É certamente a imagem mais forte do primeiro dia dos Campeonatos Europeus de Estrada de 2023: Stefan Kung, com o rosto ensanguentado e o capacete despedaçado após ter retomado o contrarrelógio após queda contra as barreiras metálicas que delimitavam a estrada.

PUB
Orbea Genius Dealers

O suíço, que pedalava a alta velocidade na tentativa de conquistar mais uma medalha continental para o seu palmarés na disciplina em que é especialista, não viu os obstáculos por estar com a cabeça baixa para otimizar a aerodinâmica e caiu aparatosamente.

Após o incidente, o corredor voltou à bicicleta e completou a competição, mas exames médicos realizados numa unidade hospital em Emmen diagnosticaram-lhe diversas fraturas que implicam a antecipação do final da temporada para o ciclista da Groupama-FDJ.

A Federação Suíça de Ciclismo revelou, no seu site, de Stefan Kung sofreu uma concussão, uma fratura no osso molar (maçã do rosto) e fraturas numa das mãos. “O estado clínico de Kung é bom considerando as circunstâncias e cirurgia imediata não será necessária. Após o atleta regressar à Suíça serão fornecidos mais esclarecimentos”, pode ler-se na referida nota.

PUB
KTM

Na manhã desta quinta-feira, a equipa francesa Groupama-FDJ fez uma atualização mais precisa sobre o estado de saúde do seu corredor. “Stefan Küng sofre uma concussão sem complicações, uma fratura no osso molar e uma fratura na mão que não exigiu cirurgia imediata. O ciclista permaneceu sob vigilância no hospital, mas poderá voltar para casa hoje [quinta-feira]. Infelizmente, a sua temporada competitiva acabou. Dadas as circunstâncias, o próprio Stefan [Kung] gostaria de salientar a todos os seus fãs e amigos que se encontra bem”, declara a formação de Marc Madiot nas redes sociais.

Lê também:

Nelson Oliveira sexto no Europeu de contrarrelógio

PUB
Prototype

Imagens: Europeu de Estrada Twitter

Também vais gostar destes!