Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
A biografia de José Poeira, o selecionador que trabalhou com João Almeida e muitos outros 3 de Julho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Partilha!X Um novo sistema automático e eletrónico que está agarrado ao eixo da roda e permite ajuste em tempo real através de um comando no guiador. Todos os pormenores. A equipa DSM confirmou que os seus ciclistas utilizarão os sistemas integrados e adaptativos de gestão de pressão dos pneus na Paris-Roubaix deste ano, o que lhes permitirá ajustar a pressão através de comandos instalados no guiador da bicicleta.PUB Isto porque, na manhã da passada 2ªfeira, a UCI autorizou oficialmente essa tecnologia. Foi ainda no rescaldo da prova de XCO UCI de Petrópolis que, em comunicado de imprensa, o organismo confirmou que um produto/dispositivo específico, o Scope Atmoz, será permitido nas corridas de estrada. A empresa holandesa Scope desenvolveu a tecnologia em colaboração com a equipa DSM com o objetivo de permitir aos ciclistas regularem a pressão dos pneus durante o movimento da bicicleta e em tempo real, sendo que tal envolve mesmo o encher e o esvaziar do pneu com uma simples ação num comando instalado no guiador. E isto em pneus tubeless. O sistema utiliza um depósito de ar alojado no cubo/eixo da roda, depósito este que está ligado a válvulas mecânicas e a um pequeno tubo que estabelece relação com a jante e com o pneu. O referido comando no guiador permite assim ajustar eletronicamente a pressão dos pneus, bem como monitorizá-la com o ciclocomputador. Autorizado em função do artigo 1.3.004 dos regulamentos da UCI, “o sistema de gestão da pressão dos pneus é controlado por botões no guiador e utiliza válvulas mecânicas para regular o fluxo de ar entre o depósito de ar e o pneu tubeless”. É isto que se pode ler no comunicado da UCI. “O sistema não altera a integridade estrutural da roda e não pode incluir partes móveis ou compressores”, acrescenta o documento.PUB É provável que este sistema acrescente algum peso à roda. Contudo, pode gerar ganhos substanciais ao reduzir a resistência da rodagem num evento como a Paris-Roubaix, que tem pisos mistos e de diferentes exigências. Nesta corrida existem muitas partes com pavimento em mau estado, sendo que, nesses troços, os ciclistas poderão baixa a pressão dos pneus. Há um ano, a ciclista Lizzie Deignan venceu a (versão Femmes) da corrida com apenas 33 psi de pressão nos pneus… Ou seja, se assim acontecer e depois o ciclista puder voltar a aumentar a pressão para rodar nas secções de asfalto normal, então aí sim se notarão ganhos a ter em conta. “Pode haver ganhos de até 30 watts na resistência à rodagem”, está explicado na página Web do sistema Scope. De acordo com a regra UCI 1.3.006, para ser utilizado em provas profissionais, este sistema deve estar disponível comercialmente também para os ciclistas “recreativos”. E a Scope está a vender online a roda Scope Atmoz a um preço de 3.304 euros… No ano passado foi colocado à venda um sistema similar, o Gravaá, destinado às vertentes gravel e BTT, sendo que também a White Crow lançou em 2015 uma solução do género, apesar de ser mecânica e não eletrónica.PUB Mais info: www.scopecycling.com Fotos: Ilario Biondi (BettiniPhoto) // Bas Czerwinski (Getty Images) // Scope Cycling
| Destaque Volta a França ’25 – Tadej Pogacar: ‘Quase rebentei na rampa final…’ "Nos últimos três quilómetros, respirei fundo e reduzi a potência porque sabia que a última rampa seria muito difícil, e queria chegar lá ... Há 5 horas
| Destaque Volta a França ’25 – 13º etapa: Tadej Pogacar é também ‘rei’ na cronoescalada! [com vídeos] Na cronoescalada da 13ª etapa, Tadej Pogacar dá 36 segundos a Vingegaard! Vingegaard 'dobra' Remco Evenepoel em cima da chegada! E Roglic e ... Há 8 horas
Estrada Volta a França ’25 – Florian Lipowitz: ‘Tive carta branca de Roglic’ "Agarrei a minha oportunidade e segurei-a até ao final. Penso que podemos estar muito satisfeitos", declarou o alemão, terceiro no Hautacam a 13 ... Há 14 horas
Estrada Volta a França ’25 – Evenepoel: ‘Algumas equipas… precisam de mudar a mentalidade’ "Lutei a pensar no pódio de Paris. Afinal, a diferença para o Tadej [Pogacar] é muito grande, mas para os outros nem tanto... ... Há 16 horas
Estrada Volta a França ’25 – Matteo Jorgenson: ‘Não tenho desculpas…’ "Ainda não dissemos a última palavra: vamos atacar outra vez! Mesmo que hoje tenhamos visto claramente que Pogacar estava à frente dos outros", ... Há 1 dia
Teste GoRide: ciclocomputador Bryton Rider S810, ecrã maior e 50 horas de autonomia! 12 de Junho, 2025
A biografia de José Poeira, o selecionador que trabalhou com João Almeida e muitos outros 3 de Julho, 2025
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024