Tadej Pogacar (UAE Emirates) voltou a dar espetáculo, desta vez a descer! O esloveno venceu isolado a Três Vales Varesinos – e isto apenas dois dias depois de conquistar o título de campeão europeu. Uma verdadeira máquina, que cumpriu a promessa feita em 2024 de marcar presença na clássica italiana.

PUB
Beeq E-Bikes

Mesmo com um calendário super preenchido nesta reta final da época, o campeão do mundo não falhou com os organizadores e apareceu à partida da 104.ª edição, depois de a corrida ter sido cancelada no ano passado por causa do mau tempo.

Como já é seu hábito nas provas de um dia, Pogacar atacou cedo — a 22 km da meta! — e deixou toda a gente para trás, mas… em descida. Nem assim, os perseguidores conseguiram alcançá-lo. O esloveno cruzou a meta isolado, depois de percorrer os 200,3 km entre Busto Arsizio e Varese.

O jovem dinamarquês Albert Withen Philipsen (Lidl-Trek), de apenas 19 anos e já vencedor do Paris-Roubaix sub-23, foi o melhor dos “mortais”, terminando 45 segundos atrás, o mesmo tempo do francês Julian Alaphilippe (Tudor).

Para “Pogi”, esta foi a 19.ª vitória do ano e a 107.ª da carreira! E não é só isso — venceu três corridas em apenas 10 dias, depois dos Mundiais em Kigali e dos Europeus em Ardèche.

A UAE Emirates vive uma época de sonho, já com 91 vitórias — e Pogacar ainda promete mais, já este sábado, na Volta à Lombardia, o último grande Monumento da temporada.

Recorde-se que o esloveno já conquistou outros dois Monumentos este ano, a Volta a Flandres e a Liège-Bastogne-Liège. Se vencer na Lombardia, iguala as cinco vitórias de Fausto Coppi… mas de forma consecutiva!

PUB
Fox Service

Entre os portugueses, Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious) esteve bem colocado no ataque de Pogacar, mas acabou em 52.º, a 3m36s, enquanto Rui Costa (EF Education-EasyPost) foi o melhor luso, terminando em 27.º, a 45 segundos do vencedor.

Crédito da imagem: UAE Emirates/X – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1975574723242435045/photo/1

Também vais gostar destes!