente… Por isso resolverem dizer que este é um modelo para os downhiller do XC!

PUB
Specialized Levo

E em parte têm razão, pois a Tallboy deriva em várias característica da Blur, a bicicleta que está a fazer coisas muito boas na Taça do Mundo de XCO nas mãos dos atletas da equipa Santa Cruz FSA XC Team. É que a Tallboy tem um identidade própria, não se limite a receber um aumento de curso de suspensão e já está…

Mostra laivos de trail, tal como o amortecimento apresenta cursos interessantes tendo em conta gama (130/120 mm) e a geometria não disfarça a vocação para descer: ângulo de direção entre 65,7 e 65,5 graus, ajustável via flip-chip, e uma relação front-center bastante ampla (766 mm).

No entanto, o triãngulo traseiro é bastante compacto, com escoras que vão dos 430 aos 44 mm, isto dependendo dos tamanhos dos quadros e da posição de outro flip-chip. E isto promete dar à Tallboy deste ano uma reatividade muito própria de uma XC.

PUB
Orbea Genius Dealers

As medidas das escoras variam em função dos tamanhos do quadro, que são seis; a isto a marca chama de Proportional Geometry, conceito já avistado noutros modelos da Santa Cruz. Ou seja, as medidas e a geometria adapta-se, de certa forma, às dimensões do quadro. E vice-versa

Mas não é só, visto que também as camadas de carbono e a sua disposição acaba por variar também em função das dimensões do quadro. Isto faz com que cada bicicleta esteja cada vez mais adequada ao seu utilizador.

E, como até já é habitual, o quadro surge com duas construções distintas: as Carbon C e a CC, esta última mais exclusiva. Mais leve, mais rígida e, naturalmente, mais cara.

PUB
Beeq

Nesta nova edição há ainda outro ponto em destaque, apesar de já o conhecermos de outros modelos da marca: a incorporação do compartimento de armazenamento Glovebox, intregrado o quadro, no tubo diagonal. Para levar o que é preciso dentro do tubo, bem por baixo da grade de bidão.

Tirando isso, refira-se que o design mantêm-se face à geração anterior, com um sistema basculante flutuante que se alia ao conhecido sistema VPP, com o amortecedor atravessar o tubo do selim no seu sector mais próximo do pedaleiro. Diz a marca que o centro de gravidade da bicicleta fica assim mais baixo, mais estável.

A nova Santa Cruz Tallboy 2023 está disponível em seis versões diferentes. São quatro com quadro Carbon C e duas com quadro CC. As listas de material nestas diferentes versões andam entre transmissões mecãnicas e eletrónicas, sempre com 12x, e suspensões com o selo tanto da RockShox como da Fox.

Mais há muito mais para conferir, basta visitares o site oficial da marca ou contactares diretamente a Bicimax, o representante da Santa Cruz no nosso país.

PUB
Nova Mondraker Dune

Distribuidor em Portugal:

Site oficial:

Também vais gostar destes!