Foi ontem, na prova de XCC de elites masculinos nos Mundiais de BTT de Valais, na Suíça: Victor Koretzky “aperta” muito no final e consegue ultrapassar quase em cima da linha Christopher Blevins, que lançou um poderoso ataque na última volta.

PUB
Titan Almeria 2025

Assim, Victor Koretzky revalidou o título conquistado em 2024, enquanto Alessandra Keller alcançou a sua primeira camisola arco-íris na elite.

É que a final feminina foi a primeira a realizar-se, com um ritmo intenso desde a primeira volta. Laura Stigger foi a primeira a atacar, imprimindo um ritmo alto logo no arranque.

PUB
Mondraker Arid Alloy

Contudo, um erro na quinta volta ditou a sua queda, arrastando também Sina Frei. Ambas ficaram fora da luta pelas medalhas, o que mudou por completo o rumo da corrida.

Na frente, Alessandra Keller e Jenny Rissveds aproveitaram a situação e isolaram-se do grupo perseguidor. Keller, motivada pelo público suíço e a correr num terreno que conhece bem, lançou o ataque decisivo na subida mais longa da penúltima volta e nunca mais foi alcançada.

Terminou em solitário, com uma vantagem confortável e a emoção visível no rosto ao cortar a meta como nova campeã do mundo de XCC.

Jennifer Jackson, do Canadá, completou o pódio após um sprint final muito disputado pelo terceiro lugar.

Top 5 – Elite Feminina XCC 2025

  1. Alessandra Keller (Suíça)
  2. Jenny Rissveds (Suécia)
  3. Jennifer Jackson (Canadá)
  4. Haley Batten (EUA)
  5. Savilia Blunk (EUA)

Na corrida masculina, a tensão esteve no ar até aos metros finais. Após várias voltas marcadas por ataques de curta duração e um pelotão sempre muito compacto, foi Christopher Blevins quem lançou o ataque mais ambicioso na última volta. O norte-americano acelerou na subida e abriu alguns metros de vantagem.

Mas Victor Koretzky, experiente e tecnicamente irrepreensível, manteve a calma, fez uma descida perfeita e recuperou o tempo perdido. Já no final da zona técnica, colou-se à roda de Blevins e, na reta da meta, sprintou para a vitória, conquistando assim o seu segundo título mundial consecutivo em XCC.

O jovem alemão Henri Kiefer também brilhou com um excelente terceiro lugar, confirmando o seu crescimento no pelotão internacional.

Top 5 – Elite Masculino XCC 2025

PUB
Nova Trek Top Fuel e Top Fuel+
  1. Victor Koretzky (França)
  2. Christopher Blevins (EUA)
  3. Henri Kiefer (Alemanha)
  4. Sam Gaze (Nova Zelândia)
  5. Alan Hatherly (África do Sul)

Mais info:


Crédito das imagens: UCI MTB X.com

Também vais gostar destes!